Notícias


02 de abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Publicado em: 2 de abril de 2023

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 02 de Abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para colocar o autismo em evidência, propiciando assim o debate ao redor do tema. Objetiva-se lançar luz sobre questões complexas, trazendo reflexões e aprofundamentos importantes para as próprias pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares, bem como a sociedade e os profissionais que atuam junto a eles.

Nesse sentido, surge uma oportunidade importante para falar de um tema que muitas vezes não ganha a atenção devida: o autismo em adultas/os. A todo momento, quando se fala em autismo, são veiculadas notícias, informações, dicas e até imagens que continuamente vinculam a ideia de autismo à infância, como se essa fosse uma condição limitada às crianças e que desaparecesse na idade adulta.

A data é a ocasião perfeita para lembrar que o autismo é uma condição permanente com a qual se nasce e se morre, e evidenciar quão pouca atenção os adultos com autismo recebem. Quais suas reais possibilidades de buscar um diagnóstico adequado, especialmente quando tem autismo de nível de suporte 1? Quais as Políticas Públicas voltadas para adultas/os com autismo? Quanto se estuda, debate e intervém a respeito de suas necessidades, vontades, oportunidades de participação social etc.? Adaptações no ensino superior, no mercado de trabalho, apoio ao desenvolvimento de suas relações sociais, dentre outros.

Para que as questões referentes ao autismo em adultas/os recebam a atenção necessária, é importante que os profissionais que atuam junto a esse público estejam abertos, informados e preparados para realizar o melhor atendimento possível. E isso inclui os psicólogas/os. Então, esperamos que este texto possa despertar os profissionais que atuam em âmbito particular e público para a necessidade de compreender, acolher, ouvir, estudar, pensar estratégias de atendimento e acompanhamento, técnicas adequadas de diagnóstico voltadas para adultas/os com autismo.

Isso é essencial para garantir o acesso de todas/os as/os autistas a todos os direitos em qualquer altura de suas vidas, independente do nível de suporte!

*****

#ParaTodosVerem. Card com linhas em diagonais que formam estruturas triangulares nas cores azul e amarelo. Na parte superior, o símbolo do laço dos Direitos Humanos é composto por quebra-cabeças em cores azul, amarelo e vermelho, símbolos do autismo. Na lateral inferior esquerda, um ícone representa o calendário. Na parte inferior direita lê-se “02 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. No rodapé à direita, a logomarca do CRP SP. (fim da descrição).