Notícias


Orientação às/aos psicólogas/os para atuação profissional frente ao agravamento da pandemia de Covid-19


Publicado em: 5 de março de 2021

Em decorrência do avanço e agravamento da pandemia de Covid-19, do surgimento de novas variantes do vírus e da necessidade da tomada de novas decisões e posicionamentos por parte do Governo do Estado de São Paulo, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reitera seu compromisso pela vida e pela saúde de todas e todos. 

O aumento no número de casos e mortes causadas pela Covid-19, colocou o estado de São Paulo novamente na fase vermelha. No último 3 de março, foi lançado o novo Decreto nº 65.545, de 03 de março de 2021, que estende a quarentena até o próximo 9 de abril como medida para a redução de casos de infecção pelo novo coronavírus. 

A partir de sábado (6 de março), todas as cidades do estado vão entrar na fase mais restritiva da quarentena, com seus comércios fechados e apenas serviços essenciais em funcionamento, como farmácias e supermercados. Vale lembrar que, no Brasil, já são mais de 260 mil mortos pelo coronavírus, deste número, 60 mil pertencem ao estado de São Paulo. 

Neste contexto, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, solicita atenção das/os profissionais de Psicologia de toda a região para os cuidados que devem ser adotados nesta fase. Embora o decreto autorize o funcionamento de clínicas e escritórios de profissionais autônomas/os, bem como clínicas de saúde, o CRP SP recomenda às/aos profissionais que suspendam temporariamente os atendimentos presenciais como medida de prevenção e de redução dos riscos à saúde coletiva. 

  • Caso seja possível realizar os atendimentos de forma online, a/o psicóloga/o deve realizar seu cadastro no e-Psi, clique aqui. Durante a pandemia, não será necessário aguardar a confirmação da inscrição desta plataforma para o início do trabalho remoto, mas a solicitação do cadastro deve ser realizada, conforme comunicado veiculado pelo Conselho Federal de Psicologia, disponível aqui;
  • Evitar atendimento presencial, exceto em situações avaliadas pela/o psicóloga/o ou equipe como emergenciais e/ou graves, considerando-se a busca do menor prejuízo naqueles casos que não possam ser atendidos à distância devido à/ao usuária/o não ter recursos para que seja feito o atendimento nesta modalidade (por exemplo, não dispor da tecnologia necessária);
  • Profissionais com mais de 60 anos e/ou dos demais grupos de risco devem se abster de atendimento presencial;
  • Em caso de necessidade de atendimentos presenciais, o recomentado é que sejam realizados em ambientes arejados, com boa ventilação e/ou próximo a janelas; distanciamento mínimo de 1 a 2 metros da pessoa atendida; evitar a utilização de máscaras de tecido e/ou com frestas e, se possível, optar por aquelas com material mais resistente e apropriadas para este tipo de proteção (N95/PFF2, por exemplo).
  • A higienização básica ainda é muito importante: lavar as mãos com frequência; usar álcool gel 70%; optar por utilizar lenços descartáveis; ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com a parte interna do cotovelo, sem usar as mãos e mesmo que esteja utilizando máscara; evitar apertos de mão, abraços e beijos. 
  • Se possível, evitar a circulação de pessoas no ambiente e qualquer tipo de aglomeração. Acompanhantes apenas se for estritamente necessário. É de conhecimento que, com o Decreto nº 64.959/2020, o governo do Estado de São Paulo obriga o uso permanente de máscaras faciais, de uso profissional ou não. 
  • Caso a pessoa atendida e/ou a/o psicóloga/o apresente sintomas similares à Covid-19 e o atendimento ocorrer na modalidade presencial, recomenda-se a remarcação do atendimento psicológico.

Considerando os diferentes contextos de atuação, lembramos também que o CRP SP orienta que as/os psicólogas/os dialoguem com gestores/empregadores para que se decida quais atendimentos, atividades e serviços psicológicos devem ser mantidos presencialmente, devido ao caráter emergencial ou outros fatores que os caracterizem como essenciais à população neste contexto de pandemia. Caso tenha outras dúvidas sobre atuação profissional no contexto da pandemia, clique aqui e confira as principais orientações.

Psicólogas e psicólogos juntas/os contra a Covid-19! 

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo branco com ilustrações azuis do coronavírus.