Notícias


08 de outubro - O dia da Psicologia Latino-Americana


Publicado em: 8 de outubro de 2019

No ano de 2006 a União Latino-Americana de Entidades de Psicologia/ULAPSI, reunida em Assembleia, elegeu 08 de outubro como o Dia da Psicologia Latino-Americana. Desde aqueles tempos a data se caracterizou como um momento tanto de convite à reflexividade acerca dos contextos político, econômico, ambiental e sociocultural das nossas sociedades quando de chamamento à ação das pessoas que são profissionais, pesquisadoras e estudantes da Psicologia, as quais os nossos povos necessitam e demandam.

Neste 2019 encontramos inúmeros governos latino-americanos, com notoriedade para o caso do Brasil, que estão dedicados ao arruinamento de todas as maneiras de convivência norteadas pelo apreço à socialidade ética e que, simultaneamentem têm promovido a retirada de direitos sociais e cívicos da população, eliminado leis dedicadas à defesa da classe trabalhadora e reduzido drasticamente os investimentos em áreas fundamentais como a saúde, a ciência, assistência social e a educação.

É nesta penosa e fatigante quadra histórica que a ULAPSI e as pessoas que a integram são solicitadas à lide contra o enganoso, o ilegítimo, o perverso, o cruento, o malévolo, o aviltante e o desumano. Novamente, e como fizeram anteriormente nossos Marcus Vinicius Matraga, Silvia Lane e Martin Baró, é preciso entrajar os nossos mais elevados propósitos de fortalecimento de uma Psicologia engajada e situada socialmente, comprometida com as lutas populares e com o fim de toda a exploração e opressão. É, sem dúvida, uma Psicologia que demanda esforços dedicados à transmutação social na perspectiva da superação das mazelas históricas e contemporâneas observadas nas sociedades latino-americanas.


Termos relevantes
psicologia Latino-Americana