Notícias


Dia Internacional Contra a Discriminação Racial - 21 de Março


Publicado em: 21 de março de 2024

Há 64 anos, 69 pessoas desarmadas foram mortas e 186 feridas por tropas militares do Apartheid, em Johanesburgo, na África do Sul,  no que ficou conhecido como Massacre de Shaperville ao manifestarem contra a “Lei do Passe”, norma essa que impunha restrições de locais onde negros poderiam circular.

A Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, define o termo como o ato de discriminar alguém por conta de sua raça, origem étnica, cor e/ou condição que apresente diferença, com demonstração de suposta superioridade sobre a vítima e com o objetivo de anular ou restringir o reconhecimento, o gozo ou o exercício em igualdade de condições, de direitos e liberdades fundamentais no campo político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada.

O Racismo no cotidiano pode se manifestar de várias maneiras, algumas mais sutis e outras mais evidentes, como a discriminação no ambiente de trabalho, perfis raciais para intervenções policiais, comportamento destrutivo que depreciam as pessoas, discriminação habitacional, acesso desigual à educação, discriminação no sistema de justiça criminal, estereótipos prejudiciais nos meios de comunicação, dentre outras.

Esses são apenas alguns exemplos de como o racismo pode se manifestar no cotidiano. É importante reconhecer e pensar no enfrentamento que a Psicologia pode aplicar no seu cotidiano.

Ainda hoje, em nossa sociedade enfrentamos situações persistentes de discriminação racial e violência estrutural, evidenciadas pelos altos índices de homicídios e outras violências praticadas contra as pessoas negras. Segundo o Atlas da Violência 2023, os homicídios de pessoas negras representaram 77,1% das mortes, totalizando 36.922 vítimas.

A Psicologia tem um compromisso fundamental no combate ao racismo. O Código de Ética Profissional da Psicologia estabelece que os psicólogos devem eliminar todas formas de discriminação, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, bem como o enfrentamento de preconceitos e estereótipos, conforme ressalta a Resolução CFP nº 018/2002.

Além disso, a Psicologia, enquanto profissão tem uma importante responsabilidade no combate ao racismo, compreendendo os impactos psicossociais da violência racial.

Diferenças que constroem: compromisso social e ético da Psicologia no combate à discriminação racial.

 

#ParaTodosVerem
Nesta publicação há um card quadrado com grafismos em tons de marrom e bege nas laterais inferiores e, ao centro, imagens triangulares com pedaços de diversos rostos de pessoas negras. Essas pessoas estão sorrindo e olhando para a câmera. Na parte inferior direita, ilustração de um calendário marrom. No rodapé, logo do CRP SP. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos