Notícias


Debates urgentes on-line, em tempos de coronavírus


Publicado em: 25 de março de 2020

Estamos vivendo um momento sem precedentes na História. E a Psicologia está implicada e envolvida diretamente nisso porque atua no campo da saúde, da saúde mental.

Estamos atentas/os a todos os contextos de trabalho das/os psicólogas/os.

Neste contexto em que surgem muitas dúvidas sobre o exercício da profissão, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo busca a aproximação da categoria através de uma série de discussões on-line nas quais que busca elucidar dúvidas e olhar para as mais diversas áreas onde a Psicologia atua.

É uma oportunidade de discutir o nosso fazer e pensar em alternativas para atuar nessa que se configura como uma situação de Emergências e Desastres.

 

Acesse os vídeos e acompanhe as discussões:

22/03/2020 - Debate sobre Os danos psicológicos do covid 19 e a atuação da Psicologia
Neste debate urgente, a Conselheira Presidente do CRP SP, Beatriz Brambilla, e as psicólogas Lauren Mariana Mennocchi e Ana Bock, debateram sobre a atuação das psicólogas e dos psicólogos diante do Covid19 e os danos psicológicos.

24/03/2020 - Debate sobre Psicoterapia em tempos de isolamento
Neste debate urgente, a Conselheira do CRP SP, Clarisse Pereira, debateu sobre a psicoterapia em tempos de isolamento com a psicóloga Suely Castaldi e o psicólogo Emiliano David.

25/03/2020 - Formação, Estágio e EAD
Neste debate urgente, o Conselheiro Tesoureiro do CRP SP, Rodrigo Toledo, com a participação das psicólogas Ellen Ramos e Iraní de Oliveira, debateu sobre o tema "Formação, Estágio e EAD" diante do contexto de pandemia.

03/04/2020 - O coronavírus e a atuação da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Neste debate urgente, a Conselheira Vice-presidente do CRP SP, Ivani Oliveira, com a participação da psicóloga Mariana Prioli e do psicólogo Felipe Ferreira Pinto, discutiu a atuação da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no contexto de pandemia.

05/04/2020 - O debate da Necropolítica em Tempos de Pandemia
Neste debate urgente, a Conselheira do CRP SP, Ione Xavier - com a participação da psicóloga Carolina Duarte e dos psicólogos Leandro Fonseca e Marcio Farias - debateu o conceito de necropolítica, cunhado em 2003 pelo filósofo camaronês Achille Mbembe, e o contexto da pandemia do Coronavírus.

26/04/2020 - Debate Racismo e saúde mental: o que a pandemia revela?
Neste debate, a Conselheira Vice-presidente do CRP SP, Ivani Oliveira, com as participações da psicóloga Jesus Moura e do psicólogo Marcos Amaral, discutiu sobre racismo e saúde mental no contexto da pandemia.

28/04/2020 - O Impacto Psicossocial do Coronavírus nas Periferias
Neste debate, as/os convidadas/os do Núcleo de Psicologia e Movimentos Sociais da Subsede Metropolitana do CRP SP, Ana Claúdia da Silva; Solange Struwka; Sulamita Jesus da Assunção; Bruno Simões Gonçalves e Carlos Eduardo Mendes, discutiram o sofrimento em comunidades periféricas diante da grave crise humanitária no contexto da pandemia

01/05/2020 - 1º de maio: A Psicologia em defesa dos direitos. Por trabalho decente e saúde de todas/os trabalhadoras/es
Descrição: Neste debate, a Conselheira do CRP SP, Mônica Marques dos Santos, com as participações das psicólogas Cinthia Cristina da Rosa Vilas Boas e Marcia Hespanhol Bernardo, discutiu sobre o papel da Psocologia na defesa dos direitos, principalmente do trabalho, no contexto da pandemia.

03/05/2020 - O que a Psicologia tem a contribuir com este momento de emergência e calamidade pública?
Neste debate, a Conselheira do CRP SP, Annie Louise Saboya Prado, com as participações da psicóloga Mary Jane Paris Spink e do psicólogo Gustavo Martineli Massola, discutiu sobre o papel da Psocologia neste momento de emergência e calamidade pública, no contexto da pandemia.

06/05/2020 - A Psicologia no SUS e no SUAS na articulação das ações em emergências e desastres
Neste debate, a Conselheira Presidente do CRP SP, Beatriz Borges Brambilla, com as participações da psicóloga Maria Fabiana Damásio Passos e do psicólogo Joari Aparecido Soares de Carvalho, discutiu sobre a atuação da Psicologia nas políticas públicas, do SUS e SUAS na perspectiva de ações em emergências e desastres.

07/05/2020 - Pacto Pela Vida: Psicologia na marcha pela ciência
PARTE 01 / PARTE 02

A live "Psicologia na marcha pela ciência", com a participação das principais entidades de Psicologia do país, trouxe reflexões e posicionamentos acerca da atuação da Psicologia e das Ciências Humanas neste momento em que a pandemia do coronavírus impõe a defesa de todas as ciências.

12/05/2020 - Educação e convivência em tempos de quarentena: vamos conversar a respeito?
Neste debate, a colaboradora do CRP SP, Valéria Campinas Braunstein, conversou com as psicólogas Beatriz de Paula Souza e Natacha Costa sobre a interface da Psicologia com a Educação em tempos de pandemia.

15/05/2020 - Psicologia e Arte: reconhecimento do sujeito asilado e práticas antimanicomiais
Neste debate, a Conselheira do CRP SP, Gabriela Alvim, conversou com as psicólogas Barbara Bella Urban, Cilene Chagas Cavalcante e Hebe de Camargo Bernardo sobre a interdisciplinaridade entre Psicologia e Arte enquanto mediadores do reconhecimento do sujeito asilado.

17/05/2020 - Combate a LGBTfobia em tempos de pandemia
Neste debate, a colaboradora do CRP SP, Juliana Cristina Bessa, conversou com Nicolle Mahier, Fernanda Gomes de Almeida e Fernando Silva Teixeira Filho sobre o combate a LGBTfobia em tempos de pandemia e o papel da psicologia neste processo.

20/05/2020 - Faça Bonito: desafios no enfrentamento ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em tempos de pandemia
Neste debate, a Conselheira do CRP SP, Emanoela P. Toledo, conversou com Elânia Lima e Sandra Eloiza Paulino, sobre os 20 anos do combate ao abuso sexual e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, valorizando as conquistas e desafios, além de apontar obstáculos e consequências deste enfrentamento durante a pandemia.

21/05/2020 - Impactos da Pandemia sob a perspectiva da Psicologia Organizacional e do Trabalho
Neste debate, o Conselheiro do CRP SP, Eduardo de Menezes Pedroso, conversou com Odair Furtado e Marina Greghi Sticca sobre os impactos da pandemia e sua influência no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

24/05/2020 - Enfrentamento da transfobia e os desafios para os tempos de isolamento social
Neste debate, a Conselheira do CRP SP, Júlia Pereira, conversou com Daniel Coelho Silva Brandão, Jaqueline Gomes de Jesus, Julia Pires e Céu Silva Cavalcanti sobre o combate a transfobia em tempos de pandemia e o papel da psicologia neste processo.

25/05/2020 - A Psicologia do Trânsito salva vidas: Não ao PL3267
Neste debate, a colaboradora do CRP SP, Cristiane Carneiro Homem de Mello, conversou com Julyver Modesto de Araujo, Ivani Teixeira Mendes, Juliana de Barros Guimarães e Daniele Alcântara sobre as possíveis alterações no relatório do PL 3267/19 que afeta o trabalho dos Psicólogos de Trânsito no Brasil.

28/05/2020 - Manicômio Nunca Mais: O que as inspeções dos hospitais psiquiátricos nos contam?
Neste debate, a Conselheira do CRP SP, Annie Louise Saboya Prado, conversou com Lucio Costa e Daniela Skromov de Albuquerque sobre a Luta Antimanicomial, os rumos da saúde mental e os direitos de suas/seus usuárias/os.

07/06/2020 - Crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional durante a pandemia
Neste debate, a Conselheira do CRP SP, Luciane de Almeida Jabur, conversou com Dayse Cesar Franco Bernardi e Queli Pedrosa sobre a situação de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, a luta por direitos e o contexto da pandemia.

10/06/2020 - Convivência familiar no contexto pós-separação conjugal: garantias, direitos e violações
Neste debate, a psicóloga Marina Cilli Berti, conversou com Anna Carolina Lanas Soares Cabral, Nálida Coelho Monte e Edna Fernandes da Rocha, sobre o aumento do fenômeno da judicialização dos conflitos interpessoais, de questões sociais, éticas e políticas e os dilemas das psicólogas/os que atuam em interface com a Justiça.

14/06/2020 - Racismo estrutural e violência nos territórios no contexto da pandemia
Neste debate, a Conselheira vice-presidenta do CRP SP, Ivani Francisco de Oliveira, conversou com Damazio Gomes da Silva, Dennis de Oliveira e Marisa Feffermann, sobre a pandemia e a evidente profunda desigualdade social no contexto brasileiro, o que afeta, de distintas formas, os setores da população e incide de forma mais drástica nas pessoas mais pobres, resultando em milhares de mortes.

18/06/2020 - Saúde sexual e prazer na comunidade LGBTQIA+
Neste debate, a Conselheira do CRP SP, Sulamita Assunção, conversou com Larissa Darc, Fe Maidel e Remom Matheus Bortolozzi, sobre saúde sexual, afetividade e prazer nos relacionamentos e na experiência da comunidade LGBTQIA+.

21/06/2020 - Ações dos movimentos sociais nas periferias durante a pandemia
Neste debate, a colaboradora do CRP SP, Sandra Regina Ramos Braz, conversou com Andrea Arruda, Rodrigo Silva Santos e Glória Maria, sobre as ações que as/os psicólogas/os e movimentos sociais estão desenvolvendo nos territórios.

25/06/2020 - Orgulho LGBTQIA+ e Antirracismo
Neste debate, o Conselheiro Tesoureiro do CRP SP, Rodrigo Toledo, conversou com Erika Hilton, Lumena Aleluia e Erisvan Guajajara, sobre o antirracismo, suas intersecções com a LGBTQIA+fobia e seus impactos na subjetividade.

28/06/2020 - Violência doméstica contra as mulheres em tempos de pandemia: o que fazer?
Neste debate, a Conselheira Presidenta do CRP SP, Beatriz Borges Brambilla, conversou com Anna Carolina Lanas Soares Cabral e Lucélia Ferreira sobre a violência doméstica contra as mulheres em tempos de pandemia, enquanto representantes da Psicologia e do Serviço Social, e apresentaram perspectivas de atuação contra este tipo de violência.

30/06/2020 - Abertura do Seminário Formação em Psicologia no contexto da pandemia da COVID-19: impactos da Portaria MEC n. 544
Neste debate, a Conselheira Presidenta do CRP SP, Beatriz Borges Brambilla, conversou com Márcia Angela da Silva Aguiar e Sônia Maria Lemos sobre o tema, apresentaram reflexões para suscitar o debate sobre a formação em psicologia em tempos de pandemia.

Termos relevantes
direitos humanos