Notícias


20 de Novembro - Dia da Consciência Negra


Publicado em: 20 de novembro de 2019

Hoje (20) é celebrado o dia da consciência negra no Brasil. O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) convida a categoria e a população para refletir sobre a relação da Psicologia com as relações raciais participando da 16ª Marcha da Consciência Negra “Vida, Liberdade e Futuro”. Salientamos que é de suma importância que a categoria conheça a Resolução nº 18/2002 do CFP, que estabelece normas para atuação das psicólogas e dos psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial. 

De acordo com a Resolução, cabe a todas/os no exercício da Psicologia contribuir para a reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo. Igualmente, é vedado e constitui, portanto, falta ética de profissional das/os psicólogas/os exercer qualquer ação que favoreça discriminação ou preconceito de raça ou etnia, ser conivente e se omitir perante o crime do racismo, utilizar instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter e reforçar preconceitos ou discriminação racial, colaborar com serviços de natureza discriminatória e realizar pronunciamentos públicos de modo a reforçar o preconceito racial. Para conferir a Resolução, acesse aqui. 

O racismo está presente nas relações sociais e interpessoais, nas instituições em que a/o profissional atua, nas comunidades em que se inserem os serviços psicológicos e operam por complexos e delicados processos, aos quais a/o psicóloga/o deve ter atenção, reconhecimento, acolhimento e enfrentamento.

Às/os psicólogas/os, cabe o comprometimento cotidiano no exercício profissional para estarem atentas/os à dimensão subjetiva constitutiva do racismo e ao modo como este está presente no sofrimento humano, a atuação profissional deve estar comprometida com sua eliminação, que passa necessariamente pela promoção da reflexão, que possibilite sua identificação e problematização.


Termos relevantes
psicologia CONSCIÊNCIA NEGRA