Notícias


23 de setembro - Dia da Visibilidade Bissexual


Publicado em: 23 de setembro de 2020

Hoje, 23 de setembro, é celebrado o Dia da Visibilidade Bissexual. Esta data representa a (re)existência de pessoas cuja expressão do desejo afetivo e/ou sexual não é monossexual, ou seja, abrange mais de um gênero.

Comumente vistas como promíscuas, indecisas, incompletas, imaturas ou infiéis, pessoas bissexuais e demais orientações que fogem à lógica monossexual são invisibilizadas, patologizadas e violentadas pelas estruturas de opressão cisheteronormativa e monossexista.

O termo visibilidade se torna importante no contexto da bissexualidade quando vemos que há uma dupla exclusão: dentro da sociedade, como um todo, as/os bissexuais são excluídas/os por não cumprirem a norma heterossexual. Paradoxalmente, dentro da comunidade LGBTQIA+, são vistas/os como reforçadoras/es desta mesma norma e, assim, não caberiam também nesse espaço. 

Pessoas bissexuais existem e precisam de reconhecimento. Nós, profissionais da Psicologia, temos papel fundamental na desconstrução desses preconceitos, reafirmando e acolhendo a existência legítima desta comunidade. 

Para marcar esse dia de luta e celebração, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo se posiciona contra a bifobia e toda forma de violência que atinge pessoas bissexuais e que provoque sofrimentos de qualquer ordem. 

Reiteramos o compromisso ético-político pautado na defesa dos Direitos Humanos, no que tange a livre expressão sexual e de gênero; a promoção da liberdade, a dignidade, a igualdade e a integridade de todos os seres humanos.

A Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos!