Notícias


“Psicologia na Pandemia”, edição especial do Jornal Psi


Publicado em: 21 de dezembro de 2020

Diante da calamidade sanitária da covid-19 e seus efeitos psicossociais, fomos convocadas/os a atuar na linha de frente. Quais os desafios dessa nova realidade para a profissão? Como lidar com o maior uso das tecnologias de informação e comunicação? Como tem sido o cotidiano de psicólogas/os de diferentes áreas frente aos impactos psicossociais da pandemia do novo coronavírus? Quais as principais ações e orientações do Conselho para a garantia de uma Psicologia com compromisso ético? 

Com o tema "Psicologia na Pandemia", essas e outras questões são aprofundadas nas páginas da edição deste ano do Jornal Psi.

A edição de número 197 sintetiza o acúmulo dos principais desafios e aprendizados da profissão ao longo de 2020. Assim, o CRP SP reafirma seu compromisso na defesa da informação de qualidade e das medidas de prevenção ao coronavírus, com a certeza de que a Psicologia é para todo mundo e se faz com direitos humanos!

Clique aqui para ter acesso ao Jornal Psi #197 na íntegra e confira, abaixo, os resumos de algumas das matérias: 

A atuação cotidiana da Psicologia na Pandemia

A Mostra de Práticas de Psicologia na Pandemia aconteceu no marco dos 58 anos da regulamentação da profissão no Brasil e recebeu centenas de submissões. A matéria de capa traz relatos das experiências recentes de psicólogas/os das mais diversas áreas.

“Para quê e quem estou praticando Psicologia nesse momento?”

A entrevistada da seção de ética é Brônia Liebesny. Psicóloga há quase cinco décadas, mestre e doutora em Psicologia Social, Brônia participou da elaboração do atual Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o. Nessa conversa, ela nos ajuda a pensar no papel da Psicologia nesse momento histórico. 

Cotidiano: orientar, fiscalizar e dialogar na pandemia

Para além da calamidade sanitária sem precedentes, no Brasil vivemos uma série de embates políticos, entre eles as recentes eleições municipais, as disputas em torno da vacina, as queimadas ambientais, além de avanços e retrocessos em diversas áreas nas quais a Psicologia atua. Na seção Cotidiano, você vai ler sobre as principais ações do Conselho neste período pandêmico: desde questões relacionadas à orientação, fiscalização e ao atendimento administrativo na modalidade remota, até as principais campanhas e atuações políticas da autarquia.

O trabalho da/o psicóloga/o no contexto hospitalar em tempos de coronavírus

Se a pandemia de coronavírus impactou, de diferentes formas, as vidas de todas/os nós, imagine a das/os profissionais que trabalham dentro dos hospitais. As novas demandas e regras de cuidado e proteção rapidamente impuseram novas formas de organizar a rotina hospitalar. Confira o relato de como tem sido essa experiência para profissionais que integram o Serviço de Psicologia de um complexo hospitalar da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Debates sobre o ensino-aprendizado em Psicologia

Difícil pensar em alguma área da sociedade brasileira que não tenha sido impactada pela excepcionalidade de 2020. Na formação em Psicologia não foi diferente, fomentando debates sobre as novidades e complexidades das modalidades online para aulas e estágios. A partir de suas vivências, duas estudantes e uma docente em Psicologia relatam suas impressões sobre o ensino à distância e as perspectivas para o futuro. 

"Vou lutar até o fim da minha vida"

Conheça a história de Alexandra Braga: psicopedagoga, professora da rede municipal e moradora de Mogi das Cruzes, São Paulo. Alexandra nasceu Anderson. Como parte das estatísticas, sofreu o ciclo de violências estruturantes que costuma recair sobre as mulheres trans: viveu a rejeição familiar, as agressões físicas e verbais nas ruas, o trabalho sexual e a precarização de suas condições de existência. Com ajuda psicológica e novos afetos, refez sua trajetória.  

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo amadeirado e, sobrepondo este fundo, há três exemplares da 197ª edição do Jornal Psi. A capa do jornal é bastante colorida e tem elementos que representam a diversidade dentro da Psicologia e da sociedade. Há, na parte superior, o símbolo do CRP SP, o número da edição d Jornal Psi, e seu período de lançamento. No lado direito, ainda na parte superior, o logo de comemoração aos 58 anos da Psicologia no Brasil. Na parte central, há ilustrações de pessoas carregando peças com imagens coloridas representativas a diversidade e montando um mosaico colorido. Mais abaixo, o tema desta edição do Jornal Psi "Psicologia na pandemia". Na parte inferior, o logo da Psicologia com o mote "A Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos!", as manchetes e paginações de 3 matérias.