Subsedes


O CRP SP possui subsede metropolitana na cidade de São Paulo e dez subsedes em todo o Estado. Além de atenderem e orientarem profissionais da Psicologia, articulam eventos, debates, seminários, entre outras ações.
Saiba mais sobre cada subsede:



Eventos
Coordenador(a): Magna Barboza Damasceno (CRP 06/66384)
Subcoordenador(a): Mônica Marques dos Santos (CRP 06/68930)
Membros: Eduardo Henrique da Costa Gonzaga Cosme (CRP 06/183829)
Flavio Alves da Silva (CRP 06/105.812)
Marcia Regina Barros Ferreira (CRP 06/124768)

Assuntos administrativos e Registro de Especialista: [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização e Comissão de Ética: [email protected]
Horário de funcionamento: 09h às 18h
Aniversário da cidade de Mogi das Cruzes: 1º de setembro
Endereço: Condomínio Helbor Concept Life, Office e Corporate - Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, nº 1145 - CEP 08780-200 - Mogi das Cruzes/SP.
Telefones: (11) 2378-0326
Municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano

Memorial




Tendo em vista o grande número de psicólogos residentes na região Alto Tietê, a categoria buscou desde os anos de 1990 que houvesse uma subsede nesta região. Naquela época era nomeada como Delegacia, instituída em 1991 na Cidade de Guarulhos, no entanto, os profissionais das demais cidades continuaram a se reportar à Sede. Já naquela época grande parte da categoria, em especial aqueles que residiam nas cidades margedas pela linha de trem, se mobilizava para que fosse criada uma subsede na cidade de Mogi das Cruzes. Muitos anos se passaram. E no decorrer do pré-congresso do 9º COREP ocorrido em 02 de abril de 2016, no auditório da Universidade Anhanguera na Cidade de Guarulhos, foi aprovada a proposta de instalação da Subsede do CRP, na cidade de Mogi das Cruzes. Para consolidar a subsede; houve planejamento das ações de mobilização do território (eventos realizados em várias cidades do território, em espaços de educação saúde e cultura e legislativo).

A comissão gestora metropolitana do plenário seguinte assumiu a tarefa de procurar imóvel e mobilizar a categoria para o desafio de inaugurar sua mais nova e recente subsede. A escolha pelo município de Mogi das Cruzes se deu pela localização privilegiada e referência para os demais municípios da região. Um diferencial em relação as demais foi o fato da Subsede estar em um prédio comercial, dispensando gastos com segurança e portaria. Inaugurada em 29 de maio de 2019, até o momento, além da categoria profissional, movimentos como fórum de saúde mental, rede de economia solidária, fórum LGBTQIA+, movimento de mulheres, assim como as Universidades têm sido parceiros importantes em eventos que contemplaram a psicologia clínica, escolar, nas políticas públicas de assistência social, saúde, atuação profissional na defesa dos direitos humanos, entre outros.


Eventos
Coordenador(a): Mayara Aparecida Bonora Freire (CRP 06/120511)
Membros: Edgar Rodrigues (CRP 06/29843)
Patricia Rodrigues Silva (CRP 06/159392)

Assuntos administrativos e Registro de Especialista: [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização e Comissão de Ética: [email protected]
Horário de funcionamento: 09h às 18h
Aniversário da cidade: 1º de julho
Endereço: Rua Angelo Bertoncini, 244 - Centro - CEP 19814-904 – Assis/SP.
Telefones: (18) 3322-6224 ou (18) 3322-3932
Municípios: Adamantina, Alfredo Marcondes, Alvares Machado, Andradina, Anhumas, Arco Iris, Assis, Bastos, Bernardino de Campos, Borá, Caiabu, Caiuá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Canitar, Castilho, Chavantes, Cruzália, Dracena, Echaporã, Emilianopolis, Espírito Santo do Turvo, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Fartura, Flora Rica, Florida Paulista, Florínea, Guaraçaí, Herculândia, Iacri, Ibirarema, Iepê, Indiana, Inubia Paulista, Ipaussu, Itapura, Irapuru, João Ramalho, Junqueirópolis, Lavinia, Lucélia, Lutécia, Manduri, Marabá Paulista, Maracaí, Mariapolis, Marília, Martinópolis, Mirandópolis, Mirante do Paranapanema, Monte Castelo, Murutinga do Sul, Nantes, Narandiba, Nova Guataporanga, Nova Independência, Ocaucú, Oleo, Oscar Bressane, Oriente, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Ouro Verde, Pacaembú, Palmital, Panorama, Paraguaçú Paulista, Parapuã, Paulicéia, Pedrinhas Paulista, Piquerobi, Pirajú, Pirapozinho, Platina, Pompéia, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quatá, Queiroz, Quintana, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão do Sul, Ribeirão dos Índios, Rinópolis, Rosana, Sagres, Salmourão, Salto Grande, Sandovalina, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santo Expedito, São João do Pau D'Alho, São Pedro do Turvo, Sarutaia, Taciba, Taguai, Tarabai, Tarumã, Tejupa, Teodoro Sampaio, Timburi, Tupã, Tupi Paulista

Memorial




1979 - É inaugurada no Paço Municipal, em agosto, a subsede de Assis, com a presença do então Presidente do CRP SP, Waldecy Alberto Miranda; da Diretora-Secretária Maria Ignez Longhini de Siqueira e de Antonio Carelli, Presidente da Comissão de Delegacias do CRP SP. A primeira Delegada de Assis foi a psicóloga Ilda Aparecida Caruso Silva. Durante algum tempo, a Delegacia de Assis funcionou em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal, atendendo apenas em um período do dia. As atividades desenvolvidas, que contavam com o auxílio da recepcionista, Regina Gaino Bittencourt Brando, restringiam-se a receber documentação dos (as) psicólogos (as) ingressantes, pedidos de cancelamento e envio dos processos para a sede em São Paulo, permanecendo cópias em arquivos na Delegacia.

1982 - A Delegacia passa a funcionar em uma sala alugada no Edifício Marechal, situado à Rua Mal. Deodoro, 123, tendo como Delegado o psicólogo José Roberto Tozoni Reis, então professor da UNESP. Embora mantivesse ainda um perfil predominantemente administrativo e burocrático, já foram implementadas ações para a organização da categoria e seu compromisso com um exercício mais contextualizado, coletivo e atento às mudanças políticas que ocorriam no país.

1986 - A Delegacia de Assis, que transferiu-se para a Rua Ângelo Bertoncini, 545, tinha como Vice e Delegada, respectivamente, as psicólogas Elisabeth Gelli Yazlle e Maria Isabel Francisco, que na gestão subseqüente inverteram estas posições. Durante este período a funcionária colaboradora era a psicóloga Ilzi Toloza.

1987 - Em dezembro ocorre, em Bauru, o II Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde Mental e se torna pública a Carta de Bauru, primeiro manifesto oficial dos trabalhadores(as) em saúde mental por uma sociedade sem manicômios. No bojo dessas discussões, a Delegacia de Assis realiza, em agosto de 1989, o Encontro de Profissionais de Saúde Mental com a presença de trabalhadores (as) em saúde, prefeitos e secretários de saúde da região. A Delegacia do CRP visava divulgar o movimento que se expandia e que reivindicava um outro olhar da Psicologia e da Psiquiatria para a saúde. Durante essa gestão, foram também organizados dois Fóruns de Educação, em anos subseqüentes, sediados na cidade de Ourinhos, mas contando com a participação de diversos municípios da região. Em Assis, realizou-se, ainda, o Encontro de Profissionais da Educação e da Saúde Mental. A partir dessas experiências, a Delegacia amplia sua ação política, fortalecendo os movimentos empreendidos pelas comissões temáticas como saúde, educação, trabalho e assistência social, de forma a incentivar e acolher a participação de psicólogos (as) da cidade e da região. Nesse período, a Comissão de Saúde participou ativamente da implantação do SUS em Assis, mais especificamente na elaboração das propostas de emendas ao projeto da Lei Orgânica Municipal da Saúde; na criação e na instalação do Conselho Municipal da Saúde; no Fórum de Debates sobre o funcionamento do Hospital Regional de Assis. E em 1991, a Delegacia indicou uma de suas integrantes, a psicóloga Cristina Amélia Luzio, como Delegada na I Conferência Estadual de Saúde.

1990 a 1993 - A gestão teve à frente da Delegacia de Assis os psicólogos Edgar Rodrigues e Claudia Bianchi. Nessa gestão foram realizados Encontros de Profissionais de Saúde Mental e Educação, em colaboração com as respectivas secretarias municipais. Em 1993 a denominação Delegacia é trocada por Subsede. Nessa gestão, são fortalecidas as comissões temáticas, especialmente a da saúde, tendo a subsede uma marcante atuação nos movimentos de participação da sociedade civil na gestão da saúde pública.

1992 a 1998 - Neste período, os psicólogos pertencentes à essa Subsede: Cristina Amélia Luzio, José Roberto Tozoni Reis e Cássia Regina Rodrigues participaram da gestão da Sede como Conselheiros e Suplentes.

1993 até 1995 - A subsede de Assis é coordenada e gerida pelas psicólogas Ana Maria de Carvalho, Maria Cristina Vendramel e Ana Maria Uliana. Ao longo de 1993, são realizados nos municípios de Marília, Presidente Prudente e Ourinhos, encontros preparatórios para o I Congresso Nacional de Psicologia. Os indicadores de saúde e saúde mental da cidade, o levantamento das necessidades e prioridades para o setor e outras informações foram apontadas como relevantes pelos participantes. Em 1994, o I Congresso Nacional de Psicologia (denominado Congresso Constituinte) é realizado em Campos do Jordão e passa a ser definido como a instância máxima de deliberação e responsável por estabelecer as diretrizes para a atuação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia no triênio subseqüente.

1996 - Em setembro, a Subsede é transferida para seu prédio próprio, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 47 onde permanece até os dias atuais. Nesse ano, há o debate em Marília, Ourinhos e Presidente Prudente dos dados do Recadastramento Profissional dos (as) Psicólogos (as) realizado pela Gestão Psicologia e Cidadania e publicado, porém em 1995, cujo titulo é: Psicologia: Formação, atuação profissional e mercado de trabalho - estatística. A iniciativa contribuiu na consolidação da Luta Antimanicomial como um movimento social, promovendo ações e atos em espaços públicos de Assis e região. Destaca-se também o Ciclo de Debates Assistência em Saúde Mental Pública: contexto e desafios para os profissionais da Saúde da região, em parceria com a UNESP de Assis.

1997 - Os 35 anos da regulamentação da profissão no Brasil é celebrado na gestão dos (as) psicólogos (as) Edgar Rodrigues, Márcia Cristina Schwarz Mendes e Elcimara Meire da Rocha Mantovani. Em agosto, o Dia do Psicólogo (a) foi comemorado através da divulgação de outras formas de expressão profissionais: pintura, literatura, artesanato, música. No final da gestão, em 1998, as questões administrativas são acompanhadas e executadas pela funcionária Jucelaine Soares Garcia Perez. Nesse período temos um estreitamento dos laços com o Sindicato dos Psicólogos (as).

1998 até 2002 - Após algumas reorganizações da Comissão Gestora, assumem as psicólogas Elcimara Meire Rocha Mantovani, Valeria Castro Alves Penachini e Maria Cristina Dias. Durante essa gestão, algumas atividades merecem destaque pela abrangência e envolvimento dos psicólogos (as) e profissionais de diferentes campos na região: 1º Fórum Cidadania na Educação- para além do papel; e 1º Fórum de debates de Saúde Mental. Outros temas também foram alvos de debates: Psicologia e Educação: construindo práticas coletivas; Impactos e Perspectivas da Municipalização; Psicologia e suas práticas na Educação; Educação Inclusiva. Também são incentivadas comissões temáticas que visam agregar psicólogos (as) das diferentes áreas de atuação. Em 2001, a subsede de Assis participou, em conjunto com a Direção Regional de Saúde, UNESP/Assis e Secretarias Municipais de Saúde da região, da comissão organizadora da I Conferência Regional de Saúde Mental, atividade preparatória à realização da II Conferência Estadual de Saúde Mental e III Conferência Nacional de Saúde Mental.

2002 à 2004 - A gestão é assumida pelas psicólogas Valéria Castro Alves Penachini, Silvia Maria do Nascimento e Silvana Maria de Campos.

2004 a 2007 - A gestão inicia seus trabalhos com a participação das psicólogas Valéria Castro Alves Penachini, Silvia Maria do Nascimento (que se alternam nas funções de coordenadora e sub-coordenadora até 2006), Maria Aparecida Gobato Lopes, Maria Elvira Belloto M. dos Santos e Silvana Maria de Campos. Durante essa gestão temos alterações na composição da equipe de trabalho: em 2005, a saída de Maria Elvira Santos e inserção de Marly Fernandes dos Santos, primeira representante da região de Presidente Prudente a compor a comissão gestora por um movimento organizado pelos psicólogos (as) de Presidente Prudente em torno da Sociedade de Psicologia, que reativada em 2003, participou ativamente de várias ações, inclusive implementando a interiorização e a descentralização das atividades da subsede de Assis e a efetivação de entregas de CIPS (Carteira de Identificação de Psicólogos - as) para vários profissionais em um só evento, que acontecem em Presidente Prudente e, posteriormente, na cidade de Adamantina. Em 2006, acontece a saída de Valéria Penachini, subcoordenadora, e a entrada de Roberta de Oliveira Maissato, que assume suas funções. Nesse mesmo período é inserida a auxiliar administrativa Julia Aparecida Sampaio Dainesi que passa a acompanhar as questões administrativas, onde permanece até hoje. Em 2007 temos a saída de Roberta Maissato e Silvana M. Campos, e a entrada de Mariana Ceciliato Carvalho e José Alexandre de Lucca, o primeiro representante da região de Marília. Nesse momento a subcoordenação passa a ser realizada por Marly Fernandes dos Santos, assim como a realização de eventos preparatórios ao COREP (Congresso Regional de Psicologia) e ao VI CNP (Congresso Nacional de Psicologia) que são realizados em Adamantina e Presidente Prudente. A partir deste período, a subsede de Assis assume um caráter mais propositivo de participação social e se insere nos órgãos de controle social, conferências municipais de saúde. Dessa forma participa ativamente da organização das pré-conferencias, preparando delegados (as) e representantes do segmento dos usuários, debatendo a finalidade das conferências. Neste período, diversas ações merecem destaque, como a criação do Núcleo da ABEP (Associação Brasileira de Ensino em Psicologia) em Marilia.

