Notícias


CRP SP e CRESS-SP publicam nota de apoio às/aos trabalhadoras/es do SUAS de São José do Rio Preto


Publicado em: 7 de dezembro de 2020

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e o Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo publicaram uma nota de apoio diante das demandas apresentadas pelos/as profissionais da Política Municipal de Assistência Social de São José do Rio Preto e solicitam esclarecimentos, tendo em vista a situação de possível assédio e exposição dos/as trabalhadores/as; possível alteração de documentos profissionais, situação esta que fere diretamente os Códigos de Éticas da/o Assistente Social (Lei 8662/93) e da/o Psicólogo/a (Resolução CFP 010/2005); possível ausência de condições de trabalho, além do possível não atendimento às demandas dos/as usuários/as dos serviços que, ao que consta, ficaram sem atendimento qualificado e sem acesso ao mínimo para a garantia de sobrevivência e proteção social.

Os aparatos democráticos para as decisões coletivas, principalmente o que tange a formulação e efetivação das políticas públicas sociais, fazem parte de conquistas históricas na sociedade brasileira. A Política Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social, não fogem à regra.

A pandemia tem reforçado a necessidade das gestões públicas se atentarem para que tais conquistas sociais alcançadas, a partir de décadas de lutas e construções coletivas e garantidas pelo aparato legal, não se tornem meios obsoletos e incompatíveis com as necessidades da população, principalmente da classe mais vulnerável.

Clique aqui e leia a nota completa.

#PraTodosVerem: nesta publicação, além do texto, há uma imagem de fundo verde e a foto de quatro pessoas unidas. Sobrepondo a foto, a imagem é composta de pequenos pontos verdes em diferentes tons e, no centro, um quadrado de borda preta.