#COVIDNaReal




A #covid19 não é uma gripezinha.

É a doença causada pelo novo coronavírus. No Brasil, tem se espalhado com a maior taxa de contágio do mundo, segundo estudo da Imperial College de Londres publicado nesta segunda-feira (26/4).

A covid-19 pode gerar uma síndrome respiratória aguda (SARS) paralisando o sistema respiratório. Nesses casos, a pessoa contaminada precisa ser conectada a aparelhos artificiais que ventilem seus pulmões e permitam que siga respirando. Boa parte dos pacientes precisam ser induzidos ao coma para serem ligados a esses respiradores.

Com isso, as ocupações dos leitos de UTI têm crescido rapidamente a cada dia. A Grande São Paulo já possui 85,1% dos leitos em uso, enquanto no estado a taxa é de 68,7%. Boa parte das cidades do litoral paulistano estão atingindo sua capacidade máxima de atendimento, sendo que muitas sequer contam com leitos de internação intensiva. Os dados são da Secretaria Estadual de SP, relativos ao final do dia de ontem (29/4).

O coronavírus se espalha facilmente, não tem tratamento ou vacina certificados e se dissemina em escala global.

Faça o isolamento social e sempre que puder #FiqueEmCasa. Siga as recomendações da Organização Mundial da Saúde e de outras instituições científicas, como o uso da máscara (inclusive em crianças), o distanciamento de pessoas, a higienização contínua das mãos entre outras medidas.

Proteja a sua vida e a de todos.

Acesse o site do #CRPSP na pandemia: www.coronavirus.crpsp.org.br

#COVIDNaReal #Psicologia

#PraTodosVerem Card com fundo vermelho resume em letras em cor branca o texto trazido na legenda. Apresenta elementos ilustrativos desenhados em cor branca, como a representação de um vírus, do sistema respiratório, de uma ambulância e de um respirador artificial. Na margem superior direita está o logotipo do CRP SP e à esquerda, o do mote da gestão: A Psicologia é para todo mundo. E se faz com Direito Humanos!, aplicados sobre fundo amarelo claro. Abaixo deles está a hashtag COVIDNaReal e o título FiqueEmCasa. No rodapé está o site especial do CRP SP na pandemia.