Notícias


Dia Internacional da Mulher - 8 de Março


Publicado em: 8 de março de 2024

O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião significativa para refletir sobre as lutas e conquistas das mulheres ao longo da história, bem como os desafios persistentes em relação à igualdade de gênero. A compreensão dos obstáculos enfrentados pelas mulheres, como sexismo, feminicídio, discriminação, violência de gênero, desigualdade salarial e divisão do trabalho doméstico, é uma responsabilidade da Psicologia enquanto ciência e profissão, sempre em consonância com o Código de Ética Profissional da Psicóloga e do Psicólogo.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) reconhece que esta profissão deve comprometer-se socialmente a contribuir para o empoderamento e resiliência das mulheres, fortalecendo-as emocionalmente para enfrentar os desafios impostos pela sociedade, independentemente de suas condições sociais, raças, etnias, nacionalidades, orientações sexuais e identidades de gênero.

A Psicologia tem o dever de promover a educação e a sensibilização sobre questões de gênero, combatendo estereótipos prejudiciais e fomentando uma cultura de respeito mútuo, igualdade de oportunidades e defesa por políticas públicas que assegurem direitos equitativos.

Neste Dia Internacional da Mulher, nós, psicólogas, reafirmamos nosso compromisso na busca por justiça, igualdade e pelo bem-estar de todas as mulheres. Que este dia nos inspire a continuar lutando, permanecendo unidas nesta jornada, até que todas as mulheres sejam valorizadas e tenham as mesmas oportunidades.

 

#ParaTodosVerem
Nesta publicação há um card quadrado com grafismos em tons de marrom e bege nas laterais inferiores e, ao fundo, imagem de diversas mulheres unidas; sorrindo e olhando para a câmera. Na parte inferior esquerda, a ilustração de um calendário. No rodapé, logo do CRP SP. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos