Notícias


15 de Maio - Dia da/o Assistente Social


Publicado em: 15 de maio de 2021

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, neste 15 de Maio, homenageia a todas/os as/os assistentes sociais que realizam um trabalho de fundamental importância na luta pela superação das desigualdades sociais e pela dignidade humana. 

A atuação das/dos assistentes sociais é imprescindível para auxiliar a população, principalmente aquela em situação de maior vulnerabilização social, econômica e relacional, a acessar seus direitos. Trabalho extremamente árduo e complexo, que, em um contexto de tantas desigualdades e injustiças sociais, com destaque aos agravamentos da pandemia de Covid-19, se faz ainda mais desafiador, em especial por não contar com o reconhecimento, as estruturas e as condições de trabalho para desenvolvimento das ações necessárias.

Destaca-se que essas/es profissionais são sempre essenciais, principalmente nas situações de maiores riscos como desastres, pandemias, escassez econômica e, por atuarem na defesa intransigente de direitos humanos e sociais, deveriam ter acesso a condições adequadas para lidar com as complexidades das situações.

Infelizmente, ainda não alcançamos socialmente a compreensão desta realidade e o trabalho da/do assistente social ainda não é devidamente valorizado, sendo confundindo, muitas vezes, com assistencialismo e/ou caridade 

O CRP SP reconhece a importância das/os assistentes sociais em nossa sociedade, reitera a parceria histórica de luta com estas/es profissionais e aproveita a oportunidade da data para parabenizar e agradecer pelo trabalho imprescindível na consolidação dos direitos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul e, ao fundo, listras e pontos nestas mesmas cores. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, o símbolo do Serviço Social e da representação de 3 pessoas e uma mão, representando a assistência social.


Termos relevantes
direitos humanos