Vídeos



Mesa Redonda sobre Educação Inclusiva e Medidas Socioeducativas


Publicado em: 19 de março de 2014

Evento transmitido ao vivo via CRP WEB TV.

Data: 29/09/2012

A legislação nacional e internacional relativa à educação tem defendido a inclusão de todos e todas no ensino regular, a fim de garantir uma educação cidadã e a convivência com a diversidade. Muito se tem avançado na efetivação dessas práticas e na busca de uma educação de qualidade, porém, pesquisas e dados estatísticos divulgados recentemente ainda apontam o fracasso escolar, a medicalização e a patologização da educação e da sociedade como desafios a serem enfrentados.

Questões relativas à inclusão de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, por exemplo, são questões que trazem à tona o tamanho dos desafios a serem enfrentados e evidenciam as dificuldades que nosso sistema público tem demonstrado para acolher e efetivamente garantir o direito à educação de todos e todas.

Nesse sentido, propomos esta mesa que pretende contribuir para a reflexão, a discussão e a busca de soluções para esses desafios e a construção de alternativas inclusivas e mais eficazes a toda nossa sociedade.

Coordenação:
Alacir Villa Valle Cruces - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.

Palestrantes:
Roberto da Silva - Professor livre docente da Faculdade de Educação da USP, da qual é o representante no Conselho Curador da Fundação CASA. Foi conselheiro municipal da criança e do adolescente em Santos e possui livros, artigos e pesquisas sobre o tema. Na FEUSP leciona a disciplina Teoria e Prática do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Marili Foltran - Psicóloga, especialista na área social e clínica. Trabalha há 30 anos com adolescentes em conflito com a lei no Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas, COMEC. Atualmente é coordenadora do referido centro, responsável pela execução das medidas socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade na cidade de Campinas. Formada em gestão de ONG pela Extecamp - Unicamp.