Notícias


CRP SP celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos com evento sobre o SUS e cuidado em liberdade


Publicado em: 11 de dezembro de 2019

Na última terça-feira (10), o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) realizou o evento pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos: Em defesa do SUS e do cuidado em liberdade, e reuniu psicólogas/os de São Paulo e outros estados.

Com o dia recheado de discussões relevantes, a parte da manhã foi aberta pela presidenta do Conselho, Beatriz Borges Brambilla, que brincou: "Fizemos uma programação um tanto quanto audaciosa, mais de 12 horas, quase uma virada da saúde, uma rave da saúde, porque também é preciso produzir saúde com cultura, com arte".

Fernanda Magano, Presidente do SinPsi-SP (Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo), que participou da abertura do evento, reforçou a importância da data e relembrou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que consagrou todos os dias 10 de dezembro para debater e comemorar o assunto.

Maria da Glória Calado, Conselheira do CRP SP, mediou a mesa seguinte e afirmou que falar da defesa dos Direitos Humanos é falar da defesa ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A parte da manhã foi encerrada com a formação de um círculo com as/os presentes, que falaram uma palavra que, para cada um, representava aquele encontro. "Luta, acolhimento, afeto e resistência" foram alguns dos sentimentos expressados.

O evento retornou após uma pausa e a artista Luna das Cortes apresentou um monólogo sobre traumas. Em seguida, a roda de conversas "Por que dizer que a Atenção Básica está em disputa?" debateu outros assuntos importantes à categoria.

Além das/os profissionais de São Paulo que participaram presencialmente do evento, psicólogas/os da Bahia e Paraíba também estiveram presentes. O encontro também foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube e pela página do Facebook do CRP SP. É possível assistir a transmissão da primeira parte aqui e da segunda parte aqui.