Notícias


CRP SP solicita mais informações ao Governo do Estado de São Paulo sobre a vacinação de psicólogas/os e pede priorização às pessoas com deficiência


Publicado em: 19 de janeiro de 2021

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo oficiou a Secretaria Estadual de Saúde em 12/01 solicitando diretrizes e informações (acesse o ofício na íntegra) sobre a vacinação das/os psicólogas/os contra a Covid-19 no Estado de São Paulo, tendo em vista a implementação do Plano São Paulo e do Vacina Já. 

As informações oficiais serão publicadas pelo CRP SP assim que forem recebidas, de modo a informar e orientar as/os psicólogas/os com embasamento, transparência e ética. 

Em 14/01, o CRP SP oficiou novamente (leia na íntegra) a Secretaria Estadual de Saúde, desta vez pedindo priorização às pessoas com deficiência no plano de imunização, sabendo das vulnerabilidades que recaem sobre esta parcela da população. 

Leia o ofício do Centro de Vigilância Epidemiológico e da Secretaria de Saúde de 16/01/2021 com mais detalhes sobre o plano de vacinação no estado, além das perguntas mais frequentes em relação a vacinação aqui e aqui.

Acesse também o plano nacional de Operacionalização e Vacinação contra a Covid-19.

O CRP SP reforça a defesa da vacinação gratuita, pelo SUS e para todas/os o mais rápido possível. O Brasil já contabilizou mais de oito milhões de infectadas/os pelo novo coronavírus e está prestes a ultrapassar a marca de 210 mil mortes em decorrência do vírus. Muitos estados têm anunciado lotações em seus sistemas de saúde, como é o caso de Manaus (AM), que na semana passada entrou em colapso com 100% da capacidade atingida em todos os hospitais e informando que não havia mais oxigênio para as/os pacientes. 

Estamos em um contexto de emergência e calamidade em que a gestão pública, o compromisso ético e a valorização de todas as vidas se fazem urgentes. Seguiremos acompanhando as orientações técnicas e científicas das entidades competentes, mantendo a defesa da Ciência, da saúde pública e dos Direitos Humanos.

Início da vacinação

Em São Paulo, o Governo do Estado iniciou no último domingo (17/01) a imunização para a população minutos após a aprovação de duas vacinas do Instituto Butantan pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Foram 112 pessoas imunizadas ainda ontem, incluindo a enfermeira Mônica Calazans, da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, representando os profissionais de saúde, e a técnica de enfermagem e assistente social, Vanuza Santos, do povo Kaimbé, representando os povos indígenas. 

Após um ano de muitas dificuldades, o início da campanha revela a importância da chegada do imunizante. Estudos analisados pela ANVISA garantem a eficácia do medicamento, onde o paciente tem pequenas chances de se contaminar e, se contaminado, sofrerá apenas com o tipo leve da doença, sem a necessidade de internação ou intervenções mais drásticas. 

Ainda no domingo (17), o governo estadual lançou o site “Vacina Já” para que a população possa realizar um pré-cadastro antes de tomar a vacina. Nesta primeira etapa, o grupo prioritário é formado por profissionais da saúde e indígenas.  Vale lembrar que não se trata de um agendamento, mas de um pré-cadastro que vai ajudar a garantir a agilidade nos locais de vacinação e evitar aglomerações. O cadastro não é obrigatório e mesmo quem não conseguir se registrar no site, vai poder se vacinar. 

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card azul com ilustrações do coronavírus e de uma seringa.