Notícias


De janeiro a dezembro - Saúde Mental para todas/os


Publicado em: 9 de janeiro de 2020

De janeiro a dezembro: Saúde Mental é para todo mundo!

Neste início de 2020, vimos nas redes sociais e em comentários entre as pessoas sobre como é bom estar com quem gostamos, nos locais que gostamos, fazendo as coisas que gostamos!

O sentimento de bem-estar e de prazer é sem dúvida uma grande fonte de promoção de saúde. Ao pensarmos em Saúde Mental, devemos considerar as múltiplas esferas da vida, nossas emoções, sentimentos, experiências e vivências.

A Saúde Mental se produz nos encontros, no acesso a uma cidade mais inclusiva, no direito à moradia e ao trabalho digno, na produção e fruição da cultura, nas relações familiares, sociais e comunitárias.

Saúde Mental é para todo mundo e, necessariamente, se produz nas relações. É no encontro com o outro, ou com os outros, que experimentamos acolhimento, cuidado, afetos e potências.

O trabalho das psicólogas e psicólogos com Saúde Mental é respaldado pelo Código de Ética Profissional, que pressupõe princípios fundamentais que versam sobre a necessidade da atenção, do cuidado e do atendimento com base na responsabilidade política, social e técnica de profissionais, além da garantia dos princípios de integridade, dignidade, igualdade e liberdade, em um compromisso ético da profissão com a garantia dos Direitos Humanos.

Para isso, o CRP SP reafirma que Saúde Mental se dá também a partir do enfrentamento da desigualdade social e do reconhecimento das particularidades e singularidades de sujeitos.

Enfrentar todas as formas de preconceito, discriminação e segregação é produzir Saúde Mental para cada indivíduo e para toda a sociedade num compromisso ético atemporal, sem agendas e efemérides. Pensar a Saúde Mental é uma tarefa interdisciplinar, multiprofissional, pública e coletiva.

Saúde Mental necessariamente se faz com o reconhecimento e enfrentamento do racismo, cis-hetero-sexismo, trans e lgbtfobia, machismo, capacitismo, classismo, entre outras formas de opressão.

Lembramos ainda que não nos referimos apenas ao trabalho de psicólogas/os na área de Saúde Mental: de acordo com princípio fundamental do Código de Ética Profissional, toda/o psicóloga/o trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades. Este e todos os compromissos éticos da profissão respaldam todas as práticas em todas as áreas da Psicologia. Neste sentido, cada psicóloga/o tem seu importante papel e deveres, nos contextos de seus trabalhos, pertinentes a um exercício da Psicologia que contribua para a promoção de saúde das pessoas e coletividades.

Assim, neste início de ano, falamos de Saúde Mental, mas lembrando que de janeiro a dezembro é tempo de cuidar e de se cuidar.

SAÚDE MENTAL É PARA TODO MUNDO E SE FAZ COM DIREITOS HUMANOS!

 

 


Termos relevantes
saúde mental psicologia