2008 a 2010 - Para esta gestão são mantidas Silvia Maria do Nascimento (coordenadora), Marly Fernandes dos Santos (subcoordenadora), José Alexandre de Lucca, Mariana Ceciliato Carvalho e a chegada de Marcio Aloísio de Oliveira. Em 2009, houve nova alteração na Comissão Gestora então instalada: Mariana Ceciliato Carvalho é substituída por Fernando Luiz Zanetti e, posteriormente, em 2010, ocorre a saída de José Alexandre Delucca e a entrada da Psicóloga Elisabeth Gelli Yazlle. Tivemos a participação na I Conferência Nacional LGBT, a primeira em caráter mundial; e nas Conferências Regionais de Direitos Humanos em Marília e Presidente Prudente, além da I Conferência Livre de Segurança Pública e Conferência Regional de Assistência Social em Presidente Prudente. No ano de 2008, a subsede de Assis dedicou-se à divulgação do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), na imprensa e em debates na região, quando este documento completava 18 anos. O evento foi realizado na Faculdade Toledo de ensino, em parceria com a Diretoria Regional de Assistência Social/DRADS. Em 2009, o V Premio Artur Bispo do Rosário teve, como um de seus premiados, um trabalho fotográfico que registrou uma expressão coletiva dos usuários dos serviços de saúde mental de Assis nas paredes do Galpão Cultural. Nesse mesmo ano foi realizado em Tupã, com o apoio do Gestor Fernando L. Zanetti, o evento Encontros Interdisciplinares sobre Psicologia e Povos Indígenas, que recebeu o apoio do Ministério da Saúde/FUNASA. No final de 2009 foi criado o Fórum Permanente de Saúde Mental da Região de Assis, um espaço coletivo de discussão e ações referentes às questões de Saúde Mental comuns aos 13 municípios que compõem o Colegiado de Gestão da Região de Assis. Já em 2010, acontece a realização das Conferências de Saúde Mental em Assis e Presidente Prudente, elegendo desta última, um delegado rumo a Plenária Estadual de Saúde Mental Intersetorial (Etapa Estadual). Ao final do ano de 2010, a participação de toda a Comissão Gestora no Planejamento Estratégico promovido pela Sede, contribuiu para iluminar a elaboração do Planejamento Estratégico da subsede.

2011 - No início deste ano foi feita uma chamada de psicólogos (as) de toda a região para participarem do planejamento estratégico da subsede, buscando dar visibilidade e transparência as ações empreendidas e convocar os colegas à participação ativa na vida de seu Conselho.

Gestões Anteriores





2013
Marly Fernandes dos Santos - Coordenadora
Magali do Carmo Barchi - Subcoordenadora
Audiston Nelson Alves Maciel - Membro
Fabiana de Andrade - Membro

2011
Marly Fernandes dos Santos - Coordenadora
Tania Cristina Impocetto Marcheti - Subcoordenadora
Elisabeth da Silva Gelli - Membro
Fernando Luiz Zanetti - Membro
Marcio Aloisio de Oliveira - Membro

2011
Marly Fernandes dos Santos - Coordenadora
Adriano da Silva Hernandes - Subcoordenador
Fernando Luiz Zanetti - Membro
Elisabeth da Silva Gelli - Membro
Marcio Aloisio de Oliveira - Membro

2010
Marly Fernandes dos Santos - Coordenadora
Marcio Aloisio de Oliveira - Subcoordenador
Elisabeth da Silva Gelli - Membro
Fernando Luiz Zanetti - Membro
Silvia Maria do Nascimento - Membro

2009
Silvia Maria do Nascimento - Coordenadora
Marly Fernandes dos Santos - Subcoordenadora
Jose Alexandre de Lucca - Membro
Marcio Aloisio de Oliveira - Membro
Fernando Luiz Zanetti - Membro

2007-2008
Silvia Maria do Nascimento - Coordenadora
Marly Fernandes dos Santos - Subcoordenadora
Jose Alexandre de Lucca - Membro
Mariana Ceciliato de Carvalho - Membro
Marcio Aloisio de Oliveira - Membro

2007
Silvia Maria do Nascimento - Coordenadora
Marly Fernandes dos Santos - Subcoordenadora
Jose Alexandre de Lucca - Membro
Mariana Ceciliato de Carvalho - Membro

2007
Silvia Maria do Nascimento - Coordenadora
Marly Fernandes dos Santos - Subcoordenadora
Jose Alexandre de Lucca - Membro
Mariana Ceciliato de Carvalho - Membro
Silvana Maria de Campos Garcia - Membro

2007
Silvia Maria do Nascimento - Coordenadora
Marly Fernandes dos Santos - Subcoordenadora
Mariana Ceciliato de Carvalho - Membro
Silvana Maria de Campos Garcia - Membro

2006
Silvia Maria do Nascimento - Coordenadora
Roberta de Oliveira Maisatto - Subcoordenadora
Maria Aparecida Gobato Lopes Castro - Membro
Marly Fernandes dos Santos - Membro
Silvana Maria de Campos Garcia - Membro

2006
Silvia Maria do Nascimento - Coordenadora
Valeria Castro Alves Cardoso Penachini - Subcoordenadora
Maria Aparecida Gobato Lopes Castro - Membro
Marly Fernandes dos Santos - Membro
Silvana Maria de Campos Garcia - Membro

2005
Valeria Castro Alves Cardoso Penachini - Coordenadora
Silvia Maria do Nascimento - Subcoordenadora
Maria Aparecida Gobato Lopes Castro - Membro
Marly Fernandes dos Santos - Membro
Silvana Maria de Campos Garcia - Membro

2004
Valeria Castro Alves Cardoso Penachini - Coordenadora
Silvia Maria do Nascimento - Subcoordenadora

Maria Aparecida Gobato Lopes Castro - Membro
Maria Elvira Bellotto M dos Santos - Membro
Silvana Maria de Campos Garcia - Membro 2002
Valeria Castro Alves Cardoso Penachini - Coordenadora
Silvia Maria do Nascimento - Subcoordenadora
Silvana Maria de Campos Garcia - Membro

1998
Elcimara Meire da Rocha Mantovani - Coordenadora
Valeria Castro Alves Cardoso Penachini - Subcoordenadora
Maria Cristina Dias - Membro

1997
Márcia Cristina Schwarz Mendes - Coordenadora
Elcimara Meire da Rocha Mantovani - Subcoordenadora
Edgar Rodrigues - Membro

1996
Edgar Rodrigues - Coordenador
Elcimara Meire Da Rocha Mantovani - Subcoordenadora
Márcia Cristina Schwarz Mendes - Membro

1993 - 1995
Ana Maria Rodrigues de Carvalho - Coordenadora
Ana Maria Ulian - Subcoordenadora
Maria Cristina Vendramel - Membro

1992
Claudia Fernanda Bianchi - Delegada
Elizabeth Maria Oliveira Lutti Bertoncini - Delegada Adjunta

1990
Edgar Rodrigues - Delegado
Claudia Fernanda Bianchi - Delega da Adjunta

1989
Isabel Cristina Francisco - Delegada
Elisabeth Gelli Yaslle - Delegada adjunta

1986
Elisabeth Gelli Yaslle - Delegada
Isabel Cristina Francisco - Delegada Adjunta
Fátima Maria Bernabé M. Almeida Pinto - Delegada adjunta

1983
José Sterza Justo - Delegado

1982
José Roberto Tozzoni Reis - Delegado

1981
Ilda Aparecida Caruso Silva - Delegada
Edna Carlos de Souza - Delegada Adjunta
Márcio Antonio Cecconello - Representante Legal Na Cidade De Presidente Prudente

1979
Ilda Aparecida Caruso Silva - Delegada


Eventos
Coordenador(a): José Ricardo Portela (CRP 06/51825)
Subcoordenador(a): Márcia Ester Caldas dos Santos (CRP 06/70514)
Membros: Carolina Principe Lopes (CRP 06/85781)
Lucas Petronilho Negrão da Silva (CRP 06/119817)
Wagner Ferreira da Silva (CRP 06/92838)

Assuntos administrativos e Registro de Especialista: [email protected] e [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização e Comissão de Ética: [email protected]
Horário de funcionamento: 9h às 17h.
Aniversário da cidade de Santos: 26 de janeiro
Endereço: Rua Dr. Cesário Bastos, 26 - Vila Belmiro - Cep 11075-270 - Santos/SP.
Telefones: (13) 3235-2324
Municípios: Barra do Turvo, Bertioga, Cajati, Cananéia, Cubatão, Eldorado, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Jacupiranga, Juquia, Miracatu, Mongaguá, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Santos, São Vicente, Sete Barras

Memorial




1979 - A Resolução CRP-06 Nº 004/79 de 02/04/79, estabelece as Delegacias Regionais do CRP 06 e as normas para a sua instalação. Já a Portaria CRP 06 nº 008/79 de 06/08/79 nomeia a psicóloga Aurora Celli CRP 06/24, Delegada e a Portaria CRP-06 Nº 011/79 de 17/12/79 nomeia o psicólogo Mauro de Souza Domingues CRP-06 4308, Delegado. Em 25/08/79 a Delegacia de Santos é instalada à Rua Othon Feliciano, 02, conj.53, Gonzaga, Santos/SP.

1989-1992 - Em janeiro de 1989, a Delegacia de Santos do CRP-06, é instalada em novo endereço: Rua Paraíba, 84, José Menino, Santos/SP. 

1992-1995 - A Portaria CRP 06 nº 001/93 de 11/01/93 nomeia a 1ª Comissão Gestora da Delegacia de Santos. De setembro à dezembro de 1993, a Subsede de Santos, participa da organização do 3º Encontro Nacional de Entidades e Usuários e Familiares da Luta Antimanicomial. Em maio de 1994, o CRP/06 acompanhou 300 familiares de doentes mentais à Assembléia Legislativa de São Paulo, em apoio ao projeto de lei que previa o fechamento dos hospitais psiquiátricos. Já em março de 1995 um novo endereço: Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 230, conj. 54, Vila Belmiro, Santos/SP. Neste mesmo ano ocorre a alteração da designação das Delegacias para Subsedes (Resolução CRP-06 Nº 006/95). 

1995-1998 - Em dezembro de 1996 é inaugurada a primeira sede própria da Subsede de Santos, à Rua Martim Francisco, 225, Encruzilhada, Santos/SP, com a homenagem ao psicólogo Luiz Celso Manço. Em junho de 1996, houve a participação de psicólogos no 1º Intercâmbio Santos-Buenos Aires em Políticas e Práticas Socioculturais (apoio da Associação Médica Argentina e Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires). Em maio de 1998, a Marcha Global Contra o Trabalho Infantil esteve em Santos, ocasião em que a Subsede realizou as discussões em defesa dos direitos da criança e do adolescente. 

1998-2001 - Tem início os trabalhos voltados para temas políticos e pouco discutidos até então junto aos psicólogos (as) da região. A educação também ganha destaque e, cada vez mais, nos apropriamos dos temas. Em outubro de 1999 acontece a 1ª reunião mensal do grupo de trabalho em educação e também a mesa redonda Homossexualidade, um desvio? Perspectivas de atuação do Psicólogo. Foi apresentado e discutido junto à categoria a Resolução 001/99 do CFP, que indica que psicólogos (as) não devem considerar a homossexualidade como doença. Neste mesmo ano, comemorou-se o Dia Mundial da Luta contra a AIDS com a apresentação de filmes ligados ao tema nas cidades de Registro e em Pariquera-Açu. No ano seguinte, em 2000 realizamos o evento Comemoração dos 10 anos do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente). Neste mesmo ano, em outubro, acontece a Campanha contra a Redução da Maioridade Penal. Um momento muito marcante, devido as discussões do tema com a sociedade através da imprensa. A Resolução CFP Nº 0016/2001 de 07/10/2001 aprova o Regimento Interno do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região. Em maio de 2001, acontece a compra de um novo imóvel, uma sede própria da Subsede de Santos, que abriga a exposição fotográfica Arquitetura da Conformação: o espaço constituindo as relações, pela Campanha Nacional de Direitos Humanos 

2001-2004 - Este período é marcado pela priorização das ações políticas em conjunto com associações, universidades, órgãos municipais, e claro, psicólogos (as). Veja o que aconteceu nesse período:

2002: lançamento do Jornal PSI Via Subsede CRP/SP-Santos e Região nº2 - Psicologia 40 anos: Hora de Construir o Futuro!

Maio de 2002: A Cidadania Essencial, evento comemorativo da Semana da Saúde Mental em parceria com a UNISANTOS, com a presença de cerca de 600 pessoas.

Agosto de 2002: o evento Os 40 Anos da Regulamentação da Profissão em comemoração ao Dia do Psicólogo (a), foi realizado em ação conjunta com a Associação dos Psicólogos de Santos, com a participação de 300 psicólogos (as). A Palestrante, Dra. Ana Bock, então presidente do CRP SP, trouxe muita da história da nossa profissão no Brasil.

Novembro de 2002: aconteceu a 1ª Reunião do Grupo Controle Social, demonstrando a importância da representatividade do CRP nos Conselhos Municipais.

Agosto de 2003: reuniões e o evento Ética e Psicologia: Uma perspectiva Cidadã: atualizando o Código de Ética; aprovação, pelo Plenário da mudança da nomenclatura de Subsede de Santos para Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira; Comemoração do Dia do Psicólogo (a) e apresentação do vídeo de lançamento do Banco Social em Santos; inauguração da Sede própria do CRP-06 Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira, que se localiza à rua Dr. Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro, Santos. A solenidade conta com a participação da Conselheira Presidente do CRP-SP, Dra. Ana Bock.

Outubro de 2003 - Com a presença de 250 profissionais da área da Saúde Mental e Direito, realizamos o evento Justiça Terapêutica O que Está na Subjetividade do Instituído. Após atualização do Código de Ética Profissional surgem debates de questionamentos quanto à exigência por tratamento psicológico ao dependente químico, chamado de tratamento compulsório.

2004 -  Por exigências burocráticas é solicitado à Receita Federal de Santos, a criação de um CNPJ para Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira.  Neste ano, falece a Psicóloga Márcia Cabral Meirelles, ex-Conselheira e Subcoordenadora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira, da Gestão 98 à 2001. Em maio, acontece o lançamento do Jornal PSI VIA SUBSEDE CRP/SP-Santos e Região nº 3 - EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA - 15 anos da Intervenção Municipal na Casa de Saúde Anchieta. O evento A Inclusão na Prática e a Prática da Inclusão - Políticas de Inclusão e Educação de Qualidade. Mesa redonda com apresentação de Projetos relacionados à Educação Inclusiva. Presença do Prof. Pacheco da escola da Ponte: Uma escola Sem Muros.

2004-2007 - Passamos a enfatizar junto com a categoria que o (a) psicólogo (a) é um (a) prestador (a) de serviço à população que, na condição de consumidora, possui direitos à serviços de qualidade e fundamentados pelos princípios profissionais. A Psicologia e a Saúde Pública também se destacaram nesta gestão, com eventos preparatórios para o VI Congresso Nacional de Psicologia.

Em maio de 2005 aconteceu a apresentação da Rede Internúcleos - Por uma sociedade sem manicômios na Semana da Luta Antimanicomial. Na sequência, em junho, os 15 anos do ECA - Conquistas e desafios, com parceria com a OAB - Subsecção de Santos e Conselho Regional de Serviço Social. 

Em agosto de 2005, na Comemoração da Semana do Psicólogo (a) na Baixada, acontece o evento Encerramento do Banco Social de Serviços em Psicologia e a criação do Centro de Referências em Políticas Públicas (CREPOP).

Em abril de 2006 é realizada a Semana da Saúde Coletiva, com eventos preparatórios para o I Fórum Nacional de Psicologia e Saúde Pública. Em maio, alguns eventos foram cancelados, devido aos atentados do PCC.

Em junho de 2006 acontece a Oficina com usuários dos Serviços de Saúde Mental da Região. O período marca também as Oficinas Regionais da ABEP (Associação Brasileira de Ensino em Psicologia) e o início das reuniões mensais do  Grupo de Trabalho Sistema Prisional.


2007-2010 - A Psicologia à serviço da sociedade se estabelece e a categoria se conscientiza de que a prestação de serviços de qualidade envolve o conhecimento do que são Direitos Humanos e Cidadania.

Fevereiro de 2008 -  Evento Descriminalização do Aborto, em parceria entre o CRP, OAB e CRESS Baixada Santista.

Março de 2008 - Júri Simulado: Lei Maria da Penha; participação na III Conferência Municipal da Condição Feminina de Cubatão, em parceria com o Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão; participação em Pré-Conferência LGBT no Guarujá.

Maio de 2008 - 1º Encontro Psicologia e Povos Indígenas, realizado na Subsede Baixada Santista.

Junho de 2008 - Comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ocorre também audiência pública, para organização da Conferência de Direitos Humanos na Câmara dos Vereadores de Santos.

Agosto de 2008 - Seminário 18 Anos do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente): A maioridade implica em mudanças que exigem novos desafios. Parceria com CMDCA, CRESS-SP, CMAS e UNIP. Exposição de Cartazes Maioridade do ECA no SESC Santos de 18/08 a 11/09/08. Em 21/06/08 Iniciam-se os encontros Temáticos de Psicologia no Sistema Prisional com Mesas Redondas e Debates.

Em Julho de 2008, a Conferência Regional de Direitos Humanos em Registro dá continuidade à ação da interiorização da Subsede. Outro evento, A Psicologia na Política de Assistência Social, marca a primeira reunião de muitas, com os psicólogos (as) e outros profissionais que atuam na Assistência Social na Baixada Santista.

Agosto de 2008, o evento Saúde Mental no Sistema Sócio Educativo: Desafios e Perspectivas para o atendimento, com participação de mais de 100 pessoas, dá inicio ao I Encontro da Fundação Casa. Neste ano, a Semana de Comemoração do Dia do (a) Psicólogo (a) foi marcada por vários eventos voltados para a Educação devido ao lançamento no dia 27 de agosto do Ano da Educação no Sistema Conselhos de Psicologia.

Em setembro de 2008, em Santos, realizamos o evento em Comemoração ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, com a Roda de Conversa Luta pela Educação Inclusiva. Neste mesmo dia, em Pariquera-Açu, foi realizada a Roda de Conversa Ano Temático da Psicoterapia e o Lançamento do Ano Temático pelo Sistema Conselhos.

Em junho de 2009, em Itanhaém, atividades específicas: os Encontros Interdisciplinares sobre a Psicologia e Povos Indígenas e a mesa redonda A interculturalidade na atuação à saúde dos povos indígenas.

Em agosto de 2009, a Comemoração ao Dia do (a) Psicólogo (a), acontece com uma confraternização com apresentação de talentos da Psicologia na Barra de Praia em Santos.

Em junho de 2010 é realizado o Seminário Nacional A atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social.

Em 27 de agosto de 2010, é eleita nova gestão, com a eleição da chapa Cuidar da Profissão.

2011 
Março - Oficina Psicologia das Emergências e Desastres
Abril - Dia da Luta pela Educação Inclusiva, pólo de transmissão: CRP-06 Subsede Baixada Santista e UNAERP-Guarujá/SP. 
Maio - Semana da Luta Antimanicomial, com diversos eventos. 
Junho -  Diversidade Sexual: desnaturalizando concepções
Julho - Saúde do Trabalhador: Cuidando de Quem Cuida
Agosto -  I Seminário da Baixada Santista: Medicalização da Educação e da Sociedade: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos, no SESC/Santos. Comemoração ao Dia do (a) Psicólogo (a), com exposição do acervo da Subsede, realização da Tarde Cultural e Palestra sobre o Resgate Histórico da Psicologia.

Gestões Anteriores




2013
José Ricardo Portela - Coordenador
Mirnamar Pinto da Fonseca Pagliuso - Subcoordenadora
Igor da Costa Borysow - Membro
Lumena Celi Teixeira - Membro
Marcelo Soares Vilhanueva - Membro

2010-2013
José Ricardo Portela - Coordenador
Lucilene Martorelli Ortiz Petin Medeiros - Subcoordenadora
Claudia Luiza Tóss Cavalcanti  - Membro
Mirnamar Pinto da Fonseca Pagliuso - Membro

2009-2010
Beatriz Belluzzo Brando Cunha - Coordenadora
Zuleika Fátima Vitoriano Olivan - Subcoordenadora
Claudia Luiza Tóss Cavalcanti - Membro
Lucilene Martorelli Ortiz Petin Medeiros - Membro
José Ricardo Portela - Membro

2008-2009
Beatriz Belluzzo Brando Cunha - Coordenadora
Zuleika Fátima Vitoriano Olivan - Subcoordenadora
Claudia Luiza Tóss Cavalcanti - Membro
Lucilene Martorelli Ortiz Petin Medeiros - Membro
José Ricardo Portela - Membro

2007-2008
Beatriz Belluzzo Brando Cunha - Coordenadora
Zuleika Fátima Vitoriano Olivan - Subcoordenadora
Lucilene Martorelli Ortiz Petin Medeiros - Membro

2006-2007
Zuleika Fátima Vitoriano Olivan - Coordenadora
Beatriz Belluzzo Brando Cunha - Subcoordenadora
Carla Bertuol - Membro
Lucilene Martorelli Ortiz Petin Medeiros - Membro

2005-2006
Zuleika Fátima Vitoriano Olivan - Coordenadora
Beatriz Belluzzo Brando Cunha - Subcoordenadora
Carla Alessandra Sartorelli - Membro
Carla Bertuol - Membro

2005 
Zuleika Fátima Vitoriano Olivan - Coordenadora
Carla Alessandra Sartorelli - Subcoordenadora
Beatriz Belluzzo Brando Cunha - Membro
Carla Bertuol - Membro

2004-2005
Zuleika Fátima Vitoriano Olivan - Coordenadora
Carla Alessandra Sartorelli - Subcoordenadora
Carla Bertuol - Membro
Marina da Silveira Rodrigues Almeida - Membro

 2003-2004
Carla Bertuol - Coordenadora
Marina da Silveira Rodrigues Almeida - Subcoordenadora
Carla Alessandra Sartorelli - Membro
Zuleika Fátima Vitoriano Olivan - Membro

2002-2003
Rosângela Mendes Vieira - Coordenadora
Marina da Silveira Rodrigues Almeida - Subcoordenadora
Carla Bertuol - Membro
Simone Tenório Santos - Membro

2000-2001
Márcia Cabral Meirelles - Subcoordenadora
Carla Bertuol - Coordenadora
Rosângela Mendes Vieira - Membro

1998-2000
Carla Bertuol - Coordenadora
Márcia Cabral Meirelles - Subcoordenadora
Zuleika Fátima Vitoriano Olivan - Membro

1998 
Andréa Regina Soares Poppe - Coordenadora
Maria Aparecida Barroso - Subcoordenadora
Maria Nilda Campos Golegã - Membro
Silvia Rigotto - Membro

1997-1998
Andréa Regina Soares Poppe - Coordenadora
Maria Nilda Campos Golegã - Subcoordenadora
Maria Aparecida Barroso - Membro

1996-1997
Andréa Regina Soares Poppe - Coordenadora
Maria Nilda Campos Golegã - Subcoordenadora
João Bosco Alves de Souza - Membro
Valéria Alvarez Cruz - Membro

1995-1996
Plínio Constâncio Alvarenga Neto - Coordenador
Armando de Freitas Pinho - Subcoordenador
Valéria Alvarez Cruz - Membro

1994-1995
Plínio Constâncio Alvarenga Neto - Coordenador
Maria Izabel Calil - Subcoordenadora

1993-1994
Plínio Constâncio Alvarenga Neto - Coordenador
Maria Izabel Calil - Subcoordenadora
Ana Maria Miranda de Mello - Membro
Maria Izabel Vazquez Colmenero - Membro
Regina Lúcia Villani - Membro

1989-1992
Dagmar Menichetti - Delegada Titular
Armando de Freitas Pinho - Delegado Adjunto
Antônio Carlos Simonian dos Santos - Delegado Titular

1986-1988
Dorian Rojas Finocchio - Delegada 
Kriemhilde Flory - Delegada Adjunta

1982-1986
Nancy Ramacciotti de Oliveira Santos - Delegada 
Antônio Carlos Simonian dos Santos - Delegado Adjunto

1980-1982
Luiz Antonio Guimarães Cancello - Delegado
Flávia Henriques - Delegada Adjunta

1979-1980 
Aurora Celli - Delegada
Mauro de Souza Domingues - Delegado


Eventos
Coordenador(a): Marco Aurélio Jacob Pereira (CRP 06/187527)
Subcoordenador(a): Dreyf de Assis Gonçalves (CRP 06/55379)
Membros: Juliana Talamonti Paixão (CRP 06/115030)
Vitória Regina Silva Góes (CRP 06/174451)

Assuntos administrativos e Registro de Especialista: [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização: [email protected]
Comissão de Ética: [email protected] | [email protected]
Horário de funcionamento: 08h às 18h
Aniversário da cidade: 1º de agosto
Endereço: Rua Albino Tâmbara, 5-28 - Vila Cidade Universitária - CEP 17012-470 - Bauru/SP.
Telefones: (14) 3223-3147 ou (14) 3223-6020
Municípios: Águas Santa Bárbara, Agudos, Alto Alegre, Álvaro de Carvalho, Alvinlandia, Araçatuba, Arandu, Arealva, Areiópolis, Avai, Avanhandava, Avaré, Balbinos, Barbosa, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Bofete, Bocaina, Boracéia, Borborema, Borebi, Botucatu, Braúna, Brejo Alegre, Brotas, Buritama, Cabralia Paulista, Cafelândia, Cerqueira Cesar, Clementina, Coroados, Dois Córregos, Duartina, Fernão, Gabriel Monteiro, Gália, Garça, Getulina, Glicério, Guaicara, Guaimbê, Guarantã, Guararapes, Iacanga, Iaras, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Itatinga, Jaú, Júlio Mesquita, Lençóis Paulista, Lins, Lucianópolis, Luiziania, Lupércio, Macatuba, Mineiros do Tietê, Pardinho, Paulistanea, Pederneiras, Penápolis, Piacatu, Pirajui, Piratininga, Pongaí, Pratania, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis, Rubiacea, Sabino, Santopolis do Aguapei, São Manuel, Torrinha, Ubirajara, Uru, Valparaiso, Vera Cruz

Memorial




A região de Bauru conta com 84 municípios. A concentração maior de psicólogos (as) se localiza em alguns pólos como Bauru (844), Botucatu (204) Araçatuba (301), Jaú (138) e Lins (91). Até o final do 1º semestre de 2011, atuavam na região de Bauru 2.534 psicólogos (as). A região conta com nove Instituições de ensino superior que formam profissionais na área: UNESP, USC, UNIP-Bauru, Anhanguera, FSP-Avaré, IMESSM - São Manoel, UNIP-Araçatuba, FAEF-Garça, Unisalesiano-Lins.

As Delegacias Regionais foram instaladas no ano de 1979 com o objetivo de fiscalizar o exercício profissional do (a) psicólogo (a) que se encontrava em franca ascensão no estado de São Paulo. A primeira sede ocupava uma sala comercial localizada na Rua Batista de Carvalho, 433. O segundo endereço foi na Avenida Rodrigues Alves, 17-05. Estiveram presentes:

Waldecy Alberto Miranda - Presidente do CRP 06
Maria Ignez Longhin de Siqueira - Diretoria Secretária
Dr. Antonio Carelli - Conselheiro e Presidente da Comissão de Delegacias

No ano de 1993 os (as) conselheiros (as), após um intenso período de discussões, resolveram transformar as então Delegacias em Subsedes. Essas representações deixavam de ser consideradas apêndices administrativos da sede, para assumirem um papel mais ativo.

