Impressos / Matérias


Campinas: casa nova à vista



Publicado em: 31 de julho de 2016

Depois de mais uma década de busca, a subsede ganhará novas instalações

Ao ongo de pelo menos quatro gestões do Conselho Regional de São Paulo, o tema da necessidade de troca de endereço da Subsede Campinas esteve em pauta. E, agora, finalmente, se concretiza. “É uma conquista que passa por pelo menos quatro gestões, que gradualmente criaram as condições para conseguirmos encontrar e adquirir o imóvel, o que finalmente conseguimos concretizar graça à sensibilidade, ao apoio e à vontade política dos gestores, conselheiros e diretoria”, diz Rodrigo Pressoto, conselheiro do CRP e coordenador da subsede em Campinas.  

A mudança é importante para a oferta de melhor estrutura para trabalhadoras/es e psicólogas/os, bem como para a população que procura o CRP. “Atendemos mais de 17 mil profissionais de 70 municípios da região, e nosso espaço também estava pequeno para abrigar nossa equipe, que conta com quatro pessoas na parte administrativa, duas psicólogas analistas técnicas, duas estagiárias, além de responsáveis pela limpeza e zeladoria”, explica o conselheiro. Além disso, em razão das limitações físicas do ambiente – que inclusive não apresenta condições de ser adaptado para o atendimento a pessoas com deficiência, como determina a lei –, em vários momentos a subsede foi obrigada a alugar espaços para realização de eventos, o que representava aumento nos custos. 

O novo endereço da subsede é bem no centro de Campinas, com fácil acesso a transporte público. O prédio, comercial e recém-concluído, já está todo adaptado a pessoas com deficiência e conta com recursos e infraestrutura modernos. O andar adquirido pelo CRP tem a flexibilidade como uma característica: como possui paredes móveis, permite readaptações de layout conforme a necessidade. “Teremos salas isoladas para as Comissões de Orientação e Ética e de Orientação e Fiscalização, outra para oitivas, lactário, uma sala para acesso a documentação física e/ou digital do Conselho por parte de nossa equipe, mas também do público e da categoria, e até mesmo um miniauditório”, conta Rodrigo. 

O projeto para o ambiente está sendo desenvolvido por uma empresa especializada e em parceria com as/os trabalhadoras/es, que dão contribuições e sugestões para assegurar boas condições de trabalho e atendimento. Uma primeira versão foi concluída – ela prevê uma série de itens relacionados a acessibilidade – e está sendo ajustada. Assim que essa etapa estiver finalizada, deverá ocorrer uma licitação para decidir sobre quem executará as obras necessárias. “Agora é buscar os acertos finais, e a próxima gestão do CRP terá condições de inaugurar a nova subsede que, como projetamos, atenderá às necessidades da região de Campinas”, comenta Rodrigo.