Notícias


Sueli Ferreira Schiavo


Publicado em: 27 de maio de 2019
Créditos: CRP SP
Fotos: CRP SP

É com muita tristeza e pesar que o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP comunica o falecimento de Sueli Ferreira Schiavo no último dia 26 de maio.   Sueli Ferreira Schiavo, psicóloga, mestre e doutora em Comunicação, atuava na área da Psicologia e da Hipnose Clínica. Como pesquisadora dedicou-se ao tema da exposição de crianças à mídia eletrônica. Foi conselheira e coordenadora da Subsede do Grande ABC do CRP SP entre 2004 e 2010. Foi uma grande parceira de muitas jornadas e militante histórica da psicologia pela democratização dos meios de comunicação.    

Nós, psicólogas e psicólogos, conselheiras/as, trabalhadoras/es, agradecemos a perspicácia  de Sueli Schiavo que nos alertou sobre a importância de participarmos dos espaços que discutem regulamentação da produção midiática.  “A mídia tem influência na forma de viver, na forma de subjetivação das pessoas. A violência, a discriminação, o preconceito, a criminalização, todas essas são questões que aparecem na mídia e têm que receber uma atenção muito grande da Psicologia e da sociedade acerca do tema” explicava.     

Dentre inúmeras contribuições relembramos aqui a sua participação no Núcleo de Mídia e Psicologia e a realização do ciclo de encontros chamadoMidiálogos, que contava com a presença de dois convidados especiais, um da área de Psicologia e um de outra profissão, como Direito, Pedagogia e Jornalismo para midialogar sobre os temas Psicologia e consumo, educação, participação e cidadania. Com tese de doutorado intitulada "Colonização do Imaginário - influência da mídia eletrônica sobre crianças de 0 a 6 anos hiperexpostas às imagens técnicas", Sueli Schiavo foi uma referência como profissional da psicologia e da comunicação. Perdemos uma grande mulher sensível e, ao mesmo tempo, aguerrida, que nos fará muita falta. Uma defensora do direito das crianças a condições de desenvolvimento saudável. Que o tempo alivie o sofrimento de seus entes queridos e que a tristeza se transforme em força para continuarmos lutando.


Termos relevantes
nota de pesar