Notícias


Psicologia e Direitos Humanos: caminhos a trilhar


Publicado em: 10 de dezembro de 2020

Cerca de 159 mil denúncias de violações aos direitos humanos foram registradas de forma oficial no Brasil em 2019 por meio do Disque 100. De acordo com a Anistia Internacional, 2019 também foi marcado por muitos retrocessos para os direitos humanos no Brasil, a exemplo da violência policial, problemas com a preservação ambiental, desigualdade e impunidade. Ainda segundo a Anistia, discursos e ações governamentais contrários aos direitos humanos agravam a situação.

O cenário atual contrasta com o 10 de dezembro de 1948, data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida como Dia Internacional dos Direitos Humanos em 1950, justamente para relembrar os 30 artigos proclamados na Assembleia Geral, os quais consideram que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade” (artigo 1).

Em meio a lutas e violações, a Psicologia tem papel fundamental nesse âmbito e se faz com direitos humanos. Nesse sentido, o CRP SP publicou um manifesto em junho de 2020 a respeito do tema e defendeu que uma prática técnica, ética e científica deve contribuir para a eliminação da violência e da discriminação, bem como deve se opor ao fascismo, autoritarismo, racismo, machismo e outras formas de se pregar a superioridade e/ou eliminação de um grupo sobre os demais, seja no aspecto físico, seja no aspecto psicológico. Clique aqui e saiba mais.

Para isso, a Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do CRP SP lança o “Manual de Psicologia e Direitos Humanos” com um compilado de normativas para orientar a categoria de psicólogas/os no exercício profissional pautado no compromisso social da Psicologia.

Psicologia é para todo mundo e se faz com direitos humanos. Que esse recado ecoe para além do 10 de dezembro.

#DireitosHumanos #Psicologia #CRP #Orientação #CRPSPOrienta #FiqueEmCasa #UseMascara #Pandemia #PsicologiaSeFazComDireitosHumanos #PsicologiaEPraTodoMundo

#PraTodosVerem: nesta publicação, há um card com o logo do CRP SP colorido, predominantemente em tons de amarelo, azul e roxo, em um efeito holográfico. 


Termos relevantes
direitos humanos psicologia