Notícias


CRP SP divulga declaração da REDIP em apoio ao povo chileno


Publicado em: 6 de novembro de 2019

Dados os eventos que estão ocorrendo na República do Chile, a Rede Interdisciplinar Latino-Americana de Psicogerontologia (REDIP) expressa sua solidariedade com as pessoas que exercem seu legítimo direito à manifestação pública e coletiva de suas opiniões. 
Na agenda regional, o tema do envelhecimento está cada vez mais vinculado à perspectiva dos direitos humanos e à garantia de que nossos Estados devem proporcionar um envelhecimento decente, no âmbito do respeito à integridade física e à liberdade de todas as idades. 

A solução para os problemas sociais não é a repressão, à qual expressamos nossa oposição e rejeição mais enfática, mas a busca pelo diálogo. Também chamamos atenção para o ataque e o enfraquecimento em nossa região de sistemas de seguridade social que garantem uma aposentadoria decente e solidária, que faz parte do problema atualmente em questão.

Instamos as autoridades do Chile e da região a avançarem em total conformidade com a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas, com base, entre outros princípios, no direito à participação ativa dos cidadãos na construindo um envelhecimento completo e uma sociedade para todas as idades.

Expressamos a necessidade imperativa de uma solução pacífica de conflitos e expressamos nosso profundo compromisso de solidariedade com os idosos, suas famílias e comunidades.

REDIP