Notícias


Inscrições no II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais prorrogadas até 13 de setembro de 2021


Publicado em: 23 de agosto de 2021

Está prorrogado, até 13 de setembro, o prazo final das inscrições de trabalhos para o II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais!

Convidamos você, psicóloga, psicólogo, estudante de Psicologia, formadora, artista ou integrante de algum grupo popular que atue na promoção da saúde mental da população negra a inscrever seu trabalho no Prêmio. Assim, você estará colaborando para a construção de uma Psicologia Antirracista.

O Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo cuja finalidade é reconhecer trabalhos científicos e artísticos que dialoguem com a produção em saúde mental e relações raciais no Estado de São Paulo. 

Neste ano, em parceria com a Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (ANPSINEP) e o Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi), a segunda edição do Prêmio contará com cinco categorias: Psicóloga/o; Estudante; Relato de experiência e criações artísticas; Grupo, redes e articulações; Formadoras/es. As/os premiadas/os terão seus trabalhos publicados pelo CRP SP e tornados referências para profissionais da Psicologia e áreas afins, além de receberem o valor simbólico de R$ 1.500,00.

O evento expressa sobretudo a gratidão da Psicologia a Jonathas José Salathiel da Silva, psicólogo que foi um grande colaborador, amigo e conselheiro para a construção de uma profissão comprometida com a igualdade racial. Sua luta contra a discriminação racial possibilitou o lançamento de documentos orientadores das/os profissionais de Psicologia sobre os efeitos do racismo na saúde mental da população negra. Salathiel também colaborou para a criação de um grupo interno, no CRP SP, dedicado a pensar as questões raciais, organizado hoje como Núcleo de Psicologia e Relações Raciais.

Inscreva-se por e-mail até 13 de setembro de 2021. Você pode conferir o regulamento e demais informações no site, clicando aqui.

Cronograma:

Inscrições e envio dos trabalhos: 12/07/2021 a 13/09/2021 (até 11h).
Período de avaliação: 14/09 a 15/10/2021.
Retorno às pessoas inscritas: 16/10/2021.
Divulgação do resultado final na página do Conselho: 12/11/2021.

A ação está atrelada à campanha “Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?” do Sistema Conselhos de Psicologia.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo amarelo com pinceladas laranjas e roxas nas laterais. No centro, há uma imagem ilustrada de Jonathas Salathiel, um homem negro de cabelos compridos amarrados para trás, que veste uma blusa branca, um colar e segura um microfone próximo a boca; ao lado dele, há uma ilustração do símbolo Adinkra, Sankofa, cujo significado é "Nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás".