Notícias


5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente: o que há para celebrar?


Publicado em: 5 de junho de 2021

O Dia Mundial do Meio Ambiente instituiu-se em 5 de junho de 1972, na Suíça. A Organização das Nações Unidas organizou o evento que hoje é conhecido por Conferência de Estocolmo, no qual foram discutidas metas norteadoras à política ambiental e desenvolvimento sustentável do planeta, promovendo atividades de proteção e preservação, alertando para os perigos e consequências de negligenciarmos a tarefa de cuidarmos do mundo em que vivemos.

Por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), se organizam anualmente eventos mundiais temáticos, com o objetivo de chamar atenção para os graves problemas ambientais vivenciados na atualidade. Assim, 2021 dá início a proclamada Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, que busca “prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos”.

O Brasil, assim como o mundo, enfrenta a pandemia de Covid-19 com graves impactos para sua população. A pandemia não impediu a manutenção da destruição em massa de nossos ecossistemas, com prejuízos financeiros, materiais e sobretudo humanos. Vivenciam-se perdas de vidas e o agravamento das condições de saúde, moradia, trabalho, cultura e lazer.

Neste sentido, é grande a lista de eventos de impacto socioambiental:  incêndios catastróficos; desmatamento do bioma e redução da biodiversidade; populações atingidas por construção de barragens, períodos de seca e/ou enchentes, escassez de água e alimentos, expansão descontrolada de garimpo e mineração, conflitos armados em terras de povos tradicionais, ocupações de territórios de risco, entre muitas outras situações que geram impactos na saúde mental das populações atingidas.

O combate à crise climática deve ocorrer em diversas frentes: na gestão de resíduos sólidos; na redução da poluição do ar; no investimento em tecnologias verdes; na alteração de padrões de produção e consumo, como mudanças na alimentação; no cuidado do ambiente, com a limpeza de rios e costas; etc.

Para além de fenômenos naturais, pensar no meio ambiente é considerar a forma como nós, humanos, nos organizamos socialmente. No contexto mais amplo, faz-se necessário o enfrentamento de processos que implicam na geração de risco de desastres.

Neste cenário, cabe à Psicologia ampliar o diálogo com a sociedade e a articulação com políticas públicas e órgãos, nas três esferas de governo, que estejam ligados às demandas ambientais, sempre considerando que estas demandas são transversais aos aspectos socioeconômicos, assim como aos interesses de corporações privadas.

A Psicologia se faz presente no fomento a estratégias de intervenção integral aliada aos Direitos Humanos e defende os cuidados com o ambiente para o viver sustentável em sociedade. As condições de habitação do planeta nos próximos anos dependem de governanças que considerem a necessidade de preservação dos nossos recursos naturais e a justiça ambiental para todas e todos.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul e verde e, ao fundo, listras e pontos nesta mesma cor. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, a ilustração do planeta Terra metade destruído e metade preservado, e de pessoas diversas tentando restaurar o meio ambiente.


Termos relevantes
direitos humanos