#COVIDNaReal




O isolamento social é fundamental para a contenção da #COVID19.

Para muitas mulheres, no entanto, essa medida implica o aumento dos casos de violência doméstica por estarem confinadas com agressores e, ao mesmo tempo, por estarem distantes de contatos externos e de redes afetivas e de cuidado.

Por todo o mundo, há registros de que a violência contra as mulheres aumentou neste momento de isolamento. No Brasil, na primeira semana da pandemia, o ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) teve crescimento de 18% nas denúncias.

Ainda, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública informou que somente no estado de São Paulo o feminicídio aumentou 46,2% em relação a 2019; e os atendimentos referentes à violência doméstica pelo 190 subiram 44,9% (de 6.775 em março de 2019 para 9.817 em março de 2020).

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reafirma seu compromisso no enfrentamento à violência contra a mulher e destaca a importância do atendimento psicológico às vítimas de violência.

Fique atenta!

Durante o isolamento, os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência permanecem disponíveis:

- A Defensoria Pública do Estado de São Paulo está realizando atendimento à distância pelo WhatsApp (011) 9 4220 9995 e/ou ligação gratuita para 0800 773 4340.

- As Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM) e as Delegacias de Polícia estão funcionando com distanciamento físico durante os atendimentos, como medida de proteção para funcionários e público.

- Os Centros de Referência da Mulher, Casas Abrigo e de Passagem e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) seguem ativos.

- O Boletim de Ocorrência pode ser feito online.

- As notificações de medidas protetivas à agressores estão sendo realizadas por email, telefone e Whatsapp.

Acompanhe o site do #CRPSP na pandemia: www.coronavirus.crpsp.org.br

#COVIDNaReal #FiqueEmCasa #Psicologia

#PraTodosVerem

Card traz, na metade inferior, um resumo da legenda escrito em cor branca e aplicado sobre fundo vermelho. A parte superior apresenta escrito “#COVIDNaReal” e “Violência contra a mulher”, com imagem de fundo em vermelho mais claro, com um homem e uma mulher discutindo. No cabeçalho superior direito está o logotipo do CRP SP e à esquerda, o do mote da gestão: “A Psicologia é para todo mundo. E se faz com Direito Humanos!”, inseridos sobre fundo amarelo claro. No rodapé está o site especial do CRP SP na pandemia.