Notícias


20 de Maio – Dia da/o Pedagoga/o


Publicado em: 20 de maio de 2021

Neste 20 de Maio, Dia da/o Pedagoga/o, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo homenageia e parabeniza essas/es profissionais responsáveis pelos processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos.

Esta data foi instituída por meio da Lei nº 13.083/2015 com o objetivo, segundo o Ministério da Educação, de reforçar a importância da profissão. A lei dispõe que sua função é planejar, executar e coordenar ações no campo da Educação, além de buscar fortalecer a função da escola e da família no desenvolvimento de estudantes, incentivando a reflexão sobre as responsabilidades de cada uma/um delas/es.

A tarefa de pedagoga/o consiste em criar condições para que o ensino ofertado seja de qualidade para todas/os as/os cidadãs/ãos. A Constituição Cidadã de 1988 institui, no Brasil, a Educação como direito a ser efetivado. No que se refere à educação escolar, deve prezar pela formação humana e para o trabalho.

Ao longo da História da Educação no País - seja na educação formal, não formal, nas empresas, hospitais, entre outros espaços -, pedagogas/os vêm se mostrando imprescindíveis para o desenvolvimento humano, no caminho de uma compreensão crítica de mundo e capaz de contribuir para a transformação da realidade.

Pedagogas/os e outras/os profissionais da Educação  enfrentam diversos desafios na luta pela educação de qualidade para todas/os. Diariamente, vivenciam a superlotação das salas de aula, a falta de estrutura das escolas, baixos salários, alta carga de trabalho, a desigualdade social que perpassa a educação de crianças, jovens e adultas/os, sobrecarga de trabalho durante a pandemia, dentre outras condições. 

Durante a pandemia, temos presenciado a luta destas/es profissionais pela vida, para que as escolas não se tornem locais de disseminação do coronavírus,  além de buscarem atender a estudantes e suas famílias, aumentando consideravelmente a carga de trabalho.

Ao mesmo tempo, inúmeras/os docentes intencionalmente ensinam, atuam para que estudantes acessem o conhecimento construído pela humanidade ao longo da História. Há incontáveis relatos de resiliência, luta, potência para instrumentalizar alunas/os no sentido de compreender o mundo e transformá-lo.

Portanto, sua tarefa não é simples ou fácil, pois como ensinou o grande educador Paulo Freire, a educação sozinha não muda o mundo, mas sem ela essa mudança não é possível.

Sendo a Educação um campo de atuação de psicólogas/os, cabe a nós incluirmos em nossas práticas profissionais a valorização do conhecimento das/os pedagogas/os, suas potências, além de compreender os desafios da profissão responsável pelo desenvolvimento da humanidade no que se refere ao conhecimento. Neste sentido, o CRP SP se une às/aos que lembram a importância desta profissão reconhecendo suas potências e lutas por uma sociedade mais justa e humana.

Parabéns a todas/os as/os educadoras/es pelo Dia da/o Pedagoga/o!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul e, ao fundo, listras e pontos nesta mesma cor. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, a ilustração do símbolo da Pedagogia, de uma tela de computador, livros e pessoas interagindo, representando o ensino-aprendizado.