Notícias


Dia Nacional da Visibilidade Trans — Você conhece alguma pessoa trans?


Publicado em: 29 de janeiro de 2020

Pessoas trans são aquelas que não se identificam com o gênero imposto ao nascerem. Vivemos numa sociedade na qual essas pessoas sofrem exclusão diariamente. Você já se perguntou por que nunca viu uma pessoa trans trabalhando no mercado onde você faz compras ou no shopping que você frequenta ou até mesmo na faculdade que você cursou? Isso é fruto da exclusão que a nossa sociedade proporciona. Podemos ver que as pessoas trans são excluídas socialmente e essa exclusão gera adoecimento psíquico.

Por entender que a saúde, para ser Universal, precisa contemplar as diferenças, o Sistema Único de Saúde (SUS) implementou em 2008 um processo de cuidado e atenção à população trans que foi chamado de Processo Transexualizador.

As pessoas trans no Brasil têm direito a acompanhamento multidisciplinar para ter mais estrutura para enfrentar os processos que a chamada “transição de gênero” envolve. O que o processo transexualizador proporciona atualmente é o acompanhamento endocrinológico para aquelas pessoas que desejam fazer uso de hormônios. Os laudos e o acompanhamento psicológicos são outras ferramentas que o SUS deixa à disposição para pessoas que passam pelo processo transexualizador. Além disso, as pessoas trans também podem ter acesso a fonoaudiólogos e cirurgiões para realizar procedimentos importantes e previstos em duas portarias do SUS.

Além do acesso à saúde, as pessoas trans têm o direito de ter seu nome social respeitado, que reflete sua identidade de gênero, e o direito de ter acesso a documentos importantes nos processos que enfrentam, seja dentro da justiça ou dentro da saúde, como em laudos psicológicos. 

Entendemos que o assunto não é algo tão comum na formação da/do profissional da Psicologia, então, através do Documento de Orientação CRP 06 N° 002/2019, fazemos uma introdução a questões importantes para que as/os psicólogas/os possam agir de maneira adequada quando tiverem contato com o tema dentro de seus trabalhos.

Confira o Documento de Orientação na integra aqui


Termos relevantes
direitos humanos