"Propomos que sejam locais de encontro e instrumento de articulação dos psicólogo (as), a partir dos quais possam desenvolver projetos de interesse da categoria e intervir no espaço social em defesa da cidadania. Para isso é necessário descentralizar as ações, garantindo maior autonomia as subsedes e valorizar projetos voltados para os contextos específicos de cada região.

(...) A forma de gerenciamento também muda, visando introduzir uma prática mais democrática e participativa: ao invés de ser administrada por um delegado, a Subsede será dirigida por uma comissão gestora (...). Esta comissão terá como prioridade a gestão política da Subsede, ficando seu coordenador responsável pelos aspectos administrativos."¹

¹Nova política de representação, Jornal do CRP-06, n.º 80, dez/jan.1992/1993 (artigo assinado por José Roberto Tozoni Reis) - ² Referência Julho/2011

Atualmente, a Subsede de Bauru conta com uma Comissão Gestora formada por cinco psicólogos. Porém recebe constantemente a participação efetiva de vários profissionais no sentido de fortalecer sua atuação na região. Trata-se de buscar maior visibilidade da profissão, estabelecer o referencial da psicologia nas diversas instâncias de representação, como os Conselhos de Controle Social, Fóruns, Movimentos Sociais.

Em todas as regiões do Estado de São Paulo, o CRP-SP trabalha incessantemente para que a profissão possa ser exercida com ética, qualidade técnica e compromisso social.

Diante deste trajeto destacamos alguns fatos e ações importantes:

Março de 1987 - Criação da Comissão de Saúde

Abril de 1987 - Criação da Comissão de Educação

Maio de 1987 - Criação da Comissão de Trabalho, Instituição e Educação. Ainda neste mês. é realizado o 2º Congresso de Trabalhadores da Saúde Mental, de onde sai o Documento Antimanicomial, o primeiro do país, que forneceu as diretrizes para as políticas utilizadas atualmente em todo Brasil. Com isso, a cidade se tornou a precursora da implementação de uma rede de atendimento psiquiátrico voltado à socialização dos pacientes.

Abril de 1992 - Formação da Comissão Gestora da Subsede de Bauru, com a presença do conselheiro da Gestão Psicologia e Cidadania, Celso Zonta.

Março de 1993 - Reunião em Araçatuba com as coordenadoras Zilá Flauzinha Soucheff Domingues e Denilrea Pérola P. Macário e a psicóloga Adriana Uchôa para debater sobre a Associação e a idéia de se ter uma representação do CRP-06 nesta cidade.

Em 1998 - Inauguração da Subsede de Bauru - Sede Própria, na Rua Albino Tâmbara, n.º 5-28

Agosto de 2000 - Reinauguração da Subsede Reformada

Em 2005 - Subsede de Bauru, OAB e outras entidades, lutam pela desativação da Cadeia Feminina de Cabrália Paulista/SP

Dezembro de 2007 - é realizado o Encontro Nacional 20 Anos de Luta por Uma Sociedade sem Manicômios, em Bauru/SP

2008 - Criação do Grupo contra Violência e Violação de Direitos Humanos. No dia 15 de janeiro, foi realizado um ato ecumênico na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, em repúdio à morte de Carlinhos (Carlos Rodrigues Júnior), morto em 15 de dezembro de 2007, em decorrência de tortura cometida pela polícia militar.

2010 - No dia 22 de abril é realizada a Reunião Toque de Recolher, com o objetivo de discutir a idéia de implantação do toque de recolher para menores de 18 anos. No dia 26 de novembro - Troféu de Direitos Humanos - A Subsede de Bauru recebeu o Troféu Gastão de Mouro Maia Filho, relativo ao Prêmio Direitos Humanos da OAB.

2011 - Reinauguração da Subsede, reformada de acordo com a Lei sobre Acessibilidade.

A subsede de Bauru produziu diversos materiais, tais:

Caderno Comemorativo dos 40 Anos da Psicologia na Região de Bauru: Ano 2002 - Elaborado pela Comissão Gestora: Débora Cristina Fonseca, Rinaldo Correr e Sandra Elena Sposito - Objetivo: Trata-se da história das entidades de formação de psicólogos (as) em nossa região, sem as quais hoje não seríamos um pólo de referência da psicologia no estado de São Paulo.

Livro: Práticas Psicológicas e Reflexões Dialogadas: Ano 2005 - Elaborado pela Comissão Gestora: Débora Cristina Fonseca, Rinaldo Correr e Sandra Elena Sposito juntamente com a UNEP/Bauru - Objetivo: Este livro é resultado do estreitamento de relações entre universidade e prática profissional por meio do Programa Conversando sobre Práticas Profissionais em Psicologia, promovido pelo CPA da UNESP e do CRP- Subsede de Bauru.

Cartilha: Contribuições do Psicólogo para a Promoção da Saúde, Qualidade de Vida do Trabalhador e Desenvolvimento das Organizações: Ano 2006 - Elaborado pela gestora Sandra Elena Sposito juntamente com os professores da UNESP, Edward Goulart Jr., Luiz Carlos Caneo, Maria Cristina F. Lunardelli. Lançar luzes sobre a prática do (a) psicólogo (a) nessa área, observando, principalmente, o movimento que indica um novo foco de intervenção: a saúde mental do trabalhador.

Gestões Anteriores




2013
Maria Orlene Daré – Coordenadora
Regiane Ap. Piva – Subcoordenadora
Ederson Ribeiro de Almeida – Membro
Marta Alice Nelli Bahia – Membro
Silvana Almeida da Silva Lima – Membro

2010-2013
Maria Orlene Daré – Coordenadora/ Conselheira
Regiane Ap. Piva – Subcoordenadora
Ederson Ribeiro de Almeida – Membro
Juliana Campregher Pasqualini – Membro
Maria de Fátima Belancieri – Membro

2007-2010
Sandra Elena Sposito – Coordenadora/ Conselheira
Maria Orlene Daré- Subcoordenadora
Eni de Fátima Martins – Membro
Regiane Ap. Piva – Membro
Maurício Ribeiro de Almeida – Membro

2007-2010
Sandra Elena Sposito – Coordenadora/ Conselheira
Maria Orlene Daré- Subcoordenadora
Eni de Fátima Martins – Membro
Regiane Ap. Piva – Membro
Maurício Ribeiro de Almeida – Membro

2004-2007
Sandra Elena Sposito – Coordenadora/ Conselheira
Maria Orlene Daré- Subcoordenadora
Eni de Fátima Martins – Membro
Regiane Ap. Piva – Membro

2001-2004
Débora Cristina Fonseca – Coordenadora/ Conselheira
Rinaldo Correr – Subcoordenador
Sandra Elena Sposito – Membro
Sandra Elena Sposito – Subcoordenadora
Maria Orlene Daré- Membro
Sandra Elena Sposito – Coordenadora
Maria Orlene Daré- Subcoordenadora
Eni de Fátima Martins – Membro

1998-2001
Bernardete de Lourdes Salles Baccini – Coordenadora/ Conselheira
Débora Cristina Fonseca – Subcoordenadora
Rinaldo Correr – Membro
Débora Cristina Fonseca – Subcoordenadora

1995 – 1998
Ana Maria Basílio – Coordenadora/ Conselheira
Ari Fernando Maia – Subcoordenador
Homero Cardia – Membro
Vanja Alexandra Castaldelli – Coordenadora/ Conselheira
Ana Maria Basílio – Subcoordenadora
Altair Sérgio Veranusso – Membro

1992-1995
Zilá Flauzina Soucheff Domingues – Coordenadora/Conselheira
Carmen Maria Bueno Neme - Subcoordenadora
Denilrea Pérola A. P. Macário – Membro
Antonia Maria Ferreira R. Senise – Membro
Débora Ap. Martinez Polido – Membro
Nilma Renildes da Silva – Coordenadora
Déborah Aparecida Martinez Polido – Subcoordenadora
Altair Sérgio Venarusso – Membro
Márcia Regina de Oliveira – Membro
Ana Maria Basílio – Membro

1986-1989
Marly Rodrigues Bighetti Godoy – Delegada
Maria Márcia Nogueira Herdade – Delegada Adjunta

1986 – 1986
Denilrea Pérola Paoli Macário – Delegada
Zilá Flauzinha Soucheff Domingues - Fiscal

1981 – 1982
Zilá Flauzinha Soucheff Domingues - Delegada
Denilrea Pérola P. Macário – Delegada Adjunta

1979 – 1981
Maria Emília da Silva Barbosa - Delegada


Eventos
Coordenador(a): Giseli de Fátima Assoni (CRP 06/72980)
Subcoordenador(a): Suely Castaldi Ortiz da Silva (CRP 06/60201)
Membros: Juliana dos Santos Corbett (CRP 06/68596)
Contato assuntos administrativos: [email protected] e Telefone: (19) 3243-7877
Contato Comissão de Orientação e Fiscalização e Comissão de Ética: [email protected]
e Telefone: (19) 3241-8516
Horário de funcionamento: 09h às 18h
Aniversário da cidade: 14 de julho
Endereço: Rua José Paulino, nº 235/ 1º andar - Centro, Campinas, SP - Cep 13013-000 (novo endereço).
Municípios: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Araras, Atibaia, Artur Nogueira, Bom Jesus dos Perdões, Braganca Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Cosmopolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolandia, Indaiatuba, Ipeuna, Iracemapolis, Itapira, Itatiba, Itupeva, Jaguariuna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Leme, Lindóia, Limeira, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazare Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D' Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santo Antônio da Posse, Santo Antônio do Jardim, São João Da Boa Vista, São Pedro, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Vargem Grande do Sul, Varzea Paulista, Vinhedo

Memorial




Em 1979 foi inaugurada com o status de delegacia pela Portaria 003/79 no Edifício Cruz Alta na Av. Barão de Jaguara no Centro, onde Álvaro Franca de Barros foi nomeado como delegado de Campinas. A gestão era feita por ele e por um delegado adjunto. O modelo de gestão era altamente centralizado, inspirado no modelo autoritário de 1971 (época da criação dos Conselhos e que reproduzia, na sua organização, o caráter centralizador e fiscalizador do Estado).

Em 1992, a Gestão Psicologia e Cidadania, que assumiu as atividades, tinha como um dos planos de ação, a descentralização das decisões políticas que envolviam a Regional. Por isso, adotou como modelo de gestão um rodízio dentre as diferentes funções dos (as) conselheiros (as), como uma forma de garantir uma maior democracia. Em 1993, iniciou-se uma nova modalidade de gestão e a comissão passou a ser formada por coordenador, subcoordenador e membros com uma nova política de participação da categoria.

Uma das primeiras resoluções dessa gestão foi a de romper com o modelo das Delegacias, que eram conduzidas por um delegado nomeado pela Sede, e propor a criação das Subsedes, as quais seriam orientadas por uma Comissão Gestora indicada pelos (as) psicólogos (as) radicados (as) no território de ação de cada uma das subsedes.

Para cada uma delas foi deflagrado um processo de convocação dos psicólogos (as) para que fossem expostas as novas propostas de atuação do Conselho. Em Campinas, este movimento foi conduzido por Nilton Júlio de Faria, na qualidade de Conselheiro Suplente da Gestão Psicologia e Cidadania.

O processo de constituição da Comissão Gestora foi marcado por dois encontros. O primeiro buscou ouvir as expectativas dos psicólogos (as) sobre a nova gestão, assim como colher sugestões. No segundo, foi discutida a composição da Comissão Gestora, onde os (as) psicólogos (as) interessados (as) em constituí-la deveriam ter participado destes dois eventos.

O foco do trabalho era mais em serviço de orientação. As consultas aumentaram, tanto presencialmente quanto por telefone. Foram estabelecidos plantões para atender os colegas. Neste tempo, muitos profissionais tiravam dúvidas e descobrimos que não o faziam antes por receio. Este foi um sinal de que estávamos num caminho novo e acertado. Em vez das clássicas fiscalizações por amostragem, iniciaram-se levantamentos sobre as denúncias, mesmo que anônimas. Não diminuiu o trabalho, ao contrário, aumentou o contato de pessoas e colegas psicólogos (as).

O primeiro contato com os novos profissionais acontecia na Subsede quando recebiam sua identidade profissional. A Subsede passou a ser aberta à categoria e os gestores, acessíveis a demanda. Eram incentivadas a participação, a militância e o envolvimento com as políticas públicas em suas mais variadas expressões: saúde, educação, social, trânsito, jurídica, etc.

Houve um bom entrosamento com as entidades de psicologia na região e alguns eventos foram realizados em parcerias. Por causa das conferências de saúde, chegaram a haver reuniões envolvendo outros conselhos (odontologia, serviço social, nutrição, enfermagem e medicina) e também, devido à militância na vaga ocupada pelo Conselho de Psicologia no Conselho Municipal. Outra dinâmica nova era a participação dos (as) gestores das subsedes nas atividades gerais que ocorriam na sede, o que propiciava uma integração maior no CRP SP.

Como não tínhamos espaço para grandes encontros, eles foram realizados nas dependências da PUC-Campinas com a participação de, aproximadamente, quarenta psicólogos (as). Número que considerávamos surpreendente e demonstrava o interesse da categoria em construir um Conselho mais aberto. Importante registrar que nesses encontros houve a participação de várias instituições de ensino que mantinham curso de Psicologia, como a PUC-Campinas, a UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), Faculdade Padre Anchieta (de Jundiaí) e Universidade São Francisco (de Itatiba). Tratavam-se de grandes cursos de formação de psicólogos (as) na área de abrangência da Subsede de Campinas e que sempre estiveram presentes na construção da psicologia brasileira.

Um evento marcante dessa gestão foi a realização da comemoração do Dia do Psicólogo (a) com o tema Psicólogo (a) Mostre a sua Cara, onde foi feito uma mostra de trabalhos artísticos das(os) psicólogas(os), que também podiam cantar e declamar.

Em 1997, no dia 03 de julho aconteceu a inauguração da Subsede de Campinas em prédio próprio na Rua Frei Manuel da Ressurreição, 1251 Bairro Guanabara, sob a seguinte Comissão Gestora: Carlos Roberto Torres Damião (coordenador); Marilda Castelar (subcoordora) e Esequiel Laco Gonçalves (integrante).

