Notícias


CRP SP lamenta a morte de Stella Maris Chebli


Publicado em: 13 de agosto de 2020

É com pesar que lamentamos o falecimento da psicóloga Stella Maris Chebli, na data de ontem - 12 de agosto de 2020. 

Argentina da cidade de Buenos Aires, de ascendência libanesa e de mãe brasileira Stella nasceu em 12 de outubro de 1952, e fez parte de seus estudos em Psicologia na Universidade de Buenos Aires. 

Exilou-se no Brasil em 1978, junto com os muitos colegas argentinos que também se engajaram na luta por justiça social em seu país e que foram duramente atingidos pela ditadura. Acolhida na PUC-SP, como tantos outros exilados, finalizou seus estudos em 1983. 

SUSista, mentaleira, psicanalista, analista institucional, grupalista, militante de muitos movimentos sociais, trabalhou ativamente no apoio clínico-institucional a profissionais de saúde nas Redes de Atenção Psicossocial e na Política Nacional de Humanização, em que se destaca seu trabalho de articulação com os movimentos sociais. 

Sua trajetória social e profissional está marcada pela intensidade de suas ações clínico-político-afetivas na construção de coletivos, de vínculos de solidariedade e de um ativismo acolhedor.  Seu legado segue conosco. Estamos enlutadas/os.


Termos relevantes
direitos humanos