Notícias


20 de fevereiro - Dia Mundial da Justiça Social


Publicado em: 20 de fevereiro de 2021

Desde 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU), utiliza o dia 20 de fevereiro para marcar o Dia Mundial da Justiça Social visando a conscientização sobre a igualdade entre os povos, além do respeito à diversidade.

Assim, o conceito de Justiça Social passa a contemplar o compromisso do Estado e da Sociedade em compensar as desigualdades sociais, garantindo a qualidade de vida de toda população com políticas públicas de saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte, lazer, assistência social, agricultura, habitação, transporte, dentre outras.

Além disso, a justiça social engloba a criação de políticas de garantia da igualdade entre as raças, etnias, gêneros, orientações sexuais, e demais pluralidades humanas buscando a integração entre os povos, a identidade cultural, bem como a livre circulação de pessoas entre fronteiras com o princípio da dignidade de todos.

Também em 2015, a ONU, estabeleceu o “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, no qual se concretiza o compromisso entre governos, empresas e toda sociedade como um guia de ação para todas e todos.

São os chamados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sendo integrados e indivisíveis, divididos em três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental, nos quais destacamos: 

  • Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; 
  • Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; 
  • Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas/os, em todas as idades; 
  • Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas/os; 
  • Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; 
  • Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas/os; 
  • Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas/os; 
  • Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas/os; 
  • Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; 
  • Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; 
  • Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; 
  • Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; 
  • Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; 
  • Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; 
  • Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade; 
  • Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; 
  • Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o reforça em seus princípios fundamentais que:

    • O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
    • O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
    • O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

Diante desta estreita relação do Código de Ética, que rege a atuação profissional de psicólogas e psicólogos, com os princípios que prevêem a promoção dos Direitos Humanos e da justiça social, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo expressa a necessidade de toda a categoria se manter atualizada e ativa para as demandas sociais, de maneira a se posicionar contrária a qualquer tipo de exploração e/ou opressão. Desta forma, diante da função do CRP SP de orientar a categoria, recomenda-se a leitura das produções técnicas (livros, referências, cartilhas, vídeos e etc), que podem ser encontradas na página de publicações do site.

Psicologia é para todo mundo e se faz com justiça social!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul e, ao fundo, listras e pontos azuis e brancos. Na parte superior direita, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, a ilustração de rostos diversos e de uma balança pendendo para um lado, representado as desigualdades sociais.