Notícias


CRP SP defende ações de cuidado para população de rua


Publicado em: 7 de abril de 2020

O Conselho Regional de Psicologia da 6a. Região - São Paulo (CRP SP), autarquia integrante do Sistema Conselhos de Psicologia (Federal e 24 regionais), responsável pela orientação, fiscalização e regulamentação do exercício profissional da Psicologia, compromissado com a defesa da dignidade da pessoa humana e com cultura de direitos humanos como orientadores éticos da ciência e profissão, recebeu com severa preocupação a  informação de que o Atende 2 (Unidade de Atendimento Diário Emergencial) está na iminência de ser fechado. Vimos por meio desta fazer um apelo ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo para que reveja tal plano e mantenha este equipamento aberto, frente à necessidade de atendimento à população que circula pelo território, em especial, neste momento de pandemia causado pelo coronavirus, que demanda o fortalecimento da atenção e cuidados das autoridades e serviços como a saúde e a assistência social.

Importante destacar que este é um dos poucos serviços ainda abertos na região conhecida como Cracolândia, localizada na Luz e no Bom Retiro, no centro de São Paulo, que permite às pessoas em situação de rua, acessarem uma pia com água corrente, alimentação, chuveiro, pernoite, atendimentos profissionais e encaminhamento à rede de saúde e assistência social.

A necessidade de mais serviços e profissionais da saúde atendendo a população se faz tão necessária neste momento, que o Ministério da Saúde publicou a Portaria 639, que institui a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo -Profissionais da Saúde”. É sabido que alguns pontos desta Portaria ainda precisam de maior elucidação, mas a oferta de  atendimento qualificado é urgente.

No dia 31 de março, o Fórum Mundaréu da Luz (mundareudaluz.org), que reúne instituições e pessoas que atuam na região da Luz, apresentou à Secretaria Geral do Governo Municipal um plano de ação visando fortalecer a redução de danos sociais e à saúde da população local, contemplando a prevenção, a proteção e os cuidados às pessoas em situação de rua, tal como aos profissionais e equipes que o plano previu como necessários, considerando ainda sua ampliação e alinhamento em rede.

Cumpre lembrar que o fechamento do Atende 2, impedindo o atendimento à população que o frequenta, coloca também em risco toda a população moradora do território, já que incidirá sobremaneira na diminuição da circulação da informação, na precarização da higiene e da proteção, ampliando o índice da COVID-19 em toda a região.

Por derradeiro, colocamo-nos à disposição para colaborarmos com os gestores das políticas públicas responsáveis pela construção de alternativas possíveis para proteção e direito à vida de todas e todos.

 

 


Termos relevantes
direitos humanos