Em 1998, o Movimento Pra Cuidar da Profissão assumiu a gestão e ampliou o debate sobre a implementação de políticas públicas, o compromisso social da Psicologia com a sociedade e a defesa e garantia dos Direitos Humanos. Mantiveram-se as ações regimentais de plantões de orientação na Subsede (presencial e através de telefone) e as fiscalizações de rotina e de averiguação de denúncias. Uma série de ações e debates ocorreram através dos anos com o intuito de aproximar a Psicologia da sociedade. A subsede de Campinas foi a primeira a iniciar a Interiorização, realizando atividades em cidades fora de Campinas como a comemoração do Dia do Psicólogo, da Luta Antimanicomial, ECA; realização de Vídeoclube entre outros.

Alguns eventos a serem destacados:

1997: Acontece o evento Tratar não é trancar, da Luta Antimanicomial, que teve grande repercussão na cidade de Campinas, onde a entrevista coletiva no Hospital Cândido Ferreira com membros do Movimento da Luta Antimanicomial da Região de Campinas é reportada no Caderno Cidades de um jornal local. São criadas as Comissões de Direitos Humanos, Trânsito, Criança e do Adolescente e Assistência Social.

1998: em maio, realiza-se a Marcha Global contra o Trabalho Infantil, em Campinas. A marcha foi um movimento de caráter mundial. Em 1999, a Subsede se torna pioneira ao lançar o evento Café Filosófico que trata do tema: verdade.

2001: Acontecem os eventos a Maioridade Penal: O futuro do Brasil não merece cadeia , contra a redução da idade penal e a I Conferencia da Saúde Mental de Campinas, com a parceria do CRP na organização. Abril de 2001: A Subsede também foi precursora na apresentação do Vídeoclube com o filme O Show de Truman.

2005: Acontece o 1º Torneio Intercaps, evento integrante da comemoração da Luta Antimanicomial, com a participação de CAPS de 10 municípios da região de Campinas. Desde então o evento cresceu e tem acontecido todos os anos, independente do CRP e com um número cada vez maior de municípios participantes.

2008: A Subsede destaca-se como a primeira a iniciar a Interiorização das instruções dos processos de ética.

2009: Acontece a Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial - Brasília vai ouvir nossa voz! Com grande participação dos usuários dos CAPS de Campinas e Região.

2010: Após as eleições compusemos pela primeira vez a comissão gestora com um psicólogo (a) do município de Piracicaba, objetivando avançar nas ações de interiorização.

2021: A Subsede homenageia, no dia da/o Psicóloga/o, a psicóloga e ex-Conselheira e membra da Comissão de Ética (COE) do CRP SP Maria Isabel do Nascimento Marques  (in memoriam), que atuou para a construção de bases e referências de atuação profissional junto às/aos usuárias/os dos serviços da Psicologia. 

Gestões Anteriores




2010 - 2013
Carolina Helena de Moraes Sombini (Coordenadora)
Gustavo de Lima Bernardes Sales (Subcoordenador)
Maria da Piedade Romeiro de Araujo Melo(membro)
Rodrigo Fernando Presotto (membro)
Thiago Galassi Marccini (membro)

2009
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Maira Bonafé Sei (membro)
Maria da Piedade Romerio de Araujo Melo(membro)
Andrea Ferreira Martins (membro)

2009
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Andrea Ferreira Martins (membro)
Maria da Piedade Romeiro de Araujo Melo(membro)

2008
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Carolina Helena de Moraes Sombini (membro)
Maria da Piedade Romeiro de Araujo Melo(membro)
Andrea Ferreira Martins (membro)

2007
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Andrea Ferreira Martins (membro)
Carolina Helena de Moraes Sombini (membro)
Maria Helena Melhado Stroili (membro)

2006
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Maria Helena Melhado Stroili (membro)
Andrea Ferreira Martins (membro)
Rita de Cassia Oliveira Assunção (membro)

2004
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Fátima Regina Riani Costa (membro)
Rita de Cassia Oliveira Assunção (membro)
Andréa Ferreira Martins (membro)

2003
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Antonio Lopes Macedo (membro)
Maria Amélia Ferreira Garcia Oliveira (membro)

2002
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Antonio Lopes Macedo (membro)
Romilda Simões de Queiroz (membro)
Andrea Ferreira Martins (membro)

2002
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Antonio Lopes Macedo (membro)
Romilda Simoes de Queiroz (membro)
Neusa Maria de Souza Mesquita Félix (membro)

2002
Maria Izabel do Nascimento Marques (Coordenadora)
Osmarina Dias Alves (Subcoordenadora)
Antonio Lopes Macedo (membro)
Maria de Fátima Franco dos Santos (membros)
Neusa Maria de Souza Mesquita Félix (membro)

2001
Eliana Aparecida de Moura Silveira (Coordenadora)
Elisabete Gonçalves Zuza (Subcoordenadora)
Daniela Pertele (membro)

1998
Florianita Coelho Braga Campos (Coordenadora)
Eliana Aparecida de Moura Silveira (Subcoordenadora)
Elisabete Gonçalves Zuza (membro)

1996
Carlos Roberto Torres Damião(Coordenador)
Marilda Castelar (Subcoordenadora)
Ezequiel Laco Gonçalves (membro)

1996
Ezequiel Laco Gonçalves (Coordenador)
Marilda Castelar Subcoordenadora
Carlos Roberto Torres Damião (membro)

1994
Ezequiel Laco Gonçalves (Coordenador)
Terezinha Maia Martincowski - Subcoordenadora
Chirley Basili (membro)

1994
Maria Diva Monteiro Lucarelli - Coordenadora
Terezinha Maia Martincowski - Subcoordenadora
Ezequiel Laco Gonçalves (membro)
Maria Cândida Becker (membro)

1993
Maria Diva Monteiro Lucarelli - Coordenadora
Terezinha Maia Martincowski - subcoordenadora
Edna Maria Kuller (membro)
Ezequiel Laco Gonçalves (membro)
Maria Cândida Becker (membro)

1993
Maria Diva Monteiro Lucarelli - Coordenadora
Maria Cândida Becker - Subcoordenadora
Edna Maria Kuller (membro)
Ezequiel Laco Gonçalves (membro)
Terezinha Maia Martincowski (membro)

1990
Regina Maria Prado leite - delegada adjunta

1989
Hipolito Carretone Filho - delegado
Alícia Maria Strazzacappa Hernandes - delegada ajunta

1987
Thereza Beatriz Figueiredo Santoso - delegada adjunta

1986
Mozart Digiacomo Filho - delegado adjunto

1984
Antonio Faur Raneh Saab - delegado adjunto

1983
Helio Jose Guilhardi - delegado
Almir Linhares de Faria -delegado adjunto

1980
Dirceu Luiz Sassai - delegado
Maria Aparecida Davoli Assumpção - delegada adjunta

1979
Terezinha Perpetuo Laranjo - delegada
Alvaro França de Barros - delegado


Eventos
Coordenador(a): Davi Rodriguez Ruivo Fernandes (CRP 06/118838)
Membros: Aline Caroline Camilo (CRP 06/142295)
Maria da Penha Tamburú Ivanchuk Lopes (CRP 06/46649)
Marília Rangel Machado (CRP 125114)
Rafael Winter (CRP 06/114566)
Assuntos administrativos e Registro de Especialista: [email protected] | [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização e Comissão de Ética: [email protected]
Aniversário da cidade de Santo André: 8 de abril
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 426 - Jardim Bela Vista - Cep 09040-040 - Santo André/SP.
Telefones: (11) 4436-4000 ou (11) 4427-6847
Municípios: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul

Memorial




A Subsede do Grande ABC foi fundada em 1985, denominada na época de Delegacia Regional e sediada na cidade de Santo André. O psicólogo Silvio Leite da Silva foi designado seu primeiro delegado. E permaneceu na coordenação por aproximadamente um ano. Além dele, havia apenas uma secretária. 

As funções de tal "delegacia" eram realizar os atendimentos aos psicólogos (as), discutir questões importantes da psicologia, representar o CRP em diversas instâncias e apoiar questões mais amplas abraçadas pelo CFP. Recebia também denúncias, que eram encaminhadas para a sede. Porém, não realizava fiscalizações. Era um espaço de debate e participação no desenvolvimento da profissão, onde os (as) psicólogos (as) buscavam referências com outros que tinham mais experiência. Entre as dificuldades deste início podemos destacar a ausência de uma mídia forte na região para divulgar as atividades programadas. 

Inicialmente, os temas emergentes eram a psicologia hospitalar, os testes psicológicos e a questão da Luta Antimanicomial, que estava em seu início no Brasil. As Delegacias Regionais do CRP passaram a ser Subsedes em 1992, quando então surge a Subsede Grande ABC. Foram designados delegados para três gestões (1985 a 1992) e seis comissões gestoras até 2010. 

Temos registrado o empenho expressivo da terceira delegada, psicóloga Maria Regina Tonin, no apoio à luta antimanicomial.

Ações e Desafios das Gestões

Na gestão de 1986 deu-se início a reivindicação de uma sede própria para a Subsede. Entre os anos de 1998 e 2003 prosseguiram os esforços para a aquisição da sede própria, desafio alcançado em dezembro de 2003. Os motivos que proporcionaram a aquisição do imóvel da Subsede foram: um auditório para os eventos, estacionamento para maior comodidade dos (as) psicólogos (as) e uma recepção ampla para um atendimento mais confortável em um local de fácil acesso. Nestas duas gestões foram abordados temas sobre educação, em parceria com o Sesi Santo André, Direitos das Pessoas com Deficiência e apoio à Luta Antimanicomial. Vale assinalar que o movimento da Luta Antimanicomial foi sempre um tema de interesse desta Subsede. A gestão de 2004 / 2007, foi norteada com os seguintes temas: diretrizes para a formação em Psicologia e saúde pública; eventos preparatórios da região do Grande ABC para o Fórum Regional de Psicologia e Saúde Pública e I Fórum Nacional de Saúde Pública; e a atuação dos (as) psicólogos (as) junto aos adolescentes privados de liberdade. O grande desafio consistiu na reforma da nova sede da Subsede do Grande ABC. 

Em agosto de 2006 ocorreu a inauguração da sede própria da Subsede do Grande ABC. Outros temas foram apoiados pela Subsede: assédio moral no trabalho e as oficinas motivadoras para o Prêmio Arthur Bispo do Rosário. 

No ano de 2007 foram realizados os eventos preparatórios do IV Congresso Regional de Psicologia, o Fórum Regional sobre Álcool e Drogas e o I Simpósio de Psicologia e Saúde abordando práticas e pesquisas. Nessa gestão poucos (as) psicólogos (as) participavam dos eventos realizados na subsede do Grande ABC. O público participante desses eventos era composto por usuários de serviços da saúde mental. Houve grande rotatividade dos membros da comissão gestora. 

Na gestão de 2007/2010 os temas abordados foram: saúde mental, direitos humanos, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), políticas educacionais e práticas de Psicologia e educação, o ano da Psicoterapia, prêmio Arthur Bispo do Rosário, bioética, medicalização de crianças e adolescentes, emissão de documentos escritos, Avaliação Psicológica, o Ato Médico e os eventos do pré-congresso e do VII CNP (Congresso Nacional de Psicologia). Dentre os temas citados, medicalização de crianças e adolescentes e adoção e desinstitucionalização de crianças e adolescentes, tiveram grande repercussão junto aos psicólogos (as), educadores e pais da região. A emissão de documentos escritos na prática do (a) psicólogo (a) foi outro tema que suscitou grande interesse dos profissionais do Grande ABC, tendo sido realizado dois eventos, em 2008 e 2010. Há registros de que nessa gestão ocorreu uma participação maior de psicólogos (as) e estudantes de psicologia nos eventos realizados pela Subsede do Grande ABC. 

Na gestão de 2010/2013, ainda em vigor, foram realizadas parcerias com as universidades da região com o objetivo de aproximar os (as) psicólogos (as) e os estudantes de Psicologia do CRP. Está em andamento a interiorização da Comissão de Ética para agilizar os processos éticos. Contamos com alguns psicólogos colaboradores, para ampliar a participação do CRP em espaços afins.

Gestões Anteriores




2013 
Janaína Leslão Garcia - Coordenadora 
Reginaldo Branco da Silva - Subcoordenador 
Jean Fernando dos Santos - Membro
Camila de FreitasTeodoro - Membro

 28/09/2010 a 28/09/2013 
Janaína Leslão Garcia - Coordenadora 
Reginaldo Branco da Silva - Subcoordenador
Jean Fernando dos Santos - Membro
Camila de FreitasTeodoro - Membro
Maria Izilda Soares Martão - Membro

30/06/2008 a 04/10/2010 
Sueli Ferreira Schiavo - Coordenadora 
Fábio Kendy Vasquez - Subcoordenador
Tamara P. Lafaeff Vasquez - Membro
Maria Izilda Soares Martão - Membro
Victor Enrique Flores Castillejo - Membro

01/10/2007 a 30/06/2008 
Sueli Ferreira Schiavo - Coordenadora 
Fábio Kendy Vasquez - Subcoordenador
Luisa de Oliveira Vieira - Membro
Maria Izilda Soares Martão - Membro
Victor Enrique Flores Castillejo - Membro

30/10/2006 a 01/10/2007 
Sueli Ferreira Schiavo - Coordenadora
Andréia de Conto Garbin - Subcoordenadora 
Fábio Kendy Vasquez - Membro
Luisa de Oliveira Vieira - Membro
Victor Enrique Flores Castillejo - Membro

20/02/2006 a 30/10/2006 
Sueli Ferreira Schiavo - Coordenadora
Andréia de Conto Garbin - Subcoordenadora
Luísa de Oliveira Vieira - Membro

12/12/2005 a 20/02/2006
Sueli Ferreira Schiavo - Coordenadora
Andréia de Conto Garbin - Subcoordenadora
Luisa de Oliveira Vieira - Membro
Iná Gonçalves Martins - Membro

21/03/2005 a 12/12/2005 
Sueli Ferreira Schiavo - Coordenadora
Daniela Fogagnoli - Subcoordenadora
Aluísio Ferreira de Lima - Membro
Luísa de Oliveira Vieira - Membro
Shirley Aparecida Ribeiro da Silva - Membro

