Notícias


CRP SP se posiciona favorável ao adiamento do ENEM


Publicado em: 12 de maio de 2020

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado anualmente, se iniciaram ontem e seu cronograma segue inalterado, em contramão aos pedidos do Conselho Nacional de Secretários Estaduais e do Conselho Nacional de Educação para adiamento do exame. 

Diversas entidades manifestaram preocupação com a manutenção da data da prova diante do contexto da pandemia, na qual as aulas das redes de ensino foram interrompidas e em que as/os alunas/os de baixa renda saem prejudicados por não terem acesso aos recursos que as classes mais altas possuem.

Segundo pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade, enquanto na classe A o número de famílias que possuem computador em casa é de 98%, nas classes D e E, é de apenas 9%. Essa desigualdade é percebida, também, pelo acesso a telefones celulares com internet, em que, enquanto na classe A 99% possui este recurso, nas classes D e E, esse percentual cai para 40%.

Outro ponto importante a ser levantado em conta, e que ressalta a disparidade de condições para a realização da prova, é a possibilidade de isolamento das/os alunas/os mais pobres e seus familiares. Segundo levantamento do último IBGE, o trabalho informal superou 50% em 11 estados brasileiros. Isso representa uma grande parcela de famílias que não têm acesso garantido a direitos trabalhistas, afastamento remunerado e teletrabalho, precisando manter suas atividades mesmo diante de todos os riscos. 

Diante disto, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo se posiciona favorável ao adiamento do ENEM e convida todas e todos ao diálogo e a compartilharem opiniões e pontos de vista sobre este tema.


Termos relevantes
direitos humanos