#COVIDNaReal #AutocuidadoNaCovid




Infelizmente, os índices de suicídio têm aumentado em nossa sociedade, especialmente entre os mais jovens e negros (dados do Ministério da Saúde de 2016).

As razões que levam ao suicídio são múltiplas, porém o que sabemos é que ele acontece em razão da experiência subjetiva de um sofrimento agudo. O isolamento social e outras implicações da #covid19 podem intensificar a experiência de sofrimento. É importante procurar ajuda antes que a situação se torne insuportável.

Caso você saiba de alguém que esteja nessa condição de sofrimento intenso, que diga que pensa em se matar e/ou que já tenha tentado, ou mesmo se você está, saiba que existe uma Rede de Atenção Psicossocial na sua cidade disponível para ajudar com o cuidado com a saúde mental.

Não existe problema algum em pedir ajuda, especialmente quando estamos falando de algo tão valioso quanto uma vida.

Consulte o mapa dos serviços disponíveis na cidade São Paulo: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

Ouça mais sobre o assunto nas LIVEs do CRP SP:

"O que a Psicologia tem a contribuir com este momento de emergência e calamidade pública?" https://www.youtube.com/watch?v=qGnKxKd1nvI&t=6s

"Os danos psicológicos do covid 19 e a atuação da Psicologia"

https://www.youtube.com/watch?v=8CY39Hjsfy0&t=85s

Acompanhe o site do #CRPSP na pandemia: www.coronavirus.crpsp.org.br

#COVIDNaReal #AutocuidadoNaCovid#FiqueEmCasa #Psicologia

#PraTodosVerem

Card com fundo lilás traz escrito o resumo da legenda em cor branca. Na metade superior do card, se vê a ilustração em lilás mais claro de uma menina que parece sofrer. No cabeçalho superior direito está o logotipo do CRP SP e à esquerda, o do mote da gestão: “A Psicologia é para todo mundo. E se faz com Direito Humanos!”, inseridos sobre fundo amarelo claro. No rodapé está o site especial do CRP SP na pandemia.