Notícias


18 de Maio - Saúde Mental se faz com povo! Por um SUS antimanicomial!


Publicado em: 18 de maio de 2021

Neste mês de maio, de incansáveis lutas diárias e históricas, reafirmamos nossa mobilização por um movimento antimanicomial, por um SUS Antimanicomial e pelas formas de cuidado em liberdade na Saúde Mental!

O Sistema Único de Saúde (SUS) sofre graves ameaças a partir do desfinanciamento, desinvestimento e das tentativas de privatização dos serviços, do desmonte das lógicas de cuidado de base territorial e em contato com a comunidade, dos ataques ao controle social e à participação popular. Por isso, em meio a uma situação de calamidade pública causada pela pandemia e pela má gestão pública, viemos a público defender o nosso sistema de saúde!

O SUS é a política pública que assegura o acesso à saúde a população brasileira, sem discriminações e que garante, desde a Reforma Psiquiátrica, a defesa de um modelo de atenção e cuidado que garanta a cidadania e os direitos das pessoas em sofrimento psíquico grave e pessoas que fazem uso de álcool e/ou outras drogas. Historicamente, essas populações foram marginalizadas, excluídas e violadas em seus direitos.

As demandas em Saúde Mental estão em constante debate e, diante de uma pandemia, tendem a elevar a demanda para os serviços de Psicologia. Defendemos o acesso às políticas públicas que assegurem o atendimento adequado, feito de modo ético e profissional, baseado na laicidade e respaldado pela lógica antimanicomial, que fortaleça o SUS e a Reforma Psiquiátrica.

Reafirmamos nossa luta pela consolidação das políticas públicas de cuidado em liberdade e que garantam o acesso aos Direitos Humanos e Sociais; uma perspectiva de atuação ética a partir da Redução de Danos de forma transdisciplinar com a saúde, a cultura, a educação, a assistência social, o trabalho e a renda, o esporte e o lazer, com o intuito de garantia do cuidado e dos direitos de cada uma/um.

Que juntas/os/es possamos construir uma Psicologia a partir de uma perspectiva psicossocial ampliada e não reducionista à doença, contrária e combatente a medicalização e mercantilização da saúde e da vida. Uma ciência e profissão comprometidas ética e politicamente com a defesa de todas as vidas, em liberdade, no enfrentamento às diversas violações de direitos e na defesa intransigente dos Direitos Humanos.

Com isso, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reitera seu posicionamento pela defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde e de seu comprometimento junto ao movimento da Luta Antimanicomial e da Atenção Psicossocial. Um SUS Antimanicomial que se faz com o povo, construindo e tecendo uma rede de saúde e cuidados com as/os usuárias/os, familiares, trabalhadoras/es, gestoras/es, associações/movimentos sociais, universidade, e todo o território pautando e priorizando a integralidade das ações, acolhendo e legitimando as diferenças, resistindo e avançando no enfrentamento às práticas manicomiais e excludentes.

#PraTodosVerem: nesta publicação tem um card de fundo majoritariamente rosa e lilás e ilustrações de mãos, flores e figuras geométricas coloridas.