Notícias


28 de Junho - Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+


Publicado em: 28 de junho de 2021

Hoje, 28 de Junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+! Essa data, comumente (e equivocadamente) chamada de “Dia do Orgulho Gay”, celebra e marca a luta de integrantes do movimento e ativistas diversos de todas as letras da sigla, como: lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e demais identidades. É importante lembrar, incluir e respeitar todas essas identidades, para não contribuir com processos de violência e exclusão.

Historicamente, o dia 28 de junho de 1969 marca o momento de revolta em bares locais de Nova Iorque, onde ocorriam batidas policiais truculentas contra pessoas LGBTQIA+. Mas nem tudo começou em Stonewall. Antes disso, outros movimentos aconteceram no mundo e contribuíram nesta luta, como a criação da primeira organização pelos direitos gays nos Estados Unidos, em 1924. Enquanto isso, aqui no Brasil, começaram a emergir as primeiras organizações de luta em plena ditadura cívico-militar.

Para a pessoa que se identifica como LGBTQIA+, dizer sobre o orgulho de si mesma não é uma mera força de expressão, simboliza o processo de continuar resistindo em um contexto hostil para quem vivencia gêneros e sexualidades fora dos padrões esperados socialmente. Em um mundo que suprime sua forma de ser e seus desejos, orgulhar-se de ser quem se é, trata-se de um ato político!

Hoje, apesar de alguns avanços na equiparação de direitos, a população LGBTQIA+ ainda é alvo de diversas formas de aviltamento, que passam pelos contextos da família, escola, trabalho, convívio social, cotidiano, e sobretudo, o não reconhecimento e respeito ao seu direito de ser e existir. Todos esses processos impactam na saúde biopsicossocial dessa comunidade tão marginalizada.

Diante disto, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo afirma que é dever da Psicologia estar presente nesta luta. Como ciência e profissão, pautada no exercício, garantia e promoção de Direitos Humanos, temos o dever ético e intransigente de combater toda e qualquer forma de violência, preconceito e exclusão; o que nos coloca no lugar de importantes aliadas/os/es na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Vamos juntos/as/es construir essa Psicologia?

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de roxo e amarelo e, ao fundo, listras e pontos nestas mesmas cores. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, um mosaico com as cores da bandeira LGBTQIA+ com fotos de pessoas diversas.


Termos relevantes
direitos humanos