#COVIDNaReal #AutocuidadoNaCovid




O luto é um processo afetivo associado à perda de alguém querido. Não é patológico, nem deve ser tratado medicamente, a priori, embora possa envolver uma imensa tristeza.

O luto não possui tempo determinado, pois se trata de uma experiência subjetiva. Pode durar meses ou anos, podendo ser superado após algum tempo. É um processo que deve ser um respeitado, sendo até mesmo prejudicial perturbá-lo.

Em tempos de #covid19, muitas pessoas experimentarão as angústias do luto, processo que poderá ser agravado pela impossibilidade de enterrar seus entes queridos e despedir-se adequadamente devido aos protocolos de saúde pública.

Caso seja desejável, recomenda-se que se realize o ritual funerário ou outro rito de passagem, assim que possível, pois auxilia no processo de enlutamento.

Saiba mais nas LIVEs do CRP SP:

"O que a Psicologia tem a contribuir com este momento de emergência e calamidade pública?" https://www.youtube.com/watch?v=qGnKxKd1nvI&t=6s

"Os danos psicológicos do covid 19 e a atuação da Psicologia"

https://www.youtube.com/watch?v=8CY39Hjsfy0&t=85s

Acompanhe o site do #CRPSP na pandemia: www.coronavirus.crpsp.org.br

#COVIDNaReal #AutocuidadoNaCovid#FiqueEmCasa #Psicologia

#PraTodosVerem

Card com fundo roxo traz o resumo da legenda escrito em cor branca e em lilás claro e a imagem de um laço preto que simboliza o enlutamento. No cabeçalho superior direito está o logotipo do CRP SP e à esquerda, o do mote da gestão: “A Psicologia é para todo mundo. E se faz com Direito Humanos!”, inseridos sobre fundo amarelo claro. No rodapé está o site especial do CRP SP na pandemia.