Notícias


CRP SP e entidades de Psicologia se mobilizam pela manutenção da Avaliação Psicológica para posse e porte de armas de fogo


Publicado em: 5 de março de 2021

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo vem expressar seu posicionamento sobre as publicações que o Governo Federal realizou, em 12 de fevereiro de 2021, dos Decretos 10627, 10628, 10629 e 10630, que extinguiram a exigência de credenciamento específico para que psicólogas e psicólogos possam avaliar a aptidão para a posse e o porte de armas de fogo.

Diante desta preocupante medida, o CRP SP está se articulando com demais entidades de Psicologia e oficiado parlamentares da esfera Federal solicitando apoio para pautar os Projetos de Decreto Legislativo 55, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 69 e 74/2021, que sustam os Decretos presidenciais anteriormente citados.

Além disso, o Sistema Conselhos de Psicologia e as demais entidades do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) publicaram também uma nota de posicionamento contextualizando a publicação dos Decretos presidenciais, o histórico da Avaliação Psicológica no Brasil - mais especificamente sobre porte de armas de fogo - e apresentando dados e referências sobre a questão da violência no Brasil, as desigualdades sociais, e como se atrelam à pauta do armamento da população, enfatizando a extrema importância da Avaliação Psicológica neste contexto. Clique aqui e leia a nota completa.

Visando a mobilização de toda a categoria de psicólogas e psicólogos, mas também de toda a sociedade, o Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais de Psicologia lançaram a campanha “Em defesa da vida, vamos derrubar os decretos das armas”, que incentiva todas e todos a pressionarem as/os parlamentares, barrar mais esse retrocesso e avançar na efetivação dos direitos já consagrados por legislações nacionais e tratados internacionais. 

Por isso, pedimos o seu apoio! Dialogue com as/os parlamentares de seu estado, envie mensagem solicitando a REVOGAÇÃO dos referidos Decretos. Clique aqui para saber mais e participar.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo preto com ilustrações de silhuetas coloridas de pessoas.