Notícias


8 de março - Dia Internacional da Mulher: uma data de reconhecimento, luta e conquistas!


Publicado em: 8 de março de 2021

O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, convida a Psicologia, como ciência e profissão, a se conscientizar e agir na transformação da realidade política, histórica, econômica e social à medida que dispõe de um arcabouço teórico metodológico útil na luta e conquistas dos direitos das mulheres.

Faz-se necessário que a categoria de psicólogas/os, formada majoritariamente por mulheres, reconheça e valide seus direitos, enfrentando as diversas violências presentes cotidianamente nas vidas das mulheres de nossa sociedade. É preciso lembrar que a profissão é formada e exercida majoritariamente por mulheres no país, sendo que no estado de São Paulo temos 97.730 psicólogas inscritas no CRP SP até o momento, representando 85,98% da categoria.

Historicamente, as mulheres são violadas em seus corpos, em suas histórias e em seus direitos básicos; muitas são essas vulnerabilidades vivenciadas, principalmente quando demarcamos raça, classe, etnia, identidade, orientação sexual, deficiência, idade, dentre outros marcadores sociais da diferença que marcam uma existência.

Como enfrentar e resistir às violências e opressões sofridas por uma sociedade estruturada por padrões racistas, sexistas, machistas, capacitistas e LGBTQIA+fobicos? Neste sentido, é de tamanha importância as contribuições da Psicologia para o rompimento de práticas e discursos estigmatizantes, excludentes e higienistas, e no fortalecimento e luta pela construção cotidiana de formas de cuidado que possibilitem maneiras de (re)existir.

Durante o mês de março, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reafirma a importância do compromisso ético e político da categoria, no auxílio ao enfrentamento das violências crescentes praticadas contra as mulheres - principalmente nos últimos meses, em que pudemos vivenciar grandes alterações de rotinas e comportamentos devido à situação pandêmica instaurada no nosso país, revelando escancaradamente índices desastrosos em decorrência a enorme desigualdade enfrentada no Brasil, possibilitando a abertura de precedentes para o aumento desenfreado das práticas mais variadas de violências contra as mulheres, como nos casos crescentes de feminicídio, violações de direitos e tantas outras ameaças.

Pensando nisso, o CRP SP vem por meio desta nota, num ato de femenagem, reconhecer e parabenizar todas as mulheres que se entendem e se (des)constroem nesta condição. Neste dia e em todos os outros, seguimos juntas, juntos e juntes na defesa de uma sociedade que legitime as diversas formas de “ser/estar mulheres” em condições equânimes de direitos e acessos. Conquistas foram alcançadas, avançamos em alguns direitos mas ainda temos muito a caminhar e avançar enquanto sociedade. Nada e ninguém nos define. Somos muitas e diversas em nossas existências.

A Psicologia é para todo mundo e se faz na defesa dos direitos de todas as mulheres!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de amarelo e rosa e, ao fundo, listras e pontos nestas mesmas cores. Na parte superior direita, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, a ilustração de rostos de mulheres diversas e três punhos cerrados.