15/09/2003 a 26/09/2004
Adalberto Botarelli - Coordenador
Ednilton José Santa Rosa - Subcoordenador
Pedro Fernando da Silva - Membro
Gil Gonçalves Junior - Membro
Daniela Fogagnoli - Membro

27/09/2004 a 21/03/2005 
Sueli Ferreira Schiavo - Coordenadora
Daniela Fogagnoli - Subcoordenadora 

29/04/2002 a 15/09/2003 
Adalberto Botarelli - Coordenador
Ednilton José Santa Rosa - Subcoordenador
Pedro Fernando da Silva - Membro
Terezinha Pereira de Souza dos Santos - Membro
Daniela Fogagnoli - Membro

25/03/2002 a 29/04/2002 
Adalberto Botarelli - Coordenador
Ednilton José Santa Rosa - Subcoordenador
José Carlos de Jesus Lopes Rodrigues - Membro
Terezinha Pereira Souza dos Santos - Membro
Daniela Fogagnoli - Membro

26/09/2001 a 25/03/2002 
Ednilton José Santa Rosa - Coordenado)
Adalberto Botarelli - Subcoordenador
Flávio Urra 

26/09/98 a 06/08/2001 
Ednilton José Santa Rosa - Coordenador
Adalberto Botarelli - Subcoordenador
Péricles de Oliveira Prado Filho - Membro
Waldir Agnaldo da Silva - convidado

15/03/96 a 26/09/98 
Meyre Magnani - Coordenadora
Marilza de Fátima R. Acosta - Subcoordenadora
Dirce Marchioni Turrini - Membro
Edneia da Cruz Santos - Membro

26/09/95 a 15/03/96 (Interinamente)
Rosalice Lopes - Coordenadora
Maria Cristina B. M. Pellini - Subcoordenadora

19/07/93 a 30/06/95
Maria Aparecida Silva - Coordenadora
Marly Spehar - Subcoordenadora
Rosemeire Foltran - Membro
Tânia Mara Grano Nardini - Membro
Roseli Aparecida Biazutti - Membro
Maria Inês Bertine - Membro

01/03/93 a 04/06/93
Maria Helena Villar e Villar - Coordenadora
Elisabete Pshetz - Subcoordenadora
Rubens Riveras Valverde - Membro
Silvio Leite da Silva - Membro
Luiza Silva Rodrigues - Membro

11/01/1993 a 28/02/1993
Elisabete Pshetz – Coordenadora provisória

22/09/89 a 25/09/92
Maria Regina Tonin - Delegada
Maria Luiza L. S. Malatesta – Delegada adjunta

19/05/86 a 22/09/89
Marlene Bueno Zola – Delegada
Maria Lúcia Pietracatelli – Delegada adjunta

19/07/85 a 16/05/86
Sílvio Leite da Silva - Delegado


Eventos
Coordenador(a): Camila Prandini Prandini (CRP 06/157432)
Subcoordenador(a): Fabiana Macena Luiz (CRP 06/148611)
Membros: Lilian Suzuki (CRP 06/27810)
Murilo Centrone Ferreira (CRP 06/142583)
Valeria Campinas Braunstein (CRP 06/31093)
Colaboradoras/es
Bruna Santin Kalil (CRP 06/157924)
Maria de Lourdes Brito Amorim (CRP 06/186610)
Mariana Luiza Zsigovics Alfino (CRP 06/167922)
Assuntos administrativos: [email protected]
Registro de Especialista: [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização: [email protected]
Comissão de Ética: [email protected]
Comissão Gestora: [email protected]
Horário de funcionamento: 11:00 às 12:00 / 13:00 às 16:00
Aniversário da cidade de São Paulo: 25 de janeiro
Endereço: Rua Arruda Alvim, 89 - Bairro Pinheiros CEP 05410-020.
Em função de problemas técnicos, o atendimento telefônico está suspenso.
Municípios: São Paulo, Osasco, Taboão da Serra, Mairiporã

Eventos
Coordenador(a): Camila Andrade de Oliveira (CRP 06/94895)
Subcoordenador(a): Maria Carolina Pinto Ferraz Cabau CRP 06/110639)
Membros: Daniele Ferraz Simões Santos Teixeira (CRP 06/94936)
Gustavo Pimenta Murayama (CRP 06/156210)
Simone Gonzalez Amorim (CRP 06/95242)

Assuntos administrativos e Registro de Especialista: [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização: [email protected] | [email protected]
Comissão de Ética: [email protected]
Horário de funcionamento: 09h às 12h / 13h às 17h
Aniversário da cidade: 19 de junho
Endereço: Rua Thomaz Nogueira Gaia, 168 - Jardim América - Cep 14.020-290 - Ribeirão Preto/SP.
Telefones: (16) 3620-1377
Municípios: Altinópolis, Américo Brasiliense, Analândia, Aramina, Araraquara, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Boa Esperança do Sul, Brodowski, Buritizal, Caconde, Cajuru, Candido Rodrigues, Casa Branca, Cassia dos Coqueiros, Corumbataí, Cravinhos, Cristais Paulista, Descalvado, Divinolândia, Dobrada, Dourado, Dumont, Fernando Prestes, Franca, Gavião Peixoto, Guaíra, Guará, Guariba, Guatapara, Ibaté, Ibitinga, Igarapava, Ipuã, Itápolis, Itirapina, Itirapuã, Itobi, Ituverava, Jaborandi, Jaboticabal, Jardinópolis, Jeriquara, Luis Antônio, Matão, Miguelópolis, Mococa, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Motuca, Nova Europa, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Pirangi, Pirassununga, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Bonito, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Rifaina, Rincão, Sales de Oliveira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz da Esperança, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santa Rita Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antonio da Alegria, São Carlos, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Tabatinga, Taiaçu, Taiuva, Tambaú, Tapiratiba, Taquaral, Taquaritinga, Terra Roxa, Trabiju, Viradouro, Vista Alegre do Alto

Memorial




As atividades da Subsede de Ribeirão Preto do Conselho Regional de Psicologia/SP tiveram início no centro da cidade, no edifício Monte Líbano, Rua Cerqueira César, 481 - 3º andar - Conj. 301. O primeiro psicólogo que a coordenou foi Ricardo Gorayeb, que permaneceu no cargo até novembro de 1980. 

Na ocasião, a Subsede era denominada como Delegacia e era composta por: Delegado e Delegado Adjunto. Somente a partir de 1993, passou a ser denominado como Comissão Gestora e a tinha seguinte composição: coordenador, subcoordenador e membros da Comissão Gestora. 

Após aproximadamente 15 anos com atendimento neste edifício, o Plenário do Conselho deferiu a aquisição de um imóvel próprio para a Subsede. Os critérios para essa compra foram evitar prédio por causa do condomínio e também evitar a região central devido as constantes queixas dos (as) psicólogos (as) sobre dificuldade de acesso, trânsito e estacionamentos. 

Durante o período de busca por um imóvel adequado, a Subsede se instalou no Edifício Chediak, Rua General Osório, 882 - 2º andar - Sala 23, onde ficou por quase três anos. 

No dia 27 de agosto de 1997, a nova Subsede foi inaugurada e tinha como gestores as psicólogas Maria Cristina Aiello Francelim, Isabel Cristina Carniel e o psicólogo Francisco José Molinari. 

A inauguração foi uma confraternização em Comemoração ao Dia do (a) Psicólogo (a), com apresentação musical e exposição de quadros de artistas locais. Contamos com a participação de 80 profissionais desta área no evento e fomos prestigiados pela presença do Conselheiro-presidente Sidnei Celso Corocine e do Conselheiro-tesoureiro Sérgio Luiz Braghini.

Gestões Anteriores




2011 - 2013 
Leandro Gabarra - Coordenador
Tais Elene Junqueira Neme - Subcoordenadora
Alice da Silva Moreira - Membro
Felipe de Martino Pousada Gomez - Membro
Luciana Stoppa dos Santos - Membro

2011
Leandro Gabarra - Coordenador
Tais Elene Junqueira Neme - Subcoordenadora
Alice da Silva Moreira - Membro
Dario Henrique Teófilo Schezzi - Membro
Luciana Stoppa dos Santos - Membro

2011 
Leandro Gabarra - Coordenador
Tais Elene Junqueira Neme - Subcoordenadora
Alice da Silva Moreira - Membro
Dario Henrique Teófilo Schezzi - Membro
Danila Schezzi Botelho - Membro

2010 - 2011 
Leandro Gabarra - Coordenador
Tais Elene Junqueira Neme - Subcoordenadora
Alice da Silva Moreira  - Membro
Danila Schezzi Botelho  - Membro

2010 
Leandro Gabarra  - Coordenador
Sigrid Rita de Cássia Braga Ancheschi França - Subcoordenadora
Ana Paula Pereira Jardim - Membro
Tais Elene Junqueira Neme - Membro
Danila Schezzi Botelho - Membro

2007 - 2010 
Leandro Gabarra - Coordenador
Sigrid Rita de Cássia Braga Ancheschi França - Subcoordenadora
Ana Paula Pereira Jardim - Membro
Tais Elene Junqueira Neme - Membro
Tania Maria Borges Vieira - Membro

2007 
Leandro Gabarra - Coordenador
Sigrid Rita de Cássia Braga Ancheschi França - Subcoordenadora
Ana Paula Pereira Jardim - Membro
Tania Maria Borges Vieira - Membro

2006 - 2007
Ana Paula Pereira Jardim - Coordenadora
Sigrid Rita de Cássia Braga Ancheschi França - Subcoordenadora
Leandro Gabarra - Membro
Tania Maria Borges Vieira - Membro

2005 - 2006
Ana Paula Pereira Jardim - Coordenadora
Sigrid Rita de Cássia Braga Ancheschi França - Subcoordenadora
Leandro Gabarra - Membro
Tania Maria Borges Vieira - Membro

2004 - 2005
Ana Paula Pereira Jardim - Coordenadora
Sigrid Rita de Cássia Braga Ancheschi França - Delegada Adjunta / Subcoordenadora: 
Marluce Fagundes Carvalhos - Membro
Leandro Gabarra - Membro

2002 - 2004
Ana Paula Pereira Jardim - Coordenadora
Sigrid Rita de Cássia Braga Ancheschi França - Delegada Adjunta / Subcoordenadora
Marluce Fagundes Carvalhos - Membro

2001 - 2002
Ana Paula Pereira Jardim - Coordenadora
Sigrid Rita de Cássia Braga Ancheschi França -  Subcoordenadora
Eliete Armone Lopes - Membro

2000 - 2001
Eber Fernandes de Matos - Coordenador
Ana Paula Pereira Jardim - Subcoordenadora
Sigrid Rita de Cássia Braga Ancheschi França - Membro

1998 - 2000
Ana Paula Soares da Silva  - Coordenador
Eber Fernandes de Matos - Subcoordenador
Ana Paula Pereira Jardim  - Membro

1998 - 1998
Maria Cristina Aiello Francelim - Coordenadora
Francisco José Molinari - Subcoordenador
Luciane Sá Baldin - Membro
Érika Araújo Silva - Convidada 

1996 - 1998
Maria Cristina Aiello Francelim - Coordenadora
Isabel Cristina Carniel - Subcoordenadora
Francisco José Molinari - Membro

1995 - 1996
Vera Aparecida Bertocco dos Reis - Coordenadora
Isabel Cristina Carniel - Subcoordenadora
Marisa Lemos da Silveira - Membro

1994 - 1995
Maria Constatini Maciel - Coordenadora
Subcoordenador: Vera Aparecida Bertocco dos Reis - Subcoordenadora
Marisa Lemos da Silveira - Membro
Claudia Regina Padula - Membro

1993 - 1995
Maria Constantini Maciel - Coordenadora
Vera Aparecida Bertocco dos Reis - Subcoordenadora
Marisa Lemos da Silveira - Membro
Patrícia Glingani Benelli - Membro

1993 - 1993
Maria Constantini Maciel - Coordenadora
Claúdia Fernandes Volpato - Subcoordenadora
Marisa Lemos da Silveira - Membro
Claudia Regina Padula - Membro

1993 - 1993
José Anízio Marim - Coordenador
Maria Constantini Maciel  - Subcoordenadora
Marisa Lemos da Silveira - Membro
Claúdia Fernandes Volpato - Membro

1991 - 1992
Reinier Johannes Antonius Rozestraten - Delegado
Raquel Alves dos Santos - Delegada Adjunta

1990 - 1991
Wanderlei Codo - Delegado
Erasmo Miesa Ruiz - Delegado Adjunto

1986 - 1990
Wlademir Marchetto Leite - Delegado

1980 - 1986
Vera Regina Lignelli Otero - Delegada
Rosimeire Borges de Oliveira - Delegada Adjunta 

1980 - 1980
Delegado: Ricardo Gorayeb 


Eventos
Coordenador(a): Janaina Darli Duarte Simão (CRP 06/47523)
Subcoordenador(a): Thainá da Silva Costa (CRP 06/49425)
Membros: Renata Galli Barbosa (CRP 06/40563)
Vanderci Simão Marques Junior (CRP 06/111402)
Vanessa Gimenez Ferreira (CRP 06/95188)

Assuntos administrativos e Registro de Especialista: [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização e Comissão de Ética: [email protected]
Horário de funcionamento: 08h às 18h
Aniversário da cidade: 19 de março
Endereço: Rua Coronel Spinola de Castro, 3360 - Ed. Firenze - 2º andar - Bloco B - Sala 22 - Centro - CEP 15015-500 - São José do Rio Preto/SP.
Telefones: (17) 3235-2883
Municípios: Rubiacea, Adolfo, Altair, Alvares Florense, Américo de Campos, Aparecida D' Oeste, Ariranha, Aspasia, Auriflama, Bady Bassitt, Bálsamo, Barretos, Cajobi, Cardoso, Catanduva, Catigua, Cedral, Colina, Colômbia, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Elisiario, Embauba, Estrela D' Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guapiaçu, Guaraci, Guarani D' Oeste, Guzolandia, Ibirá, Icem, Ilha Solteira, Indiapora, Ipigua, Irapuâ, Itajobi, Jaci, Jales, José Bonifácio, Macaubal, Lourdes, Macedônia, Magda, Marapoama, Marinópolis, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoa, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Granada, Nova Luzitânia, Novais, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Orindiuva, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira D' Oeste, Paraíso, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pereira Barreto, Pindorama, Planalto, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Potirendaba, Riolândia, Sales, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Clara D' Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D' Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, Santo Antônio do Aracanguá, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, Severinia, Sud Mennucci, Suzanápolis, Tabapuã, Tanabi, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, Ubarana, Uchôa, União Paulista, Urania, Urupês, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Votuporanga, Zacarias

Memorial




Em janeiro de 1985, ocorreu na cidade de São José do Rio Preto, uma reunião onde foram escolhidos o delegado e o delegado adjunto da nova Subsede do CRP/06.

