Vídeos



O exame criminológico e os pressupostos éticos na atuação das psicólogas(os) no sistema prisional


Publicado em: 1 de julho de 2015

A Psicologia, enquanto ciência e profissão quer reafirmar outras possibilidades de intervenção no campo penal, que possam trazer contribuições mais efetivas no processo de retomada da vida em liberdade, principalmente no que diz respeito à redução de sofrimento emocional advindo da peculiar convivência e condição desgastante oferecida na esfera prisional, na garantia do acesso da população carcerária às políticas públicas, na assistência aos apenados, egressos e seus familiares, na retomada de laços sociais e na construção de redes extramuros que lhes dêem apoio, suporte e acompanhamento psicossocial. Isso significa problematizar as demandas apresentadas à categoria, requalificando nossa contribuição no contexto prisional. Convidamos as(os) psicólogas(os) que atuam no sistema prisional para dialogar conosco a respeito de suas práticas, visando produzir mais um espaço qualificado de orientação e de discussão sobre a ética profissional. 

Adriana Eiko Matsumoto - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06 

Mesa-Redonda "O exame criminológico e os pressupostos éticos na atuação das psicólogas(os) no sistema prisional" 

Mauricio Stegemann Dieter - Professor Doutor de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Largo de São Francisco. Pós-Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Doutor pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de pesquisa doutoral na Hamburg Universität (2012). Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2008). Pesquisador do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Strafrecht. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005). 

Bruno Shimizu - Presidente do Grupo de Trabalho do Sistema Prisional do IBCCRIM, Mestre e Doutor em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Direito, com habilitação em Direito Penal e Criminologia, pela Universidade de São Paulo. Defensor Público do Estado de São Paulo. Coordenador Auxiliar do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 

Cristina Rauter - Professora titular de Psicologia Social e Institucional. Professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Criminalização, Universidade Federal Fluminense.