#COVIDNaReal




As crianças também sofrem os impactos da pandemia.

Aos adultos e responsáveis por elas, recomendamos:

- Esteja acessível ao diálogo: Permita que a criança fale abertamente sobre o momento atual, assim será possível entender o quanto ela sabe e o quanto você poderá ajudá-la.

- Diga a verdade: Procure sempre responder a todas as dúvidas das crianças, compreendendo a sua idade e capacidade de interpretação.

- Não há nada de errado em não saber todas as respostas: Caso seja indagado de algo que você não saiba, não há problema em dizer que não tem a resposta. Você pode, inclusive, aproveitar este momento para se aproximar da criança e buscarem juntos uma resposta.

- Crie uma rotina diária: Organize uma agenda sua e paras as crianças com atividades planejadas e tempo livre. Faça um quadro com os horários escolares e exercícios físicos. Convide-as para essa construção. Esta organização pode contribuir para que se sintam mais seguras. Caso a sua realidade, tanto estrutural como emocional, não permita tal organização, faça o que for possível para que, minimamente, seja garantida a promoção de saúde mental de todos. Ao final de cada dia, se possível, separe um tempo para conversarem sobre o dia que passou.

- Torne a higienização divertida: Procure deixar esse momento o mais lúdico possível, seja com músicas, jogos, brincadeiras. Elogie as crianças por estarem se comprometendo a lavarem as mãos regularmente. Lembre-se de que os adultos são modelos de comportamento para as crianças: mantenha a higiene e trate as pessoas com afeto e compaixão.

- Seja empático com as crianças: Elas podem estar confusas ou com medo. Proporcione espaços de escuta para compartilharem como estão se sentindo e evidencie que você está ali para acolhê-las.

- Heróis e Heroínas: Conte ao seu filho/a que a #covid19 não escolhe gênero, raça nem situação econômica e que, neste momento, devemos ser empáticos com quem está doente e com quem está cuidando dessas pessoas. Pesquise histórias de quem trabalha na linha de frente do combate à pandemia e compartilhe com as crianças.

Acompanhe o site do #CRPSP especial na pandemia: www.coronavirus.crpsp.org.br

#COVIDNaReal #FiqueEmCasa #Psicologia

#PraTodosVerem

Card traz o resumo da legenda escrito em cor branca. Ao fundo, em diferentes tonalidades de vermelho, vê-se a imagem de uma criança brincando com fantoches. No cabeçalho superior direito está o logotipo do CRP SP e à esquerda, o do mote da gestão: “A Psicologia é para todo mundo. E se faz com Direito Humanos!”, inseridos sobre fundo amarelo claro. No rodapé está o site especial do CRP SP na pandemia.