Notícias


Nota de pesar pelo falecimento da psicóloga Rosalina Carvalho da Silva (Lina)


Publicado em: 1 de julho de 2020

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lamenta profundamente o falecimento da professora Rosalina Carvalho da Silva, no dia 28 de junho de 2020.

A professora Lina, como era carinhosamente chamada, foi docente do curso de Psicologia da FFCLRP-USP, na qual chefiou o departamento, sendo responsável por criar o programa de pós graduação dessa.

Foi professora no programa de mestrado em Promoção de Saúde da UNIFRAN; foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP); coordenadora do Grupo de Trabalho da ANPPEP; coordenou o NEPDA (Núcleo de Estudos para prevenção ao uso indevido de drogas e às DST/AIDS). Através desse núcleo, estendeu à comunidade o acesso a promoção de saúde de jovens em privação de liberdade, profissionais do sexo, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e adolescentes de escolas públicas e privadas.

Formou professores da rede pública e privada para o trabalho na área; foi uma das pioneiras na discussão das práticas emergentes em Psicologia, em especial, na área de atenção básica a saúde, contribuindo para definir o papel do psicólogo na saúde coletiva.

Contribuiu para a construção da psicologia social comunitária brasileira e da psicologia social da saúde a partir do compromisso social, ético e político que permeou toda sua trajetória de vida. Ao longo da sua carreira acadêmica teve muitos artigos publicados e orientou alunos no mestrado e doutorado. Seu livro "Metodologias Participativas para Trabalhos Grupais" é referência na formação de Psicologia. 

Todos que a conheceram puderam beneficiar-se de sua competência de docente e de psicóloga, mas sobretudo de sua humanidade. Suas contribuições a tornarão sempre presente na prática de uma Psicologia comprometida com a construção de um mundo melhor.


Termos relevantes
direitos humanos