Notícias


Análise de Título de Especialista em Psicologia do Trânsito


Publicado em: 26 de outubro de 2020

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo informa que as atividades de análise e concessão de título de Especialista retornam nesta segunda-feira, 26 de outubro de 2020. Elas estavam suspensas devido à pandemia de COVID-19.

Com o intuito de não prejudicar a atuação profissional da categoria, o CRP SP ponderou, neste primeiro momento, analisar apenas os pedidos de Especialista em Psicologia do Trânsito. Considerando o credenciamento de novas/os psicólogas/os no Departamento Estadual De Trânsito de São Paulo (Detran SP) e a necessidade de verificar se o fluxo criado está de acordo com os prazos previstos em normativas do Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

Para a concessão do título, a/o psicóloga/o deve ter no mínimo 2 anos de inscrição ativa no Conselho de Psicologia, estar em dia com as anuidades e encaminhar o pedido de Título de Especialista ao Conselho Regional em que possui inscrição principal.

Cada psicóloga/o pode ter em sua Carteira de Identidade Profissional (CIP), até duas especialidades.

Para solicitar o título, a/o psicóloga/o deverá encaminhar por e-mail, cópias escaneadas dos documentos listados a seguir:

  • Formulário de Solicitação de Título (acesse aqui);
  • Cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Especialização (frente e verso) conferido por instituição de ensino superior (IES) credenciada pelo MEC;
  • Cópia do Histórico do Curso (frente e verso), contendo informações sobre as disciplinas cursadas e a carga horária.

O prazo de análise para o Deferimento ou Indeferimento do título de Especialista é de 60 dias, conforme Resolução CFP nº 013/2007. 

Neste período da pandemia de covi-19. Caso seja concedido o título de Especialista, a/o psicóloga/o receberá uma Declaração por e-mail com essa informação, no entanto, explicamos que ela tem prazo de validade, atualiza expira 90 dias 

A concessão definitiva e a inclusão do título na Carteira de Identidade Profissional (CIP), ficam condicionadas à entrega física dos documentos listados acima, em até 60 dias (após retorno dos atendimentos presenciais nas Subsedes do CRP SP, mediante agendamento).

O retorno do trabalho presencial será oportunamente comunicado nos canais de comunicação do CRP SP: e-mail, site, Facebook, Instagram e Twitter.

Elencamos abaixo o contato de todas as Subsedes. Para saber em qual e-mail o pedido deverá ser encaminhado, pedimos que, primeiramente, verifique a Subsede em que pertence, clicando aqui.

Devido ao alto volume de envio de e-mails na pandemia, lembre-se de acompanhar também o seu SPAM e lixo eletrônico!

Subsede

Atendimento

Alto Tietê

[email protected]

Assis

[email protected]

Baixada Santista e Vale do Ribeira

[email protected]

Bauru

[email protected]

Campinas

[email protected]

Grande ABC

[email protected]

Metropolitana

[email protected]

Ribeirão Preto

[email protected]

São José do Rio Preto

[email protected]

Sorocaba

[email protected]

Vale do Paraíba e Litoral Norte

[email protected]