Notícias


CRP SP repudia o assassinato de João Alberto Silveira Freitas


Publicado em: 20 de novembro de 2020

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo repudia o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, em um supermercado no Rio Grande do Sul, na noite de ontem (19/11). 

João Alberto Silveira Freitas estava fazendo compras com a esposa, quando teria entrado em um discussão e sido levado ao estacionamento do local, onde foi espancado até a morte por um policial militar e um segurança do estabelecimento.

Segundo dados do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança, divulgado em junho de 2019, 75% das vítimas de homicídios no Brasil são negras. Portanto, este não é um caso isolado. Trata-se de mais um dos atentados diários às vidas negras, denunciadas pelos movimentos sociais - principalmente pelo movimento negro - que alertam e lutam contra o genocídio da população negra.

O CRP SP se soma à luta antirracista, pelo fim do genocídio da população negra, e exige das autoridades uma rigorosa investigação. Também se solidariza com a família e amigos de João Alberto Silveira Freitas e com todas e todos que lutam pelo fim da discriminação racial. 

João Alberto Silveira Freitas, presente!


Termos relevantes
psicologia