O encontro, que contou com a presença de aproximadamente 25 psicólogos (as), foi o segundo realizado na cidade pela comissão de Delegacias, tendo em vista esse processo de implantação. Foram eleitos na ocasião, Mário Cleber da Silva para o cargo de delegado e Maria do Carmo Faria de Vasconcelos para o cargo de delegada adjunta. Posteriormente, o delegado recém eleito comunicou a Sede do CRP/06 sua impossibilidade em assumir o cargo, tendo em vista sua transferência de residência para Belo Horizonte.

A psicóloga Kátia Vianna Ricardi, que recebeu a segunda maior votação para o cargo de delegada, foi empossada juntamente com a psicóloga Maria do Carmo Faria de Vasconcelos, durante a reunião Plenária Geral deste Conselho, realizado em 2 de fevereiro de 1985.

Durante o período de fevereiro a julho de 1985, prossegue o processo de implantação com várias providências tomadas, como a escolha do local e criação de infraestrutura necessária para o seu funcionamento.

Em 26 de julho de 1985, foi inaugurada, a delegacia do CRP/06 em São José do Rio Preto, à Rua XV de novembro, 3171, 16º andar - sala 162, Edifício Metropolitan Center.

Estiveram presentes na inauguração, Dr. Nelson de Carvalho Seixas, representando o Senhor Prefeito Municipal Manoel Antunes, o Sr. Valdir Gusmão, Presidente da Sociedade de Psicologia; Dr. Aldônio Faria Junior, Presidente da Sociedade de Medicina, estudantes do curso de Psicologia da FARFI, e vários psicólogos.

A Conselheira Heloisa Ribeiro Gomes, representando a Conselheira-Presidente Marlene Guirado, veio oficializar a inauguração da delegacia, sendo que na oportunidade, vários assuntos foram abordados como: O (a) Psicólogo (a) e a Constituinte, a interação da categoria com outros profissionais (terapeuta ocupacional, assistentes sociais, fisioterapeutas, médicos), o mercado de trabalho, o problema da supervisão de estágio. O evento de inauguração foi transformado num debate produtivo com todos os presentes.

A delegacia de São José do Rio Preto abrangia 85 municípios e contava na época com 200 psicólogos (as) inscritos. No jornal do CRP/06, nº 32, há uma publicação sobre o início das atividades da delegacia instalada.

Esta delegacia nasceu da reivindicação de um grupo organizado da região que faziam parte da Sociedade de Psicologia.

As finalidades desta delegacia eram:

Função burocrática - administrativa (inscrições, transferências, recebimento de taxas) e prestação de orientações e esclarecimentos com relação ao exercício profissional.
Função de representação do Conselho e da Categoria; um referencial, um espaço profissional, um meio de contato entre os profissionais;
Função política, à medida que se supõe que seja um espaço para veiculação de uma determinada forma de pensar a psicologia como ciência e profissão.

A Subsede continua desenvolvendo suas atividades e no ano de 1993 passa a ter nova composição: coordenador, subcoordenador e dois membros para compor a Comissão Gestora. Atualmente temos o coordenador, o subcoordenador e três membros que compõem a Comissão Gestora.

No ano de 1996, a Subsede adquiriu uma Sede própria, onde se encontra instalada até hoje, na R. Cel. Spínola de Castro, 3360 - 2º andar, Ed. Firenze - Centro. Posteriormente foram feitas reformas para adequar o espaço, contemplando recepção, sala de reunião, sala da Comissão Gestora, Biblioteca e Sala de Arquivo. Atualmente a Subsede abrange 119 municípios e conta com cerca de 2.400 psicólogos (as) inscritos (as).

No ano de 2010 foi adquirido um novo conjunto no mesmo edifício - sala 101, onde está instalado um auditório para 100 pessoas.
Atualmente vem realizando as seguintes atividades:

Atendimento e orientação ao psicólogo (a) quanto às questões relativas à sua documentação para o exercício profissional.
Atendimento, fiscalização e orientação aos Psicólogos (as) do exercício profissional.
Atendimento e orientação às pessoas que procuram informação a respeito do trabalho do psicólogo.
Planejamento dos trabalhos e discussões dos aspectos importantes para a viabilização dos mesmos.

Reuniões periódicas com os psicólogos integrantes dos Grupos de Trabalhos, para planejamento das ações relacionadas às áreas específicas. No momento a Subsede conta com o GT da Assistência Social, Criança e Adolescente, Sistema Prisional, Trânsito e Sexualidade e Gênero.

Realização de eventos previstos em Planejamento Estratégico e outros demandados da realidade regional. Participação por meio de representação nos Conselhos Municipais de Controle Social: CMDI, CMDCA, CMAS, CME, FUNDEB, Fórum dos Conselhos Profissionais da área da Saúde, Comitê de prevenção ao tráfico de pessoas, COMAD, Comitê de ética em Pesquisa (UNESP). Atendimento as faculdades da região para informação e orientação aos alunos de 4º e 5º ano, quanto às questões relativas ao exercício profissional de acordo com o código de ética; e participação em eventos promovidos pelas mesmas.

Gestões Anteriores




2012-2013
Luiz Tadeu Pessutto - Coordenador
Ana Maria Benedetti Alves Garcia - Subcoordenadora
Lourdes de Fátima Genaro - Membro
Laura Lúcia dos Santos Leher - Membro
Maria das Graças Mazarin de Araujo - Membro 

2010-2011
Luiz Tadeu Pessutto - Coordenador
Ana Maria Benedetti Alves Garcia - Subcoordenadora
Lourdes de Fátima Genaro - Membro
Laura Lúcia dos Santos Leher - Membro
Giseli lelis Vilela de Oliveira - Membro

2007-2010
Luiz Tadeu Pessutto - Coordenador/Conselheiro
Veralúcia Pavani Janjulio - Subcoordenador
Ana Maria Benedetti Alves Garcia - Membro
Lourdes de Fátima Genaro - Membro
Giovani Belintani - Membro

2004-2007
Maria Jose Medina da Rocha Berto - Coordenadora
Lourdes de Fátima Genaro - Membro
Luiz Tadeu Pessutto - Membro/Subcoordenador
Maria Agela Medeiros Pala - Membro
Marcos Ricardo Datti Micheletto - Membro
Veralúcia Pavani Janjulio - Membro

2002-2003
Maria José Medina da Rocha Berto - Coordenadora
Esmeraldina Maria de carvalho Costa - Subcoordenador
Lourdes de Fátima Genaro - Membro
Luiz Tadeu Pessutto - Membro

1998-2001
Fatima Cristina Pitta Garcia - Subcoordenador
Luiz Fernando Garcia - Membro
Maria José Medina da Rocha Berto - Coordenadora/Conselheira
Janaina Darli Duarte Simão - Subcoordenador
Erika Carvalho Monice - Membro

1996-1998
Josiane Cristina da Costa - Coordenadora
Djalma Donizete Batista - Subcoordenador
Karina Schultz Casseb - Membro

1993-1995
Tenilson Leite Milhomen - Subcoordenador
Sérgio Ricardo Alves Donda - Coordenador
Rita de Cássia Romero - Subcoordenador
Walkyria Pereira de Souza - Coordenadora
Maria de Jesus Sales Caboclo - Coordenadora
Anita Cecília Lofrano - Conselheira

1993-1994
Luciano Pereira dos Santos - Coordenador
Nivaldo Antônio Lopes - Subcoordenador
Antônio Cesar Frassetto - Membro
Lourdes de Fátima Genaro - Membro

1989-1992
Fátima Cristina Pitta Garcia - Delegada 
Tânia Maria da Cunha D. Barreto - Delegada Adjunta
Elza Maria Alves Ferreira - Fiscal
Elizabeth Correa Lacerda A Costa - Delegada Adjunta

1987 – 1988
Maria Alice Tafuri - Delegada
Maria Izabel Calil - Delegada
Gyslaine Gomes Canniza - Delegada Adjunta
Antônio Cesar Frassetto - Delegado Adjunto

1985
Katia Vianna Ricardi - Delegada 
Vitória Maria Friguetto - Fiscal
Maria do Carmo Faria Vasconcelos - Delegada Adjunta


Eventos
Coordenador(a): Jéssica Siqueira de Aquino (CRP 06/166663)
Subcoordenador(a): Maria Sueila da Silva Ferreira (CRP SP 06/145164)
Membros: Andrey Vinicius de Oliveira Florencio (CRP 06/177538)
Beatriz De Barros Fernandes (CRP 06/168507)
Cristina Rosas da Silva (CRP 06/35483)

Assuntos administrativos e Registro de Especialista: [email protected] / [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização: [email protected] | Telefone: (15) 3233-0991 (10h às 16h)
Horário de funcionamento: 09h às 18h
Aniversario da cidade: 15 de agosto
Endereço: Rua Professora Ossis Salvestrini Mendes, 650, Jardim Santa Rosália - CEP 18095-390 - Sorocaba/SP. Estamos enfrentando problemas em nossas linhas telefônicas, impossibilitando o recebimento de ligações.
Telefones: (15) 3211-6368
Municípios: Alambari, Alumínio, Angatuba, Anhembi, Apiai, Aracariguama, Araçoiaba da Serra, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Barueri, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Carapicuíba, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Coronel Macedo, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guapiara, Guareí, Ibiúna, Iperó, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Itapirapuâ Paulista, Itaporanga, Itararé, Itu, Jandira, Jumirim, Juquitiba, Laranjal Paulista, Mairinque, Nova Campina, Paranapanema, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Pirapora do Bom Jesus, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapui, Sorocaba, Tapiraí, Taquarituba, Taquarivai, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista, Votorantim

Memorial




A subsede de Sorocaba e região foi inaugurada em 24 de agosto de 2010, com a presença da então presidente do CRP/SP, Marilene Proença, e conselheiras da Gestão 2007/2010.

Psicólogas e Psicólogos de Sorocaba e região prestigiaram a inauguração como uma importante conquista para a categoria. Abrangendo 79 cidades e contando com aproximadamente 3.600 profissionais, a Subsede proporcionou maior conforto para todos (as) que necessitam de providências do CRP, não precisando se deslocar até a capital ou até mesmo a subsede de Campinas.

A primeira comissão gestora foi composta pela conselheira Rosana Cathya Ragazzoni Mangini, coordenadora da subsede, pela psicóloga Ione Aparecida Xavier, subcoordenadora e pelos psicólogos Marcos Roberto Vieira Garcia e Silvia Fernanda Limoni. Posteriormente, juntou-se ao grupo o psicólogo Sergio Augusto Garcia Jr. e em substituição à Silvia, que se afastou temporariamente, a psicóloga Cibele Sanches, sendo esta sua composição atual.

A criação da subsede já vinha sendo pleiteada há alguns anos, e nesse processo, provocou a mobilização e organização dos psicólogos (as) da região que desejavam estar mais próximos das ações do Conselho, participando e assumindo o protagonismo em muitas discussões.

Desde sua inauguração, a comissão gestora da subsede vem trabalhando para integrar os psicólogos (as) que compõem a região, nas ações propostas pelo Conselho, e também para verificar a demanda da categoria por novas ações.

Desde o início do ano de 2011, foram realizadas diversas ações nas áreas da educação, saúde e políticas públicas para crianças e adolescentes, entre outras.

Temos uma perspectiva de integrar cada vez mais os profissionais e, para tanto, os convidamos a participar propositivamente no Conselho, lembrando que as transações administrativas e burocráticas (emissão de CIP, título de especialista, etc.) podem ser solicitadas diretamente na Subsede.

A comissão gestora tem realizado ações descentralizadas para abranger psicólogos (as) de outras cidades, além daquelas que ocorrem na Subsede. Nas entregas de CIP (Carteira de Identificação de Psicólogo), os (as) recém formados (as) encontram um espaço para conhecer seu Conselho e afinar seus conhecimentos a respeito do Código de Ética Profissional do Psicólogo e do funcionamento do Conselho; com o Intervalo no Cotidiano, o CRP/SP vai ao local de trabalho dos profissionais da categoria para conhecer a realidade destes profissionais e pensar em ações mais direcionadas a essa realidade; as Rodas de Conversa sobre saúde mental e educação também têm contribuído para que os (as) profissionais compartilhem experiências e discutam criticamente; o Cine Clube CRP trouxe à discussão temas como direitos reprodutivos e longevidade e envelhecimento.

Em maio de 2011, a subsede esteve presente organizando e participando ativamente em todas as ações da Semana da Luta Antimanicomial, que totalizaram a participação de aproximadamente 900 pessoas, reafirmando o apoio incondicional aos princípios de Direitos Humanos.

As participações propositivas nas Conferências de Saúde, da Assistência Social e da Defensoria Pública, também se constituem em importantes ações que garantem a interlocução da Psicologia com outras áreas do saber.

As atividades realizadas estão em consonância com as deliberações do Congresso Nacional da Psicologia que norteiam todas as ações do Sistema Conselhos.

A comissão gestora convida a todos (as) a participar ativamente da nossa subsede e continuar contribuindo para a efetivação de nossa história.

