Notícias


Inscrições para o Prêmio Marcus Matraga poderão ser feitas até 31/10/2020


Publicado em: 16 de junho de 2020

Durante o II Seminário Internacional da ULAPSI (União Latino-americana de Entidades da Psicologia), realizado em 2019, foi lançado o 1º Prêmio Marcus Matraga (Marcus Vinicius de Oliveira), em homenagem ao psicólogo que se dedicou à construção de uma Psicologia descolonizada e comprometida com o enfrentamento radical da desigualdade social. 

Marcos Matraga, brasileiro, buscava evidenciar a contribuição da Psicologia para uma sociedade mais justa. Foi uma figura importante na liderança da Luta Antimanicomial e na promoção dos Direitos Humanos no Brasil e na América Latina, além de ter se destacado no Sistema Conselhos em gestões no Conselho Federal de Psicologia.  

O Prêmio será dividido em duas categorias distintas: coletivos de profissionais e estudantes. O objetivo é reconhecer e divulgar o trabalho de grupos/coletivos de comunidades, associações, ONGs, movimentos sociais, faculdades, entre outros. É necessário que pelo menos uma/um membra/o do grupo ou coletivo seja profissional ou estudante de Psicologia, enquanto as/os demais podem ter outras atuações.

Quer saber se seu grupo/coletivo pode participar? Entre em contato pelo e-mail: [email protected]

É importante que o trabalho esteja vinculado aos Direitos Humanos, com ações que gerem impacto na redução da desigualdade social, considerando a dimensão de classe, raça ou gênero em suas diferentes expressões, seja no âmbito escolar, do trabalho ou outros. ou seja, trabalhos que cooperem para o enfrentamento do racismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, exclusão social, violência, entre outros temas relacionados aos Direitos humanos.

Para inscrever seu trabalho, o grupo ou coletivo deve relatar sua experiência por meio de um texto, escrito em português ou espanhol. O conteúdo deve ter: título, resumo de, no máximo de 1.000 caracteres, e texto principal entre 15 e 20 páginas. 

As inscrições para o Prêmio Marcus Matraga poderão ser feitas até 31/10. Em função de ajustes permanentes de calendário em razão da pandemia, as demais datas serão definidas a cada etapa.

Se você que tem interesse em participar, clique aqui para saber mais sobre as instruções de envio do trabalho.

Caso tenha dúvidas, encaminhe para o e-mail: [email protected]


Termos relevantes
prêmio