Notícias


Como ser uma/um psicóloga/o antirracista?


Publicado em: 4 de junho de 2020

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, pautado na luta antirracista, apresenta abaixo algumas publicações que orientam a atuação profissional de psicólogas e psicólogos pela promoção da equidade racial, tal como para o enfrentando da violência estrutural e seus impactos na saúde mental.

Racismo Institucional

O que é racismo institucional? “É o fracasso das instituições e organizações em prover um serviço profissional e adequado às pessoas em virtude de sua cor, cultura, origem racial ou étnica... o racismo institucional sempre coloca pessoas de grupos raciais ou étnicos discriminados em situação de desvantagem no acesso a benefícios gerados pelo estado e por demais instituições e organizações” Conceito definido pelos ativistas integrantes do grupo Panteras Negras Stokely Carmichael e Charles Hamilton em 1967

Clique aqui para ler a publicação

A Psicologia no enfrentamento ao racismo - O que eu tenho a ver com isso? Resolução 018/02

Racismo: é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais ou cor da pele; é um conjunto de ideias que defende a superioridade de uma população e inferioridade da outra. O racismo pode te levar a grande tristeza, angústias, ansiedade exagerada, depressão, isolamento, culpa, medo, vergonha, solidão, desconfiança, dificuldades nas relações sociais e afetivas, dificuldades de aprendizagem, baixa autoestima, entre outros agravos em saúde.

Clique aqui para ler a publicação

Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais

O Núcleo de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) reúne e apresenta nesta publicação os trabalhos selecionados no “Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais” realizado em 2018. O Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais foi criado com a finalidade de estimular a produção de artigos da área de Psicologia, assim como criações artísticas das mais diversas linguagens – fotografia, imagens, poesias, músicas e outras – a respeito da violência causada pelo racismo e dar visibilidade para produção em saúde mental e relações raciais.

Clique aqui para ler a publicação

Caderno temático volume 1 - Psicologia e Preconceito Racial

Este caderno temática tem como tema, a posição da Psicologia diante do preconceito racial. Será seguido por outros que abordarão: o profissional perante situações de tortura; sua atuação na Saúde Pública; na Educação; a Psicologia e a Cidadania Ativa, e todos os outros debates que tragam, para o espaço coletivo de reflexão, crítica e proposição que o CRP SP se dispõe a representar, temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade. 

Clique aqui para ler a publicação

Caderno temático volume 14 - Contra o Genocídio da População Negra: Subsídios Técnicos e Teóricos para Psicologia

O 14º caderno temático tem como tema: “Contra o genocídio da população negra: subsídios técnicos e teóricos para Psicologia”. Outras temáticas e debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade. 

Clique aqui para ler a publicação

Documentário “História da Psicologia e as Relações Étnico Raciais”

“Não há desconhecimento do racismo. Todo mundo sabe que o racismo existe, mas há uma resistência, há uma recusa em pensar o Brasil a partir da sua história".

Clique aqui para assistir o documentário


Termos relevantes
direitos humanos