Gestões Anteriores




2013
Rosana Cathya Ragazzoni Mangini - Coordenadora
Ione Aparecida Xavier - Subcoordenadora
Camila Taraborelli Lopes Lara - Membro
Michele Cristina Mattarazzo de Souza  - Membro
Sergio Augusto Garcia Jr.  - Membro

2012 - 2013
Rosana Cathya Ragazzoni Mangini - Coordenadora
Ione Aparecida Xavier - Subcoordenadora
Cibele Sanches  - Membro
Sergio Augusto Garcia Jr.  - Membro
Silvia Fernanda Limoni  - Membro

De abril de 2011 até dezembro de 2011
Rosana Cathya Ragazzoni Mangini - Coordenadora
Ione Aparecida Xavier - Subcoordenadora
Cibele Sanches  - Membro
Marcos Roberto Vieira Garcia - Membro
Sergio Augusto Garcia Jr.  - Membro

2010 - abril/2011
Rosana Cathya Ragazzoni Mangini - Coordenadora
Ione Aparecida Xavier - Subcoordenadora
Marcos Roberto Vieira Garcia  - Membro
Sergio Augusto Garcia Jr.  - Membro
Silvia Fernanda Limoni - Membro


Eventos
Coordenador(a): Bruno Balbi Aguiar (CRP 06/153187)
Subcoordenador(a): Giulliano Holanda Ferreira (CRP 06/180003)
Membros: Bruno Monteiro Carlos (CRP 06/80726)
Luiza de Oliveira Paiva (CRP 06/200865)
Renata Ré (CRP 06/79535)

Assuntos administrativos e Registro de Especialista: [email protected]
Comissão de Orientação e Fiscalização e Comissão de Ética: [email protected]
Horário de funcionamento: 09h às 18h
Aniversário da cidade de Taubaté: 05 de dezembro
Endereço: Rua Nancy Guisard Kehier, 25, Centro - Cep 12030-130 - Taubaté/SP.
Telefones: (12) 3631-1315
Municípios: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Silveiras, Tremembé, Ubatuba

Memorial




Criada em 25 de agosto de 1979 a Delegacia do Conselho Regional de Psicologia no Vale do Paraíba. No primeiro momento a Delegacia passou a funcionar nas dependências da Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (hoje denominada UNISAL). Nessa ocasião o Padre Vicente de Paulo Moretti Guedes, coordenador do Curso de Psicologia, foi nomeado o Primeiro Delegado e Fundador dessa Delegacia. O objetivo dessa Delegacia foi principalmente de facilitar o contato dos Psicólogos da região com o Conselho, sem que os mesmos necessitassem de se deslocarem até a Capital, sede do CRPSP. Outra Função era de atender aos futuros Psicólogos com o registro profissional. A Delegacia também tinha a função de orientar os profissionais da região, de fiscalizar o exercício profissional e verificar os possíveis casos de profissionais que exercessem ilegalmente a profissão de Psicólogo. Ainda em Lorena, estiveram como delegados a Sra. Maria Inês Nunes Romeiro e depois a Sra. Rosangela de Carli Bueri.

Em 1992, a Gestão Psicologia e Cidadania, tinha como um de seus objetivos a descentralização das decisões políticas que envolviam o CRP. Assim adotou como um modelo de gestão um rodízio dentre as diferentes funções dos conselheiros (as), como uma forma de garantir uma maior democracia. Assim, em 1993 iniciou-se uma nova modalidade de gestão e a comissão passou a ser formada por coordenador, subcoordenador e membros com uma nova política de participação da categoria. Uma das primeiras resoluções dessa Gestão foi o de romper com o modelo das Delegacias e propôs a criação das Subsedes, que seriam orientadas por uma Comissão Gestora.

Após a gestão desses três delegados em Lorena, houve a transferência da Delegacia para Taubaté no ano de 1993. Essa transferência da Delegacia do Conselho para Taubaté ocorreu em meio a dificuldades políticas, pois Lorena sempre foi uma grande referência na História da Psicologia no Brasil. Em todo esse processo de Transição de Delegacia para Subsede e também de município, passaram a fazer parte da Subsede do Vale do Paraíba as seguintes cidades: São José dos Campos e Jacareí que pertenciam a Guarulhos, e Ilha Bela e São Sebastião, que pertenciam a Santos.

Em 1994 começa a busca por um imóvel para ser a Subsede na cidade de Taubaté. Assim a transferência da Subsede para Taubaté ocorreu em 05 de agosto de 1995, passando a funcionar em um prédio alugado na Rua Carneiro de Souza, 66 - 9º andar - Sala 91, no centro da cidade. Mas foi somente em 1998, após incansável busca, que se realizou a compra do imóvel na Rua Nancy Guisard, 25, onde passou a funcionar, em definitivo.

Em 2015 a Subsede inicia um processo de reforma de seu espaço físico visando a acessibilidade aos usuários. As obras foram concluídas no início de 2016. A reforma buscou adequar o espaço físico possibilitando otimizar o trabalho dos funcionários, o atendimento aos usuários e se tornando um centro de referências da Psicologia à sociedade e aos Psicólogos. O grande marco nessa reforma é que a Subsede se tornou a primeira a ter um espaço totalmente acessível aos usuários.

A Subsede do Vale do Paraíba conta com uma Comissão Gestora formada por 5 (cinco) Psicólogos. Recebe também o apoio e a participação de vários outros Psicólogos que ajudam no sentido de fortalecer a atuação do CRP na região. A Subsede vem buscando maior visibilidade da profissão, estabelecer o referencial de Psicologia nas diversas instâncias de representação, como nos Conselhos de Controle Social, Fóruns e Movimentos Sociais. Assim, enquanto CRP, a Subsede trabalha incessantemente para que a profissão possa ser exercida com ética, qualidade técnica e compromisso social.

Entre as atividades realizadas na Subsede destacamos:

Atendimento e orientação ao Psicólogo (a) quanto às questões relativas a documentação para o exercício profissional.

Atendimento, fiscalização e orientação aos Psicólogos (as) em exercício profissional.

Atendimento e orientação às pessoas que procuram informação a respeito do trabalho do Psicólogo.

Planejamento dos trabalhos e discussões dos aspectos importantes para viabilização dos mesmos.

Reuniões periódicas com Psicólogos Coordenadores dos Subnúcleos, para planejamento das ações relacionadas às áreas específicas. No momento a Subsede conta com Subnúcleos de: Assistência Social, Saúde, Educação e Medicalização, Justiça, POT RH e Psicoterapias.

Realização de eventos previstos em Planejamento Estratégico e outros demandados da realidade da região. Tais eventos ocorrem na Subsede e em locais descentralizados.

Participação por meio de representação nos Conselhos Municipais de Controle Social.

Atendimento às faculdades da região para informação e orientação aos alunos do curso de Psicologia, quanto às questões relativas ao exercício profissional de acordo com o código de ética; e participação em eventos promovidos pelas mesmas.

A localização estratégica da Subsede Vale do Paraíba abrange 39 municípios dessa região: Vale do Paraíba e Região Serrana, Alto Vale do Paraíba, Região Litorânea e Vale Histórico.

As principais características dessa região são: Polo Industrial, Capital da Fé, possui 9 unidades Penitenciárias, 5 unidades da Fundação CASA e 5 universidades onde são ministrados os cursos de Psicologia. Uma dessas universidades possui 4 pólos que oferecem o Curso de Psicologia. Assim há um total de 8 localidades onde o curso é oferecido. Essas Universidades são responsáveis pela maioria dos profissionais que atuam na região. Percebemos, através de mapeamentos, que a atuação dos profissionais dessa região se dá predominantemente na área clínica. Contamos com as seguintes Universidades:

Unisal - Centro Universitário Salesiano com o curso de Psicologia Criado em 1972, sendo realizado na cidade de Lorena;

Universidade de Taubaté que iniciou o curso de Psicologia em 1978;

UNIP, que iniciou o curso de Psicologia em 1999, na cidade de São José dos Campos.

Anhanguera - que iniciou o curso de Psicologia em 2012 na cidade de São José dos Campos. Atualmente mais 3 municípios da região também passaram a oferecer Curso de Psicologia, sendo mais uma unidade em Jacareí, Pindamonhangaba e Taubaté.

Univap - Recebeu a visita do MEC em 2016 sendo aprovado o curso de Psicologia que deverá iniciar em 2017.

Gestões Anteriores




27/05/2016 - 24/09/2016
Lívia Gonsalves Toledo - Coordenadora
Luiz Henrique de Sá Mendes Fonseca - Subcoordenador
Bruna Lavinas Jardim Falleiros - Membro
Vinícius Cesca de Lima - Membro
Wilson Flavio Lourenço Nogueira - Membro

23/08/2014 - 26/05/2016
Lívia Gonsalves Toledo - Coordenadora
Luiz Henrique de Sá Mendes Fonseca - Subcoordenador
Márcia Cristina de Oliveira Frassão - Membro
Vinícius Cesca de Lima - Membro
Wilson Flavio Lourenço Nogueira - Membro

07/02/2014 - 22/08/2014
Lívia Gonsalves Toledo - Coordenadora
Luiz Henrique de Sá Mendes Fonseca - Subcoordenador
Márcia Cristina de Oliveira Frassão - Membro
Wilson Flavio Lourenço Nogueira - Membro

27/09/2013 - 06/02/2014
Lívia Gonsalves Toledo - Coordenadora
Luiz Henrique de Sá Mendes Fonseca - Subcoordenador
Wilson Flavio Lourenço Nogueira - Membro

19/03/2012 - 26/09/2013
Lilihan Martins da Silva - Coordenadora
Luiz Henrrique de Sá Mendes Fonseca - Subcoordenador
Lívia Gonsalves Toledo - Membro
Rejane Galvão de Carvalho - Membro
Wilson Flavio Lourenço Nogueira - Membro

15/08/2011
Lilihan Martins da Silva - Coordenadora 
Luiz Henrrique de Sá Mendes Fonseca - Subcoordenador
Rejane Galvão de Carvalho - Membro
Wilson Flavio Lourenço Nogueira - Membro

04/10/2010
Lilihan Martins da Silva - Coordenadora
Luiz Henrrique de Sá Mendes Fonseca - Subcoordenador
Rejane Galvão de Carvalho - Membro

24/10/2008
Lilihan Martins da Silva - Coordenadora
Cilene de Aguiar Apolinario - Subcoordenadora
Adela Annemarie Sens de Santi - Membro
Angela Fernandes Rodrigues Godoy - Membro
Rejane Galvão de Carvalho - Membro

01/10/2007 a 03/10/2010
Lilihan Martins da Silva - Coordenadora
Cilene de Aguiar Apolinario - Subcoordenadora
Adela Annemarie Sens de Santi - Membro
Angela Fernandes Rodrigues Godoy - Membro

04/10/2004 a 30/09/2007
Elda Varanda Dunley Guedes Machado - Coordenadora
Cilene de Aguiar Apolinario - Subcoordenadora
Adela Annemarie Sens de Santi - Membro
Antônio Augusto Pinto Júnior - Membro
Lilihan Martins da Silva - Membro

11/08/2004
Elda Varanda Dunley Guedes Machado - Coordenadora
Letícia Thamaturgo Dias - Subcoordenadora 
Adela Annemarie Sens de Santi - Membro
Cilene de Aguiar Apolinario - Membro

09/02/2004 a 03/10/2004
Fátima Regina Riani Costa - Coordenadora
Letícia Thamaturgo Dias - Subcoordenadora
Adela Annemarie Sens de Santi - Membro
Cilene de Aguiar Apolinario - Membro
Elda Varanda Dunley Guedes Machado - Membro

18/02/2000 a 08/02/2004
Fátima Regina Riani Costa - Coordenadora
Selma Lúcia Gonçalves Maia - Subcoordenadora
Sandra Pinto Marcondes da Silva - Membro

28/04/1999
José Carlos S. Pinto - Coordenador
Fátima Regina Riani Costa - Subcoordenadora 
Sandra Pinto Marcondes da Silva - Membro

07/10/1998
José Carlos S. Pinto - Coordenador 
Marcos Fioravanti Taschetto - Subcoordenador
Sandra Pinto Marcondes da Silva - Membro

08/05/1998
André Luiz de Souza - Coordenador 
Lilihan Martins da Silva - Subcoordenadora
Fatima Regina Riani Costa Taino - Membro

Psicologas convidadas: 
Maria Cristina de Campo M. Luckaschek 
Selma Lucia Gonçalves Maia 
Antonio Augusto Pinto Junior 

10/06/1996
André Luiz de Souza - Coordenador
Lilihan Martins da Silva - Subcoordenadora
Rosa Maria Frugoli da Silva - Membro

08/05/1998
André Luiz de Souza - Coordenador
Lilihan Martins da Silva - Subcoordenadora
Rosa Maria Frugoli da Silva - Membro
Fatima Regina Riani Costa Taino - Membro

06/02/1998
André Luiz de Souza - Coordenador
Lilihan Martins da Silva - Subcoordenadora
Rosa Maria Frugoli da Silva - Membro

31/01/1997 a 17/02/2000
Rosa Maria Frugoli da Silva - Coordenadora 
Lilihan Martins da Silva - Subcoordenadora
André Luiz de Souza - Membro

14/04/1996
Katia Andraus Moutinho - Coordenadora 
João Carlos Maciel - Subcoordenador
Ebe Maria de Mello Gouveia de Matos - Membro

20/09/1993
Geraldo Rocha Assis Junior - Coordenador 
Selma Noguti - Subcoordenadora
Gustavo José de Athayde Guimarães - Membro

17/05/1993 a 30/01/1997
Helena Maria Cursino de Moura Hirye - Coordenadora
Sergio Ricardo Alvez Dorda - Subcoordenador
Geraldo Rocha Assis Junior - Membro
Maria Solis Castilho Lazaro - Membro
Heloisa Helena Leite Alckimin Nogueira - Membro
   
22/06/1990 a 25/09/1992
Rosangela Maria Carli Dueri - Delegada
Sandra Aparecida Giordano - Delegada adjunta

29/09/1989 a 21/06/1990
Rosangela Maria Carli Dueri - Delegada

22/04/1989 28/09/1989
Maria da Glória Soares - Delegada
Rosangela Maria Carli Dueri - Delegada adjunta

29/09/1986 a 21/04/1989
Maria da Glória Soares - Delegada

15/09/1984 a 28/09/1986
Maria Inez Nunes Romeiro - Delegada
Maria da Glória Soares - Delegada adjunta

03/10/1983 a 14/09/1984
Maria Inez Nunes Romeiro  - Delegada

01/06/1981 a 02/10/1983
Maria Inez Nunes Romeiro - Delegada
Elisa Maria Antunes Lopes - Delegada adjunta

06/08/1979 a 31/05/1981
Vicente de Paulo Moretti Guedes  - Delegado