Notícias


Femenagem à Vanessa Augusto


Publicado em: 22 de março de 2021

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lamenta o falecimento da psicóloga Vanessa Augusto de Santa Bárbara, carioca de 31 anos. Profissional de referência e militante ativa nas lutas sociais em Piracicaba, cidade em que morava desde 2018, Vanessa partiu no último 16 de março. 

Vanessa teve trajetória atuante no Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa (SEAME) e também no Serviço Complementar Especializado da Assistência Social com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e física. 

Atendia em clínica à população preta, fazia parte do Movimento de Promotoras Legais Populares desde quando morava no Rio de Janeiro, integrava o Coletivo Marias de Luta de Piracicaba, o movimento negro Resistir Sempre e Conselho Municipal da Mulher, sendo idealizadora do núcleo de Psicologia PertenSer

Vanessa deixa filha, familiares e legado através de seu trabalho no enfrentamento à violência contra a mulher, na luta antirracista por direitos sociais, na representatividade lésbica e pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Agradecemos à Vanessa por todos os anos dedicados em prol de pautas sociais tão delicadas e presentes em nossa sociedade. Por todo o seu esforço na construção de uma Psicologia antirracista, feminista, justa e disponível para todas/os. 

Nossa femenagem à Vanessa Augusto de Santa Bárbara!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo bege e, no centro, a foto de Vanessa Augusto com uma moldura de polaroid e um pequeno prego.