Notícias


Eleições municipais de 2020


Publicado em: 12 de novembro de 2020

No dia 15 de novembro, mais de 145 milhões de pessoas devem votar no primeiro turno das eleições municipais em todo o Brasil.

Este é um importante momento para a democracia no País, em que serão escolhidas/os prefeitas/os e vereadoras/es em todas as cidades e, por isso, o CRP SP incentiva que todas/os as/os psicólogas/os e demais cidadãs/ãos façam valer seus direitos, votem e escolham suas/seus representantes.

Regras das eleições deste ano

Neste ano, para além das regras usuais como a apresentação do título de eleitor e documento oficial com foto, novas regras de segurança foram estabelecidas devido a pandemia do coronavírus. São elas:

- Uso obrigatório da máscara;
- Higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna;
- É recomendado que cada eleitor/a leve sua própria caneta para registro no local de votação;
- Quem estiver com sintomas de Covid-19, como febre, ou tiver sido diagnosticado após o dia 1 de novembro, não deverá votar;

Os locais de votação ficarão abertos das 7h às 17h, sendo as primeiras três horas preferenciais para pessoas com mais de 60 anos.

Fake news

Os últimos anos, e em especial as eleições de 2018, têm sido marcados pela proliferação de notícias falsas (fake news) que buscam descredibilizar candidatas/os dos mais diversos campos políticos-ideológicos por meio da divulgação de informações falsas. 

As fake news geram desinformação e desmantelam os necessários debates públicos, promovendo mentiras, discursos de ódio e violências.

Nestas eleições, recomendamos que as/os eleitoras/es estejam atentas/os às notícias falsas. Desconfie do que chega a você sem fonte (sem saber a origem dos fatos) e com uso de linguagem exagerada. Se desconfiar de alguma notícia, pesquise em mais lugares, sites e na imprensa em geral. Consulte também os canais e redes sociais oficiais das/os candidatas/os. Na dúvida, não repasse o conteúdo.

Se tiver a certeza de que se trata de uma notícia falsa, você pode denunciá-la para que as plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e etc) removam as publicações. Se a notícia falsa estiver sendo disparada em massa pelo WhatsApp, você também poderá denunciá-la para o Tribunal Superior Eleitoral, clicando aqui.

Procure acompanhar os debates exibidos pelos canais de comunicação para conhecer mais as/os candidatas/os. Vote com verdade!

Você sabe exatamente o que faz uma/um vereadora/vereador e uma/um prefeita/o?

A/o vereadora/vereador é uma/um representante da população no Poder Legislativo da esfera municipal. Entre suas funções, está representar os interesses do povo perante o poder público; legislar (criar, alterar ou anular leis municipais) a favor desses interesses; aprovar orçamentos do município; estabelecer regras etc.

Já a/o prefeita/o é a/o gestora/gestor de um município. Ela/ele é a/o chefe do Poder Executivo e sua função é administrar a cidade, estabelecer impostos que serão direcionados para projetos que visem melhorar a qualidade de vida de sua população, como: obras, políticas públicas, serviços, etc.

O Poder Executivo é responsável, por exemplo, pelo sistema de transporte público da cidade, serviços de saúde, educação infantil e fundamental, limpeza urbana etc.

Leia as propostas de suas/seus candidatas/os, analise e avalie se estão de acordo com a sua visão de mundo e projeção de sociedade. 

Como escolher sua/seu candidata/o

Agora que você já sabe as funções das/os vereadoras/es e prefeitas/os, é necessário encontrar informações e propostas de suas/seus candidatas/os?

No site DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em “Consultas por Regiões Brasileiras”, você tem acesso a informações sobre as/os candidatas/os das eleições municipais, como a sigla do partido ao qual pertence, as coligações, informações pessoais (gênero, estado civil, ocupação etc), limites de gastos de campanha, e o mais importante: propostas de governo.

O site permite que a consulta seja feita de maneira livre, sem necessidade de cadastro, e é possível filtrar a pesquisa de acordo com a região do país, estado e cidade.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também criou a página Fato ou Boato, em parceria com agências de checagem de notícias, e que apresenta diretrizes para identificação de notícias falsas.

Acompanhe também as/os candidatas/os a vereadoras/es e prefeitas/os em suas próprias plataformas, redes sociais e site. Atente-se se elas/es possuem propostas alinhadas com os interesses da população, com o bem-estar da sociedade e a valorização da democracia.

Vote bem informada/o!