Notícias


Dia dos Povos Indígenas: desafios e luta por diretos


Publicado em: 19 de abril de 2020

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo vem a público reiterar a importância da defesa intransigente desta causa.

No contexto atual, de grande preocupação pela saúde pública em decorrência da disseminação da Covid-19, faz-se necessária a atenção especial às comunidades dos povos indígenas que, segundo o Ministério da Saúde, tiveram 7,2% das mortes causadas em decorrência de doenças infecciosas e parasitárias em 2018.

Sabendo que, em âmbito nacional, a porcentagem de mortes pelas mesmas causas em 2018 foi de 4,5%, percebe-se o quanto os povos indígenas estão ainda mais vulneráveis diante desta pandemia.

É importante ressaltar que os povos indígenas já são negligenciados pelo poder público sistematicamente e sofreram diversos ataques a demarcação de territórios e demais lutas pela preservação de suas vidas e culturas.

Psicologia e os Povos Indígenas

Os Princípios Fundamentais do Código de Ética do Psicólogo determinam expressamente que a prática da Psicologia deve ser pautada na defesa dos direitos humanos, pela valorização a liberdade, dignidade, igualdade e integridade.

Diante disso, o CRP SP se coloca na linha de frente pela luta dos povos indígenas, pela promoção de políticas públicas urgentes, como a demarcação de terras e valorização de suas culturas e saberes. Também convidamos as psicólogas e os psicólogos a dialogarem sobre o tema e apresentamos produções do CRP SP, disponíveis no Repositório Digital Fúlvia Rosemberg, que retratam a intersecção entre Psicologia e Povos Indígenas.


Termos relevantes
direitos humanos