Notícias


CRP SP adere ao "Manifesto em Defesa de uma Psicologia Comprometida com a Saúde Mental da População Negra"


Publicado em: 31 de agosto de 2020

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, considerando a importância da defesa de uma Psicologia comprometida e articulada pelo fim das opressões, dos preconceitos, e pela promoção de saúde mental para todas e todos, é signatário do "Manifesto em Defesa de uma Psicologia Comprometida com a Saúde Mental da População Negra" da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (ANPSINEP). Leia abaixo um trecho do manifesto: 

"Para os profissionais da psicologia, o mês de agosto é marcado pelo do Dia da Psicóloga, comemorado no dia 27, em referência à data de regulamentação da profissão a partir da Lei nº 4.119/1962. A reorganização do Sistema Conselhos de Psicologia ocorreu nas últimas décadas, visando uma prática ampliada, democrática e ética da psicologia, quando o debate se deslocou da ética para a epistemologia e, consequentemente, para técnicas ou manejos mais condizentes com a realidade social brasileira e com as novas demandas, tendo sua síntese máxima no projeto de Compromisso Social da Ciência e Profissão. É nesse bojo que o tema das relações raciais ganhou escopo com vias de descolonizar a psicologia. Ainda assim, não foi necessariamente absorvida pelos agentes e centros hegemônicos de formação. 

Neste ano, a profissão, como a maioria das categorias profissionais, deve enfrentar o debate sobre a crise econômica e social, política e democrática, as precárias condições de trabalho e atuação diante da pandemia e suas consequências. A crise econômica e social atinge prioritariamente a população negra. A Psicologia está sendo convocada a fazer uma escolha neste momento histórico e, para tanto, precisa estar atenta às demandas da realidade brasileira que passa mais uma vez por um momento de ataque a democracia e o corrente genocídio da população negra."

Clique aqui e leia o manifesto completo.

#SaudeMentaldaPopulaçãoNegraImporta!