Notícias


Está no ar o segundo episódio do “Estação Psicologia”, o podcast oficial do CRP SP!


Publicado em: 10 de setembro de 2021

No programa deste mês, “Pandemia, sofrimento psíquico e suicídio", conversamos com Maria Júlia Kovács, psicóloga (CRP 06/2566), professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM), e Maelison Silva Neves, psicólogo (CRP 18/01571), doutor em Saúde Coletiva e pesquisador no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso.

O capítulo traz reflexões a respeito da desigualdade social, cada vez mais evidente na pandemia da Covid-19, e suas consequências na saúde mental de toda a população. Falamos também de políticas públicas, das ausências de investimento em medidas de prevenção, sobre como o Brasil tem lidado com o luto e com o suicídio.

Este episódio faz parte da série “Cuidado em Liberdade”, que contará com seis capítulos produzidos pela Comissão de Políticas Públicas e Direitos Humanos e pela Comissão de Comunicação do CRP SP. Em pauta, estarão temas como a população em situação de rua, luta antimanicomial, redução de danos, prevenção ao suicídio e saúde mental.

Clique aqui e acompanhe nas plataformas. 

Para garantir o acesso a todas e todos, o episódio está disponível no canal no YouTube do CRP SP, com legenda e interpretação em Libras. Clique aqui e acesse.

 

Referências do quadro “Psicologia no Dia a dia”:

  1. Publicação do Conselho Federal de Psicologia, “O Suicídio e os desafios para a Psicologia”: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Suicidio-FINAL-revisao61.pdf
  2. Publicação da Fundação Oswaldo Cruz, "Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia de Covid-19 Suicídio": https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41420

#PraTodosVerem: Nesta publicação, há um card que contém, ao fundo, a imagem de duas pessoas dando as mãos. Sobrepondo essa imagem, há um filtro com degradê em tons de cor de laranja. 


Termos relevantes
direitos humanos