Notícias


CRP SP divulga nota da ABRASCO sobre financiamento da APS


Publicado em: 28 de novembro de 2019

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) divulga nota da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e demais entidades do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira ao Ministro da Saúde alertando sobre os riscos de financiamento da atenção primária em saúde. 

As entidades signatárias no documento expressam suas preocupações no que diz respeito às discussões que vêm ocorrendo entre o Ministério da Saúde, os estados e os municípios, quanto à proposta de mudança na forma de financiamento da atenção primária em saúde.

Sendo a atenção primária em saúde a matriz central do SUS, qualquer alteração no seu financiamento, em especial quando pode ameaçar sua sustentabilidade, causa preocupação e deve ter ampla discussão social no sentido da diretriz constitucional da participação da comunidade (inciso III, artigo 198 CF) – dentro do espírito de grandeza e consenso que deve orientar os defensores do SUS e da seguridade social.

Para conferir a carta, acesse aqui.

O CRP SP ressalta a importância das políticas sociais na garantia de direitos e posicionando-se de forma contrária aos retrocessos e ao desmonte do SUS. O caderno do CREPOP “Referências Técnica para atuação de psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde”, aborda sobre a atuação e importância das/os profissionais psicólogas/os na atenção básica em saúde. Para conferir, clique aqui.


Termos relevantes
nota de apoio ABRASCO SUS