Notícias


9 de agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas


Publicado em: 9 de agosto de 2020

Hoje, 9 de agosto, é Dia Internacional dos Povos Indígenas. O CRP SP, no contexto atual de pandemia, de grande preocupação com a saúde pública em decorrência da disseminação da Covid-19, ressalta a necessidade de atenção especial às comunidades dos povos indígenas que estão ainda mais vulneráveis.

É importante ressaltar que os povos indígenas já são negligenciados pelo poder público sistematicamente e sofreram diversos ataques a demarcação de territórios e demais lutas pela preservação de suas vidas e culturas.

Os Princípios Fundamentais do Código de Ética do Psicólogo determinam expressamente que a prática da Psicologia deve ser pautada na defesa dos direitos humanos, pela valorização a liberdade, dignidade, igualdade e integridade.

Diante disso, convidamos as psicólogas e os psicólogos a conhecerem o livro "Povos Indígenas e Psicologia - A Procura do Bem Viver", publicado em 2016, e se colocarem na linha de frente, junto com o CRP SP, pela luta dos povos indígenas, pela promoção de políticas públicas urgentes, como a demarcação de terras e valorização de suas culturas e saberes.